BAHIA NOTICIAS


BAHIA NOTICIAS


Posted: 03 Dec 2015 03:00 PM PST
A versão do aplicativo WhatsApp para Android ganhou nesta quinta-feira (3) novos emojis, entre eles, símbolos que representam famílias LGBTs (Lésbicas, gays, Bissexuais, Transexuais). Segundo informações do jornal O Globo, os 150 novos desenhos da versão 2.12.373 já estavam disponíveis para o sistema operacional iOS, que funciona em dispositivos móveis da Apple, como o iPhone. Os novos emojis ainda não podem ser baixados na Play Store (loja de aplicativos do Google), mas o download já pode ser feito no site dos desenvolvedores. O usuário deve acessar o site do aplicativo, clicar em "Download Now" e aguardar que a instalação se inicie. O dispositivo deve sinalizar que o arquivo não é confiável e irá redimensionar para o menu de configurações, onde o usuário deve permitir a instalação.
Posted: 03 Dec 2015 02:50 PM PST
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, nesta quinta-feira (3) as prisões preventivas dos ex-deputados federais André Vargas e Luiz Argôlo, condenados por crimes investigados na Operação Lava Jato. De acordo com o ministro relator, Ribeiro Dantas, a conduta ilícita dos ex-parlamentares "denota maior gravidade", o que justifica a manutenção das medidas. O colegiado negou o habeas corpus de André Vargas e não conheceu o recurso de Luiz Argôlo. Ribeiro Dantas destacou que a quantidade de crimes e o modo adotado pelos ex-deputados no esquema de corrupção da Petrobras são indicativos de "habitualidade e profissionalismo". Os advogados de defesa de ambos negaram que eles tenham participado do esquema. Sobre André Vargas, o ministro relator lembrou que os crimes foram cometidos quando o ex-parlamentar exercia o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados. "Ele claramente usou de seu mandato para enriquecer. Há um concreto risco de que ele tenha conservado, mesmo com o mandato cassado, influência em órgãos governamentais". Sobre Argôlo, o ministro apontou o uso de recursos ilegais para financiar campanhas eleitorais dele e de outros parlamentares. Também afirmou que Argôlo esteve envolvido em diversos crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro e só deixou de cometer os crimes depois da prisão do doleiro Alberto Youssef, com quem tinha proximidade. Vargas e Argôlo foram preso em abril, na 11ª fase da Lava Jato. Eles foram condenado pelo juiz Sérgio Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Vargas deverá cumprir 14 anos e quatro meses em regime inicialmente fechado; já a pena de Argôlo é de 11 anos e 11 meses.
Posted: 03 Dec 2015 02:40 PM PST
A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criticou nesta quinta-feira (3) o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que autorizou a abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (veja aqui). Em nota, a CNBB questiona os motivos que levaram Cunha a aceitar o pedido de abertura do processo. Manifestando "imensa apreensão", a comissão da CNBB diz que a atitude de Cunha "carece de subsídios que regulem a matéria" e que a sociedade está sendo levada a crer que "há no contexto motivação de ordem estritamente embasada no exercício da política voltada para interesses contrários ao bem comum". Para a CNBB, Cunha agiu por interesse pessoal. De acordo com a Agência Brasil, a entidade católica, que, na época em que o então presidente Fernando Collor enfrentou processo de impeachment, participou de uma manifestação pela ética na política, afirma no comunicado divulgado hoje que "o impedimento de um presidente da República ameaça ditames democráticos, conquistados a duras penas". "[...] Que autoridade moral fundamenta uma decisão capaz de agravar a situação nacional com consequências imprevisíveis para a vida do povo? [ehellip;] É preciso caminhar no sentido da união nacional, sem quaisquer partidarismos, a fim de que possamos construir um desenvolvimento justo e sustentável", acrescenta a comissão da CNBB. O anúncio da aceitação do pedido de abertura do processo de impeachment foi feito no fim da tarde desta quarta (2) por Cunha. Poucas horas depois, Dilma fez pronunciamento no qual disse que não tem contas no exterior, nem participa de "barganhas" com o Congresso.
