Dupla arma emboscada para matar mototaxista em Conceição do Coité

O moto-taxista Ednei Santos de Souza, 22 anos, residente no Bairro do Açudinho, na cidade de Conceição do Coité, conhecido pelo apelido de “Nei”, foi vítima de uma emboscada na tarde desta quarta-feira (11), por volta das 15h30, no km 06 da BA 120, trecho entre o Bairro das Casas Populares e o Povoado de Santa Rosa, nas imediações da entrada da Fazenda Caldeirão.

Alem dos tiros escoriações pelo corpo
devido a queda.


Conforme informações da Policia Militar, a guarnição foi chamada para atender um caso de acidente envolvendo um motoqueiro e ao chegar no local ficou sabendo que poderia se tratar de um assalto, pois encontrou Ednei Santos caído no asfalto, com ferimentos a bala e em consequência da queda.

A ambulância da Secretaria da Saúde chegou com vinte minutos após o fato ter ocorrido e encaminhou o moto-taxista ao Hospital Regional, onde foi atendido pelo médico Enéas Araújo Ramos e depois transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE). “Estamos transferindo, pois suspeitamos de trauma raquimedula proveniente, muito possivelmente dos tiros”, falou Enéas Araújo enquanto se esforçava para conseguir uma vaga para atendimento imediato em Salvador, com a urgência que o caso merecia. O moto-taxista deixou o Hospital Regional ás 16h30.

Com o risco de ficar tetraplégico, a mãe do rapaz conhecida por Marina, lamentava e ao mesmo tempo chorava bastante, ao lembrar que o mesmo era muito trabalhador e não sabia com iria resistir ao fato de possivelmente não poder mais caminhar e trabalhar.

Ação policial – Enquanto Ednei estava sendo atendido, uma guarnição da Polícia Militar da 4ª Cia fazia diligências para prender os suspeitos da tentativa de homicídio e conhecer a história do crime. Em um tempo recorde de sessenta minutos após tomarem conhecimento do fato, dois suspeitos foram presos e o caso esclarecido.

No Bairro Alto da Colina, foi preso Francis Rocha Santana, 19 anos, desafeto do moto-taxista, com quem brigou em 2009 dentro da Boate ACCA e segundo ele, por motivo fútil. “Eu mi bati nele dentro da festa e ele revidou, me dando um murro”, contou Francis sem demonstrar remorso.

Por meio de Francis, a polícia prendeu o menor V. O. A., que está completando 16 anos nesta quinta-feira, residente na Rua David Souza, no Bairro da Quadra. A polícia prendeu os dois depois que ouviram, ainda na estrada, o moto-taxista. “Com dificuldade, mesmo assim ele teve condições de falar e com ajuda de outra pessoa da família, foi possível chegar até o dois, que confessaram o crime”, contou um dos PMs que integrava a guarnição.

Francis (de branco) disse a polícia que foi
ameaçado de morte pelo mototaxista
Como tudo aconteceu – Segundo Francis, depois da briga entre os dois em 2009, ficou com rixa de Nei e recentemente recebeu um recado pelo, que ele chamou de “pessoal do Açudinho”, que iria lhe pegar. Diante da ameaça procurou o menor V.O.A., que segundo ele também já havia apanhado de Nei, para armar uma emboscada. “Queria era matar ele, pois estava nos jurando”, disse o menor ao ser interrogado, ainda na presença da PM. Os dois, Francis e V. tiveram a ideia da ação criminosa e chamaram uma terceira pessoa conhecida por Lula, morador da Fazenda Sossego, que emprestou o revólver calibre 38 e integrou o plano para matar o moto-taxista.

Nei fazia ponto na Praça do Bairro do Açudinho, quando o menor chegou e solicitou uma corrida até as Casas Populares. O que Nei não esperava era que Francis estava lhe esperando adiante. Ao chegar às Casas Populares, o menor pediu para seguir mais um pouco. Próximo à entrada da Fazenda Caldeirão, Francis aparece na história, saindo de uma estrada vicinal de moto e emparelhando com a moto onde estava o Nei e o menor. “Quando ele emparelhou com a moto onde eu estava, ele me passou a arma. Mandei Nei parar encostando a arma nas costas dele. Como não obedeceu, disparei dois tiros. Ele perdeu o controle da moto e caímos”, contou o menor.

Com Nei caído, o menor passou o revólver para Francis que disparou mais um tiro. Segundo Francis, eles acharam que Nei estava morto e retornaram para suas casas. Francis voltou na moto e o menor no Gol branco pertencente a Lula, que acompanha as motos fazendo “batedor”. Eles fugiram deixando a moto Tittan 125, p/p NTW 5022, licença de Conceição do Coité.

A equipe do CN perguntou ao menor V se Nei não teria lhe reconhecido, pois havia, segundo ele mesmo tinha afirmado, poucos dias da briga. A resposta com muita frieza foi: “ele não se ligou”.

O fato chamou atenção da cidade e uma multidão se concentrou na porta do Quartel da PM no momento que os dois presos eram colocados em uma viatura para ser levados a Delegacia. Com a notícia da prisão dos acusados, seus familiares foram até a DP, aguardando a chegada.

O delegado Gustavo Coutinho, destacou a rapidez do trabalho da PM e prometeu investigar o caso o mais rápido possível e encaminhar a justiça.

Familiares negam – Familiares de Nei negam as informações de Francis e do menor. Eles disseram ao CN que o moto-taxista era calmo e não andava brigando. Eles confirmaram apenas a briga com Francis em 2009 e depois disso, não houve nenhum fato novo. Até o fechamento desta matéria, Nei estava recebendo os primeiro atendimentos no Hospital Geral em Salvador.

Do Calila Notícias - Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us