Posted: 03 Dec 2015 02:30 PM PST
O mercado de câmbio respondeu nesta quinta-feira (3) com euforia à aceitação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, apostando que aumentaram as chances de uma definição no quadro político e econômico do País. O otimismo dos investidores se manteve mesmo diante da perspectiva de um processo longo e de resultado imprevisível. Com isso, o dólar fechou em queda de 2,13%, cotado a R$ 3,7459. A decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de aceitar um dos pedidos de impeachment apresentados pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal foi anunciada no início da noite de quarta-feira, quando os mercados já estavam fechados. Cunha anunciou a decisão após os três deputados petistas que compõem a Comissão de Ética da Câmara fecharem acordo para votação a favor de processo por quebra de decoro parlamentar contra ele. A percepção inicial dos investidores foi de que uma eventual saída de Dilma pode significar o fim da crise política e a volta da governabilidade, com efeitos positivos na economia, principalmente no que diz respeito à questão fiscal. Também pesou positivamente também o fato de o Congresso ter aprovado ontem a mudança da meta fiscal para 2015, cuja indefinição vinha trazendo instabilidade ao mercado. Apesar de ter sido eclipsada pela notícia da aceitação do pedido de impeachment, a votação foi considerada crucial. Ainda no que diz respeito a um possível impedimento presidencial, os profissionais ponderaram que, apesar desta primeira reação positiva do mercado, a dinâmica do processo pode estressar os negócios em outras sessões. Isso porque há várias pedras no caminho até o desfecho: ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o impedimento, articulações no Congresso contra e a favor de Dilma e dificuldades para se manter as Casas legislativas operando normalmente, entre outras.
Posted: 03 Dec 2015 02:20 PM PST
Estudantes do Colégio Estadual de Salobrinho, em Ilhéus, desenvolveram uma "cadeirinha anti-esquecimento" para ajudar a evitar que crianças sejam deixadas no carro. Fagner dos Santos e Arthur Dias apresentaram a criação na 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba), um dos eventos do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual: Ciência, Arte, Esporte e Cultura, que acontece na Arena Fonte Nova até esta sexta-feira (4). A cadeirinha é interligada a um aplicativo de celular e, quando a pessoa sai do carro e fecha a porta, esquecendo a criança na cadeirinha, o alarme é acionado em poucos minutos como sinal de alerta. "Esse projeto é útil para todas as classes sociais. Tem medidor de pressão, temperatura, e o sensor de presença vai avaliar se tem [ficou] uma criança ou não", explica Fagner. A cadeirinha foi criada em nove meses, com ajuda e acompanhamento de professores. Ao todo, foram apresentados na feira 180 projetos voltados para a prevenção de acidentes, nos quais 360 alunos estão envolvidos. 
Posted: 03 Dec 2015 02:00 PM PST
Ministros do governo Dilma Rousseff buscam pressionar o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), a solidarizar-se com ela publicamente durante a tramitação do processo de impeachment. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a estratégia foi evidenciada após aliados de Dilma e de Temer darem versões diferentes do primeiro encontro dos dois após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciar que acatou o pedido dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr.. Os auxiliares da presidente afirmaram que o vice "assumiu o compromisso" de estar junto com Dilma "na defesa da legalidade e da estabilidade institucional do país", enquanto os aliados de Temer disseram que ele se limitou a aconselhá-la a ter uma "postura institucional"  e evitar conflitos com Cunha para "não aprofundar a crise já posta". Ainda de acordo com Folha, o ministro chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, negou que Temer tenha feito essa recomendação a Dilma. "Eu estava presente na conversa inteira e não vi essa citação do vice-presidente".
Posted: 03 Dec 2015 01:45 PM PST
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (3), que a "insanidade" e a "loucura" do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não podem prevalecer no debate sobre o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ainda de acordo com o petista, ele está "indignado" com o acolhimento do pedido de afastamento de Dilma. "Me sinto indignado com o que estão fazendo com o país. A presidente está fazendo um esforço incomensurável para fazer reformas. Mas o presidente da Câmara me parece que tomou a decisão de não se preocupar com o Brasil. As reformas estão demorando demais. O brasileiro está ansioso para que a economia volte a crescer", disse Lula, de acordo a Folha. O petista disse não acreditar que Dilma tenha negociado com o presidente da Câmara votos em favor dele no Conselho de Ética. "Eu conheço a Dilma, e é muito difícil imaginar que ele tenha feito barganha. Aparenta mais importante neste instante não permitir que essa loucura que o Eduardo Cunha fez ontem tenha prosseguimento", afirmou.
Posted: 03 Dec 2015 01:40 PM PST
O Procurador-Geral do Banco Central, Isaac Sidney Ferreira, deve fazer ainda nesta quinta-feira (3) sustentação oral, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra lei estadual que permite a entes da federação o uso de depósitos judiciais para o custeio de despesas públicas. O caso coloca em lados opostos o governo federal e os estaduais: o Banco Central, representando o Executivo nacional, é contra o uso desses recursos pelo impacto no sistema bancário; para os governadores, os depósitos podem reequilibrar o caixa e tirar seus Estados da crise fiscal. Nesta quinta-feira, duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) envolvendo os depósitos estaduais entraram na pauta da corte para debate. Uma, contra o governo do Paraná, cujo julgamento busca saber se a norma impugnada viola os dispositivos constitucionais invocados, foi adiada. A ministra relatora do caso, Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente a avaliação para que se reúnam as 12 ações semelhantes que tramitam no tribunal e se faça um julgamento único. A segunda ação que está na pauta de hoje do STF é contra o governo de Minas Gerais, que tem objetivo de debater se uma liminar contra o governo mineiro cumpre os pressupostos e os requisitos necessários - o procurador do BC deve fazer sustentação oral nessa ação. "Esse é um tema importante para o Banco Central tendo em vista os riscos prudenciais", disse o procurador do BC antes de entrar no plenário para a sessão. "Entendemos que essa é uma disciplina que tem de ser nacional", argumentou. Em setembro, o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, participou de uma audiência pública no STF sobre o tema. Na época, ele argumentou que essa autorização de uso dos depósitos judiciais poderia gerar conflitos de diversas naturezas nas relações entre depositantes, bancos depositários e o ente federado. Ainda segundo Damaso, a situação ainda geraria riscos para o sistema financeiro. "Risco de liquidez, risco legal, risco de imagem - inclusive em relação ao seu papel de fiel depositário dos recursos de terceiros - e, no limite, dependendo da dimensão, até mesmo risco de insolvência", defendeu o diretor em setembro. Nessa mesma audiência, representantes do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, da Paraíba, Bahia, além do Distrito Federal e do município de São Paulo, defenderam a utilização pelos governos estaduais dos depósitos judiciais. Na época, eles afirmaram que tinham condições de honrar a utilização desses recursos. Apenas na Caixa Econômica Federal existem R$ 12,2 bilhões oriundos de depósitos judiciais na Justiça Federal, R$ 15,8 bilhões na Justiça Estadual e R$ 19,8 bilhões na Justiça do Trabalho. Já o Banco do Brasil tem em depósitos judiciais R$ 90,9 bilhões provenientes da Justiça nos Estados e R$ 19,7 bilhões da Justiça Trabalhista, um total de R$ 110,6 bilhões.
Posted: 03 Dec 2015 01:20 PM PST
A revolta marcou o enterro da doméstica Lilian de Jesus dos Santos (leia aqui), de 37 anos, nesta quinta-feira (3). Ela foi morta no bairro de Nordeste de Amaralina, na terça (1º), em uma troca de tiros entre policiais e suspeitos. De acordo com o G1, a ação que resultou na morte de Lilian é investigada pela Corregedoria da Polícia Militar e gerou protesto de moradores com queima de ônibus, além de clima insegurança no bairro, com fechamento do comércio. A situação só começou a ser normalizada na região nesta quarta-feira (2). De acordo com familiares, Lilian estava na casa de uma tia, junto com uma sobrinha de nove anos, quando as duas foram atingidas pelos tiros. Outras duas crianças, um menino de 5 anos e uma garota de 6 anos, também foram baleadas. As meninas já receberam alta do Hospital Geral do Estado (HGE) e o menino segue internado na unidade médica, com estado estável. A doméstica foi enterrada no Cemitério de Brotas.
Posted: 03 Dec 2015 01:10 PM PST
O vereador Duda Sanches (DEM) criticou, em contato com o Bahia Notícias, a fala da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), contra o calendário do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), divulgado nesta quinta-feira (3), pela Câmara Municipal de Salvador (veja aqui). De acordo com Sanches, "a cidade não pode parar para as eleições acontecerem". "Quando estamos falando de PDDU, temos que lembrar de todos os empregos que vão ser gerados, dos investimentos que a cidade vai atrair e em tempos difíceis como os que estamos vivendo devemos fazer o máximo para ajudar como pudermos", apontou. O vereador defendeu, no entanto, a defesa do amplo debate. "Devemos realizar um amplo debate? Sim. Mas atrasar o processo por conta de eleição, não. Quem é candidato que se vire nos 30", orientou.
Posted: 03 Dec 2015 01:00 PM PST
O PSB baiano mira as cidades com mais de 50 mil habitantes para o pleito municipal de 2016. A informação é da presidente estadual do partido, senadora Lídice da Mata, durante encontro nacional do partido, em Brasília, nesta quinta-feira (3). Apesar dos planos, o assunto será discutido em âmbito local ainda na próxima sexta-feira (11), durante o Encontro de Formação Política do PSB Bahia, na sede da União dos Municípios (UPB), a partir das 8h. "Teremos candidaturas em Feira de Santana, que há muito tempo não tínhamos, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Luiz Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Santa Maria da Vitória. São regiões que não estávamos presentes e que vamos estar em 2016", disse Lídice. De acordo com a senadora, outra meta do partido é reeleger os prefeitos que estão no exercício do mandado, exceto aqueles que não podem ser reeleitos. Atualmente, o partido comanda 26 prefeituras em todo o Estado. 
Posted: 03 Dec 2015 12:50 PM PST
O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, voltou a dar coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (3) sobre o processo de impeachment aberto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em reunião entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e seus ministros, foram definidas algumas medidas a serem usadas para passar pelo momento, entre elas uma ADPF - ação de descumprimento do preceito fundamental. "Isso não tem a ver com nenhuma tentativa de postergar. Não abrimos mão da legalidade, do respeito ao texto constitucional, mesmo reconhecendo que o embate final será na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A gente acredita seguramente que teremos vitória nesse processo", ponderou. De acordo com Wagner, a cúpula do governo espera reunir "os torcedores da institucionalidade e da democracia" para frear a "tentativa de utilização do processo de impedimento previsto na Constituição sem lastro". "Se a moda pega, vai começar a banalizar um instrumento tão nobre como o do impeachment. Se passageira impopularidade é motivo para sacar alguém que tem mandato com prazo marcado, aí vamos entrar numa democracia que prefiro não adjetivar", acrescentou. Wagner ainda brincou com a situação, sugerindo o que pode explicar o porquê de a crise política chegar a esse ponto: "2014 - A eleição que não acabou, porque é disso que se trata".
Posted: 03 Dec 2015 12:50 PM PST
Funcionários da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf-SUS) divulgaram carta aberta, nesta quarta-feira (2), na qual abordam problemas ligados a atrasos salariais e encargos trabalhistas. A coluna Saúde ainda traz informações sobre um estudo que comprova que dançar em grupo provoca bem estar e estreita o relacionamento entre jovens. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna!
Posted: 03 Dec 2015 12:40 PM PST
Após o ataque que deixou 17 pessoas mortas na Califórnia (leia aqui), o presidente norte-americano Brack Obama afirmou, nesta quinta-feira (3), que a hipótese de um atentado terrorista não está descartada. "É possível que tenha a ver com terrorismo. Mas não sabemos. E também é possível que esteja relacionado com o ambiente de trabalho", disse Obama. O presidente ordenou ainda que as bandeiras fiquem a meio mastro em homenagem póstuma às vítimas. O ataque aconteceu na quarta-feira (2) em uma clínica de serviços para pessoas com deficiência de desenvolvimento, em San Bernardino. O espaço atende pessoas com problemas como autismo ou deficiências mentais. As autoridades norte-americanas identificaram um homem e uma mulher como suspeitos dos ataques. Eles foram mortos durante troca de tiros com a polícia. Segundo o chefe da polícia de San Bernardino, Jarrod Burguan, provavelmente não há um terceiro suspeito.
Posted: 03 Dec 2015 12:30 PM PST
Um incêndio na vegetação do Corredor da Vitória, em Salvador, assusta moradores do local, na tarde desta quinta-feira (3). De acordo com a Central de Polícia, o incêndio acontece atrás do Edifício Marte e, moradores dizem que as chamas se alastram com facilidade. Há, no local, muita fumaça e o Corpo de Bombeiros já foi acionado para debelar as chamas.
Posted: 03 Dec 2015 12:20 PM PST
O PCdoB, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), recebeu "com surpresa" a publicação do calendário das audiências públicas que irão debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade (veja aqui). De acordo com a líder do partido na Casa, vereadora Aladilce Souza, o processo "foi feito sem discussão, entre o presidente da Casa e meia dúzia de vereadores". "Não concordamos com esse calendário e nem fomos consultados. O cronograma tem que ser feito com todas as bancadas e não entre o presidente e meia dúzia de vereadores", apontou. Ainda de acordo com a comunista, é preciso ter "atenção" para que erros que foram cometidos em outras legislaturas não se repitam. "O prefeito passou três anos fazendo o PDDU e a Câmara não pode, em três meses, definir a votação. A Câmara tem a mesma responsabilidade e as mesmas obrigações do Executivo neste processo", ressaltou. Outro erro, segundo Aladilce, é a expectativa de votação do projeto: em março. "O PDDU pode, muito bem, esperar até depois da eleição. Não tem sentido votar antes da eleição municipal", analisou.
Posted: 03 Dec 2015 12:15 PM PST
O goleiro Júnior Gatito está próximo de renovar contrato com o Vitória. Pelo menos é o que garante Shai Larner, empresário do arqueiro. "A esperança é grande. Já fizemos a proposta e estamos esperando o Vitória. O Gatito quer ficar no Vitória e acredito que tudo dará certo", disse o agente, em entrevista ao Bahia Notícias. O paraguaio, de 27 anos, desembarcou na Toca do Leão em julho do ano passado. Ao todo, ele atuou em 43 partidas com a camisa Rubro-negra.
Posted: 03 Dec 2015 12:10 PM PST
Wanderléa celebra 50 anos da Jovem Guarda com quatro shows na Caixa Cultural Salvador. A coluna Cultura ainda informa a repercussão do processo de abertura de impeachment da presidente Dilma Rousseff entre os artistas brasileiros e que a banda Cascadura apresentará 'O Último Concerto' no domingo com participação de Teago da Maglore. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Cultura!
Posted: 03 Dec 2015 12:00 PM PST
Posted: 03 Dec 2015 11:45 AM PST
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), realizou a leitura do parecer de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), na tarde desta quinta-feira (3). O carioca justificou sua decisão em plenário e disse que o pedido de impedimento assinado pelo jurista Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal levam ao suposto crime de responsabilidade contra a lei orçamentária, ocasionado pelas chamadas "pedaladas fiscais". Cunha destacou que nunca houve tantos pedidos de impeachment na Câmara e "não há dúvidas de que todas as acusações formuladas são gravíssimas, mas é igualmente certo que muitas delas são embasadas em ilações e suposições". A decisão tem 22 páginas e sua leitura é requisito para início do processo de impeachment. Em seguida, deve ser criada a comissão especial para análise da denúncia, com pedido aos líderes para indicar os integrantes do colegiado. A comissão será composta por 65 deputados, conforme proporcionalidade das bancadas na Casa. A presidente Dilma terá 10 sessões no Plenário, a partir da notificação recebida, para apresentar sua defesa.
Posted: 03 Dec 2015 11:40 AM PST
O líder do PTN na Câmara, João Carlos Bacelar (BA), foi indicado para integrar a comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, cuja abertura foi anunciada nesta quinta-feira (2) pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O parlamentar afirma que antes de elaborar seu voto, vai ouvir o governador Rui Costa (PT), e outros membros do seu partido, entre deputados federais e estaduais, além de prefeitos e vereadores da Bahia. "É um momento delicado para o país e que exige cautela e racionalidade. No atual contexto, parafraseando Espinoza, eu julgo não ter o direito ao riso, tampouco às lágrimas; apenas a conhecer melhor a situação e agir com toda a racionalidade", declarou o parlamentar, que é relator da Comissão da Lei de Responsabilidade Educacional e membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) .
Posted: 03 Dec 2015 11:35 AM PST
 A Câmara Municipal de Salvador (CMS) divulgou, nesta quinta-feira (3), o calendário das audiências públicas que debaterão o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade (veja aqui). De acordo com o cronograma, serão 16 encontros - com o primeiro marcado para o dia 16 deste mês. A abertura da audiência será feita pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB). Os debates com a sociedade em geral foram divididos por temas, possibilitando, de acordo com a Casa, um melhor entendimento da matéria e ampla discussão do conteúdo. A primeira audiência será sobre Fundamentos, Princípios, Objetivos e Diretrizes da Política Urbana do Projeto de Lei n° 396/2015 do PDDU (disponível no Portal Transparência www.cms.ba.gov.br). Além dos debates temáticos, a Câmara também realizará audiências devolutivas (propostas e sugestões) e apresentação do Projeto de Lei final do Plano Diretor. As audiências públicas serão temáticas em forma de mesa redonda, visando a aprofundar a discussão do conteúdo do Projeto de Lei do PDDU, favorecendo a participação de especialistas, de técnicos da prefeitura e do governo estadual, de universidades, de entidades da sociedade civil e da população em geral. Clique aqui e confira o cronograma. Todas as audiências serão realizadas no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Souza, das 8h30 às 13h.
Posted: 03 Dec 2015 11:20 AM PST
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentou nesta quinta-feira (3) a distribuição dos blocos parlamentares e partidos na comissão especial que dará parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A comissão terá 65 integrantes, com representantes de todos as siglas que compõe a Casa, sendo que o bloco liderado pelo PMDB lidera a ocupação de assentos, com 25 vagas. O bloco do PT vem em seguida, com 19 cadeiras. A composição da comissão observou o tamanho dos blocos na eleição para presidente da Câmara. Considerando os partidos, o PMDB e o PT também são majoritários, com 8 parlamentares cada um. O bloco da oposição, formado por PSDB, PSB, PPS e PV terá 12 membros, sendo os tucanos metade do grupo, entre eles o líder da legenda na Casa, Carlos Sampaio (SP) e o líder da minoria, Bruno Araújo (PSDB-PE). Aliado da presidente, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) participou da reunião com Cunha e afirmou que a base aliada quer acelerar o processo para encerrar os questionamentos sobre o futuro da presidente. "Queremos montar e votar logo, para resolver logo", disse.O prazo final para a indicação dos membros da comissão é até as 14h de segunda-feira (7). Nesse mesmo dia, à noite, será realizada uma sessão extraordinária no plenário da Câmara para confirmar a chapa com as indicações dos 65 deputados titulares e 65 suplentes feitas por todos os partidos.
Posted: 03 Dec 2015 11:10 AM PST
Por causa da insistência de fãs de Inês Brasil, o Grammy bloqueou a página do Facebook para acesso de perfis brasileiros. A coluna Holofote ainda traz informações sobre a banda Babado Novo, que faz campanha com artistas no Instagram para o lançamento da música 'Descidinha', e que São Francisco do Conde receberá a TV Globo por um ano para gravação de novela 'Velho Chico'. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Holofote!
Posted: 03 Dec 2015 11:00 AM PST
O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) protocolou no início da tarde desta quinta-feira (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), o primeiro mandado de segurança contra o pedido de impeachment da presidente Dilma ROusseff (PT). Logo depois, no meio da tarde, deputados petistas também entraram com mandado de segurança na Corte questionando a abertura do processo. A solicitação do jurista e um dos fundadores do PT, Hélio Bicudo, foi aceito na quarta-feira (2) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com o Estadão, o argumento utilizado é que Cunha deveria dar a Dilma a oportunidade de defesa no Congresso, antes de acolhe o pedido de impeachment. "Ao fazê-lo sem notificar previamente a presidente para que oferecesse resposta, (Cunha) violou os princípios do devido processo legal, de ampla defesa e do contraditório". Pereira Júnior avalia que, somente depois de juntada a defesa ao processo, Cunha deveria analisar a causa. A base aliada do governo federal acredita que o peemedebista usou de chantagem para dar continuidade ao trâmite do pedido ao tentar barrar o processo de cassação contra si mesmo no Conselho de Ética da Câmara.
Posted: 03 Dec 2015 10:50 AM PST
Principal comentarista de esportes da TV Bahia, Darino Sena está próximo de deixar a líder de audiência no estado. O jornalista é alvo de cobiça da TV Aratu, mas se recusou a comentar o assunto. A coluna Esportes ainda informa que o Real Madrid pode ser eliminado da Copa do Rei por conta de uma escalação irregular e que a Copa do Mundo deverá contar com 40 seleções a partir de 2026. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Esportes!
Posted: 03 Dec 2015 10:50 AM PST
Após temporada de quatro meses de shows de despedida, o Cascadura encerra as atividades com a apresentação intitulada "O Último Concerto", que acontece neste domingo(6), às 18h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. A banda fará uma homenagem ao rock baiano, com a participação de dois nomes da nova geração: Jajá Cardoso, da Vivendo do Ócio; e Teago Oliveira, da Maglore. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).   Serviço O QUÊ: Cascadura - O Último Concerto QUANDO: Domingo, 6 de dezembro, às 18h ONDE: Praça Tereza Batista (Pelourinho) QUANTO: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Posted: 03 Dec 2015 10:40 AM PST
Um homem foi preso nesta quarta-feira (2) na cidade de Mogi das Cruzes (SP), após divulgar vídeo nas redes sociais em que aparece cortando a cabeça de um pássaro vivo com uma tesoura. Nas imagens, o acusado reclama de alguém que o enviou o animal e diz que "gosta de sujeito homem". Ele prova que o pássaro, da espécie "trinca-ferro", está vivo antes de cometer o crime. Depois, devolve o corpo para a gaiola para "por pra cantar" e diz que vai cozinhar a cabeça. Segundo o Jornal Cidades, o suspeito foi identificado pela Polícia Militar Ambiental e preso, acusado de crimes como manutenção de animais silvestres em cativeiro e ato de crueldade que resulte em morte. Além disso, o homem terá que pagar multa administrativa.
Posted: 03 Dec 2015 10:20 AM PST
O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, disse nesta quinta-feira (3) que quem organizou os atentados terroristas em Paris no último dia 13 de novembro não gastou mais do que 30 mil euros. De acordo com a Agência Brasil, o Ministério das Finanças detectou que cartões crédito pré-pagos, alguns deles comprados na Bélgica, foram utilizados para pagar carros e apartamentos usados nos dois dias anteriores aos ataques. "O custo desses últimos ataques, o financiamento dos ataques, representa uma soma que não excede os 30 mil euros", garantiu Sapin durante entrevista na capital francesa. Segundo ele, os autores dos ataques faziam pagamentos em valores reduzidos, dificultando o rastreamento.
Posted: 03 Dec 2015 10:20 AM PST
A abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é um elemento adicional para a já pressionada inflação no próximo mês ou até mesmo nos meses seguintes, avaliou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), André Chagas. "É um componente de instabilidade que pode ter impactos em contratos ou em produtos que são influenciados pelo câmbio", analisou. Apesar da queda do dólar ante o real nesta quinta-feira (3) o economista da Fipe acredita que este movimento pode não se sustentar. "Com isso, pode se gerar nova pressão em itens que até já estão pressionados", disse, ao citar como exemplo o açúcar, que subiu cerca de 13% na capital paulista. "Acho difícil o processo ser definido em dezembro, o que vai acabar gerando algum repasse de preço em alguma medida", completou. Além disso, o economista da Fipe acredita que, além da inflação elevada em 2015, a abertura de impeachment elimina qualquer possibilidade de aumento nos preços dos combustíveis este ano. "No meio desse processo, imagino que o governo não vai querer criar ainda mais indisposição", avaliou.
Posted: 03 Dec 2015 10:00 AM PST
A Região Metropolitana de Salvador (RMS) ganhará uma policlínica, construída pelo governo do Estado. Em reunião, nesta quarta-feira (2), com 13 prefeitos da RMS, Rui anunciou a ação. A ação é parte do projeto dos Consórcios de Saúde e funciona como uma forma de desafogar o sistema e melhorar o atendimento à população. De acordo com o projeto, os consórcios (31 no total), que atualmente envolvem apenas municípios, terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), e hospitais municipais. A meta é construir 28 policlínicas com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama e outros exames. A proposta prevê ainda que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante.
Posted: 03 Dec 2015 09:40 AM PST
Um ônibus colidiu com um muro na Avenida Contorno, em Salvador, no começo da tarde desta quinta-feira (3). De acordo com a Transalvador, ninguém ficou ferido na colisão e o acidente, agora, não causa mais lentidão no trânsito. O motivo não foi registrado, mas leitores do Bahia Notícias apontaram que o freio do veículo falhou.
Posted: 03 Dec 2015 09:20 AM PST
O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, negou que o Estado tenha descumprido os acordos firmados após a greve dos policiais militares, em 2014, como afirmou o deputado estadual Soldado Prisco (PSDB) (clique aqui). O parlamentar acusou o governo de cumprir "uma parte pequena desse acordo". "Mas a maioria da parte ele não cumpriu. Não cumpriu a regulamentação do artigo 92, que fala sobre insalubridade e periculosidade, auxílio transporte e auxílio titulação", afirmou Prisco, em entrevista ao Bahia Notícias. Porém, durante visita ao 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual da Bahia, na Arena Fonte Nova, Barbosa defendeu que a maior parte já foi resolvida. "Muitos acordos foram cumpridos sim. Muitos estão em processo de discussão, até por conta da situação econômica do Estado", justificou. Segundo ele, a implantação de benefícios como insalubridade e periculosidade, auxílio transporte e auxílio titulação ocorrerá por meio do estatuto da categoria, que será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). "Então é mais uma questão de definição da parte econômica, que acredito que será resolvida até o primeiro semestre de 2016. Em relação a todos os outros compromissos, foram resolvidos sim", sustentou.
Posted: 03 Dec 2015 09:00 AM PST
O Senado aprovou na manhã desta quinta-feira (3) o relatório final da CPI do Carf, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para favorecer empresas julgadas pelo órgão por crimes contra a Receita Federal. O documento já havia sido apresentado na semana passada pela relatora do caso, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e pede o indiciamento de 28 pessoas entre assessores, representantes de empresas e servidores públicos por crimes como sonegação fiscal e corrupção ativa. Todos já são investigados pela Polícia Federal como parte da Operação Zelotes. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no entanto, se posicionou de forma contrária à aprovação. Segundo a Agência Brasil, ele defende que mais pessoas deveriam ser convocadas para prestar depoimento e a lista de pedidos de indiciamento também deveria ter sido maior. "Diante dos indícios verificados, haveria, aparentemente, razões para solicitar o indiciamento de Erenice Guerra [ex-ministra da Casa Civil], bem como do ex-ministro Silas Rondeau [Minas e Energia], por exemplo, já que tanto Erenice quanto Silas foram cotados em depoimentos colhidos pela CPI como frequentadores da SGR Consultoria, cuja propriedade seria, em tese, de um dos principais articuladores do esquema, o ex-conselheiro do Carf, José Ricardo da Silva", explica o parlamentar. A estimativa é que o esquema de corrupção no Carf tenha desviado R$ 19 bilhões. O relatório final indica que 70 processos envolvendo dívidas de bancos, montadoras de automóveis e siderúrgicas tiveram irregularidades.
Posted: 03 Dec 2015 08:50 AM PST
O primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), começou a ler na tarde desta quinta-feira (3) o pedido de impeachment que foi acatado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ao todo, o documento tem 65 páginas. Segundo o G1, em seguida deve ser lida a decisão de Cunha que autorizou a abertura do processo. A leitura abre oficialmente as investigações que podem resultar no afastamento da presidente Dilma Rousseff. O pedido de afastamento que foi aceito pelo presidente da Câmara é de autoria dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, e foi entregue no dia 21 de novembro. O texto alega que a petista cometeu crimes de responsabilidade ao praticar as pedaladas fiscais para servir como "maquiagem das contas públicas". Além disso, o documento argumenta que ela dificilmente não sabia dos escândalos de corrupção da Petrobras e a acusa de agir com dolo ao não interromper as irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A partir da leitura do pedido de impeachment, os partidos com representação na Câmara vão poder indicar os seus membros que vão participar da comissão que vai analisar as denúncias e dar um parecer pela continuidade ou não do processo.
Posted: 03 Dec 2015 08:40 AM PST
O Banco Central lançou nesta quinta-feira (3) uma moeda comemorativa da cidade de Salvador. Ela tem uma imagem do Elevador Lacerda com vista para o Mercado Modelo no anverso, e exibe uma baiana de acarajé com seu tabuleiro no reverso. Cunhadas em prata, inicialmente serão produzidas três mil moedas, mas a tiragem pode chegar a dez mil. Cada uma custa R$ 180 e pode ser comprada através do site do Banco do Brasil na internet ou em agências de diferentes cidades do Brasil. Em Salvador, é possível adquirir a moeda na agência da Avenida Anita Garibaldi, em Ondina. A moeda faz parte da série especial Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que lembra os lugares que já receberam o título da Unesco. Brasília, Ouro Preto, Goiás, Diamantina e São Luís já foram homenageados.
Posted: 03 Dec 2015 08:30 AM PST
O pedido da Água Frésca para retomar voltar a praticar a extração de água mineral em Dias D'Ávila foi negado pela desembargadora Lícia de Castro Laranjeiras. A coluna Justiça ainda traz informações sobre a TIM, que foi condenada a pagar indenização de R$ 100 milhões por derrubar chamadas, e que defensores públicos declararam mobilização contra o projeto que muda a licença prêmio. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Justiça!
Posted: 03 Dec 2015 08:20 AM PST
Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira, atual e ex-presidente da CBF, respectivamente, foram indiciados por corrupção pelo FBI. De acordo com o Estadão, del Nero é acusado de receber propinas em contratos comerciais envolvendo Confederação Brasileira de Futebol. O governo americano havia feito um pedido de cooperação com o Brasil para que ele fosse preso ou ouvido pela justiça, mas uma juíza no Rio de Janeiro suspendeu qualquer cooperação entre os dois países no caso da Fifa. Nesta quinta-feira (3), o Comitê de Ética da Fifa divulgou que está investigando del Nero por diversas infrações ao Código de Ética da entidade desde o dia 23 de novembro. Pela manhã, os vice-presidentes da Fifa, Alfredo Hawit - presidente da Concacaf - e Juan Napout - presidente da Conmebol - foram presos em Zurique. O pedido de prisão dos dois partiu dos Estados Unidos.
Posted: 03 Dec 2015 08:00 AM PST
A dívida das empresas privadas aumentou rapidamente nos principais mercados emergentes nos últimos 10 anos, superou os níveis de dívida pública e elevou o risco das economias, dos sistemas financeiros e da dívida dos países, de acordo com a agência de classificação de risco Fitch. O Brasil lidera o ranking de vulnerabilidade dos sete grandes emergentes, com a dívida do setor privado atingindo 93% do Produto Interno Bruto (PIB) até o final de 2015. Entre 2005 e o fim de 2014, a Fitch estima que o Brasil teve a maior valorização, de 50 pontos porcentuais do PIB, seguido pela Turquia, de 49. "Os desafios enfrentados pelo Brasil refletem, em parte, a rápida ascensão e o nível de endividamento do setor privado", disse a Fitch. A agência lista uma série de problemas que agravam a vulnerabilidade: a desaceleração da economia, a alta na taxa de juros (acompanhando a elevação dos juros nos Estados Unidos), a volatilidade do câmbio e a queda nos preços das matérias-primas de exportação. A dívida do setor privado nos sete grandes países emergentes (Brasil, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul e Turquia) subiu, em média, de 46% do PIB em 2005 para 71% em 2014. A Fitch prevê que até o final de 2015, esse valor chegue a 77%, agravado pelo impacto da depreciação cambial. O México tem a menor porcentagem, com previsão que chegue a 47% até o final deste ano. Segundo a Fitch, muitas das crises nos países emergentes têm sido precedidas por um aumento na dívida. A dívida do setor privado tem frequentemente migrado para balanços dos governos em crises financeiras passadas. Portanto, a dívida privada representa um passivo contingente na dívida soberana, em especial para as empresas estatais, que têm sido mais pressionadas.
Posted: 03 Dec 2015 07:40 AM PST
Pelo menos 269 pessoas morreram e 2 milhões foram afetadas pela chuva intensa registrada há mais de um mês no estado indiano de Tamil Nadu, disse o ministro do Interior, Rajnath Singh, no Parlamento, à imprensa local. Segundo a Agência Lusa, as chuvas intensificaram-se no último fim de semana e deixaram a Região Sul da Índia em estado de emergência. A previsão é de mais chuva até segunda-feira (7). Entre 4 mil e 5 mil integrantes das Forças Armadas e dos serviços de emergências foram destacados em operações de resgate na capital regional, Chennai, e distritos próximos mais atingidos, disse à agência EFE o assessor de Operações da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Anurag Gupta. Ele informou que só nas últimas 48 horas pelo menos 44 pessoas morreram na região, onde é esperada chuva forte nas próximas 72 horas.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogroll