Verdinho Itabuna


Verdinho Itabuna


Posted: 01 Dec 2015 04:41 AM PST
O derramamento de lama da Samarco destruiu 15 km² de terras ao longo de 77 km de rios, incluindo áreas de preservação permanente, segundo um laudo técnico preliminar do Ibama, que deverá balizar a ação civil pública de R$ 20 bilhões que o governo federal planeja mover contra a empresa.

O relatório, ao qual a reportagem teve acesso com exclusividade, faz um raio X da destruição ambiental causada pelo colapso da barragem do Fundão em Mariana (MG), no dia 5 de novembro. Segundo o documento, o volume de rejeitos que vazaram foi de 34 milhões de metros cúbicos, de um total de 50 milhões que estavam dentro da barragem.

É indiscutível que o rompimento da barragem trouxe consequências ambientais e sociais graves e onerosas, em escala regional", diz o laudo, elaborado pela Diretoria de Proteção Ambiental (DIPRO) e Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA) do órgão.

O colapso da barragem gerou uma onda de lama que percorreu 55 km do Rio Gualaxo do Norte até atingir o Rio do Carmo, no qual percorreu mais 22 km, e chegar ao Rio Doce, no qual viajou mais algumas centenas de quilômetros até chegar ao mar, 16 dias depois, no norte do Espírito Santo. No total, segundo o Ibama, 663 km de rios foram diretamente impactados.


O relatório não fala dos impactos da lama sobre o ambiente marinho. O foco da análise é sobre os impactos nos rios e seus ecossistemas marginais, considerados Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Florestas

O laudo não chega a calcular quanto dos 1.469 hectares diretamente atingidos pela lama (cerca de 15 km2 ) continha vegetação nativa. A Bacia do Rio Doce está quase que totalmente inserida no bioma Mata Atlântica, mas 95% das suas terras são cobertas de pastos e capoeiras (vegetação secundária), segundo o relatório. Ou seja: historicamente, a bacia foi quase que completamente desmatada.

Ainda assim, por se tratarem de APPs, essas áreas deverão ser obrigatoriamente recuperadas. Apenas 11,6% das florestas originais da região continuam de pé, segundo o relatório (baseado em dados da Fundação SOS Mata Atlântica e INPE), e isso graças a algumas poucas unidades de conservação que existem ali - em especial o Parque Estadual do Rio Doce, de 35 mil hectares, a maior área de Mata Atlântica preservada em Minas Gerais. "Considerando o porcentual de reserva legal de 20%, há um passivo de cobertura florestal (na Bacia do Rio Doce) da ordem de 760 mil hectares", diz o relatório.

Biodiversidade

Com relação à biodiversidade de peixes da Bacia do Rio Doce, os técnicos do Ibama estimam haver mais de 80 espécies nativas, das quais 11 são classificadas como ameaçadas de extinção e 12 são endêmicas do Rio Doce - ou seja, não existem em nenhum outro lugar. O documento destaca que a "mortalidade instantânea" de peixes "é apenas um dos impactos" do desastre. "Muito mais do que os organismos em si, os processos ecológicos responsáveis por produzir e sustentar a riqueza e a diversidade do Rio Doce foram afetados", diz o laudo.

"Cabe ressaltar que os impactos ambientais não se limitam aos danos diretos, devendo ser considerado que o meio ambiente é um sistema complexo, no qual diversas variáveis se interrelacionam, especialmente no contexto de uma bacia hidrográfica", diz o relatório. "As medidas de reparação dos danos, tangíveis e intangíveis, quando viáveis, terão execução a médio e longo prazo, compreendendo neste caso pelo menos dez anos."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Posted: 01 Dec 2015 04:40 AM PST
Uma mulher foi morta a tiros, e outra ficou ferida, dentro da casa onde moravam, na madrugada desta terça-feira (1º), no bairro de Nova Brasília de Candeias, em Candeias, município a 51 quilômetros de Salvador. Segundo informações preliminares da polícia, a vítima que sobreviveu era envolvida com o tráfico de drogas e foi alvo de ataque por parte de traficantes rivais.

Até a manhã desta terça-feira, a polícia ainda não sabia informar se a melhor morta também estava envolvida com o tráfico. Ainda não há mais informações sobre quem teria realizado o ataque às vítimas. 

A mulher que ficou ferida foi socorrida para o Hospital Municipal de Candeias. O G1 tentou contato, mas o serviço social do hospital afirmou que por motivos de segurança não divulgaria o estado de saúde da vítima.
Posted: 01 Dec 2015 04:35 AM PST

Na manhã desta terça feira (1º) um grave acidente envolvendo dois veículos na curva da Pedreira União, BR-415, deixou uma pessoa morta e outra ferida. Os veículos envolvidos na colisão foi um Jeep de placa PJP -6892, licenciado em Barreiras e um Agile de placa OKU- 7080, licenciado em Itabuna.

O condutor do Agile, Everaldo Dias Vieira, 60 anos, natural de Itaju do Colônia, era morador do bairro de Fátima, em Itabuna, ele  morreu no local, o corpo foi encaminhado para o DPT de Itabuna. Já o condutor do Jeep, identificado como Eliseu de Jesus Souza, 39 anos, morador do bairro Ilhéus II, sofreu ferimentos leves, sendo socorrido para o Hospital de Base.
As causas do acidente até o momento são desconhecidas. O corpo de Bombeiros, o Samu e a Polícia Rodoviária Federal estiveram no local prestando socorro as vítimas. Com a colisão, houve derramamento de óleo, os bombeiros estavam cobrindo a pista com terra para evitar possíveis acidentes. No Àgile foi encontrado um revólver calibre 38. De acordo com informações colhida no local, o acidente aconteceu por voltas das 05h00mim.

Posted: 01 Dec 2015 04:23 AM PST
O deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou um projeto de lei para proibir a circulação de veículos de tração de carga realizada por animal e também a condução de animais com cargas. Isso inclui carroças, charretes e outros meios de transporte similares, utilizados para uso próprio ou de terceiros, com finalidade lucrativa ou não. 

Segundo o projeto, o animal encontrado em condições de maus-tratos será enviado ao Centro de Controle de Zoonoses do município. Comprovada a situação de violência contra o animal, caberá a autoridade administrativa do município a identificação do proprietário seu animal, para que arque com as responsabilidades nas esferas ambientais e penais. "Tratados como coisas, os animais ainda hoje são vítimas das mais absurdas crueldades. Esta covardia, que contraria os preceitos constitucionais, deve ser combatida. 

Os animais são utilizados como meios de transporte, e são submetidos a condições de maus-tratos, muitos deles, inclusive, chegam a ter a vida ceifada por conta do tratamento grotesco a que são expostos. Esse projeto de lei tem como objetivo acabar de vez com essa situação", afirma Marcell.
Posted: 01 Dec 2015 04:32 AM PST
Um acidente na noite dessa segunda (30), vitimou fatalmente o jovem representante de cosméticos Matheus Sampaio, 31 anos. Matheus transitava em uma moto na BA-263, nas proximidades da Brasilgás, no bairro Clodoaldo Costa, em Itapetinga, quando acabou colidindo com um caminhão. 

O rapaz sofreu várias fraturas expostas, foi socorrido pelo Samu 192 e transferido para a cidade de Vitória da Conquista, porém no deslocamento acabou não resistindo, vindo a óbito. Matheus era morador do bairro José Periquito, da cidade de Firmino Alves, onde possuía inúmeros amigos. O rapaz se encontrava em Itapetinga na casa de familiares. (Itapetinga Agora)

Posted: 01 Dec 2015 04:07 AM PST
Um jovem de prenome Luan, 25 anos, foi brutalmente assassinado com vários golpes de faca na Central de Abastecimento no bairro Malhado, em Ilhéus.

De acordo com informações de internauta, o crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (30), e até o momento não há informações do criminoso ou motivação do crime. 

Luan fazia lotação e amanhecia o dia bebendo no mesmo local onde foi assassinado. Luan era casado.



Posted: 01 Dec 2015 03:30 AM PST

Cerca de 8 mil pessoas participaram, em 2015, das oficinas oferecidas pelo projeto "Casa das Artes",

​da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).  No rol, mais de 80 cursos gratuitos distribuídos em quatro unidades instaladas no Centro, Sarinha / CSU, Vila das Dores e Conceição. O projeto conta ainda com extensões no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Fundação Padre Tonucci, no Monte Cristo; na Casa de Jorge Amado, em Ferradas; e as duas "mini-casas" no Parque Boa Vista e no João Soares. 
Na última quinta-feira (26) e sexta-feira (27) foram realizadas as amostras culturais da Casa das Artes - Vila das Dores, na sede da instituição na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, naquela localidade e da Unidade Sarinha / CSU, respectivamente.  Os eventos foram marcados pelo ritmo entusiasmado da dança afro, pela delicadeza do ballet, pela magia do violino e o encanto da música. Nas duas confraternizações, os espaços estiveram lotados com familiares e amigos dos cursistas, além das pessoas que foram ao local prestigiar as crianças e adolescentes, que durante o ano de 2015, participam das oficinas.
Segundo Luciana Seara, coordenadora da Casa das Artes Unidade – Sarinha, "o ano de 2015 foi de muita alegria. Quando a Casa das Artes foi implantada na comunidade, começamos com poucos cursos e a cada procura, cada nova demanda que ia se apresentando, a fundação teve o cuidado de aumentar o quadro das oficinas para agregar e diversificar a escolha dos alunos", disse.

Emily Santos, 20 anos, moradora do bairro Novo São Caetano, disse que quando começou a participar da Casa Das Artes, sua autoestima melhorou. "Hoje me aceito como eu sou;  descobri  a beleza negra através das oficinas de dança afro que participo. Sou muito grata à fundação pelo projeto Casa das Artes", declarou a jovem.
Nos próximos dias, a FICC realizará ainda o encerramento das atividades da extensão da Casa das Artes no CEU, bairro URBIS IV, que acontece em 4 de dezembro. No dia 14 (segunda-feira), a programação será concluída com a apresentação do Coral da FICC, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, local onde funciona a Unidade Vila das Dores do projeto. A entrada é livre.
Posted: 01 Dec 2015 03:22 AM PST
Posted: 01 Dec 2015 12:07 AM PST
Número de empresas criadas no Brasil em 2015 ultrapassa 1,5 milhão, diz SerasaO número de novas empresas criadas no Brasil saltou 1,3% em setembro ante agosto e atingiu no acumulado do ano mais de 1,5 milhão, o maior nível desde o início da série histórica do indicador, em 2010, informou a Seresa Experian. 

Em setembro deste ano, foram criadas 173.405 novas empresas, alta de 1,3% ante os 171.227 novos empreendimentos que surgiram no mercado em agosto. O número foi o segundo maior para o mês de setembro da história do indicador, perdendo apenas para o mesmo mês de 2014, com 174.517 novas empresas. Na soma de todas as empresas criadas nos nove primeiros meses de 2015, foram abertos 1.522.988 novos empreendimentos, contra os 1.457.956 nascidos entre janeiro e setembro de 2014. 

Na comparação, a alta foi de 4,5%. "O aumento na criação de novos empreendimentos ocorrido em setembro de 2015 reflete a sazonalidade mais intensa neste período - novos empreendimentos, sobretudo comerciais, sendo criados para poderem atuar nas vendas de final de ano", diz a nota técnica da Serasa Experian, que destaca ainda que o recuo em relação ao mesmo mês do ano passado é reflexo do cenário econômico adverso. O setor de serviços segue sendo o que mais abre empresas no país, responsável por 61,1% dos novos negócios abertos no ano até setembro. Em seguida vem o comércio, com 30,4%, e a indústria, com 8,2%. 

O Estado de São Paulo liderou a criação de empreendimentos em setembro de 2015, com 48.801 (28,1% do total). Em seguida vêm os Estados do Rio de Janeiro, com 20.231 novas empresas (11,7%), e Minas Gerais, com 18.090 (10,4%). Para o levantamento, são levadas em conta a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as unidades federativas do Brasil e a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serada Experian.
Posted: 01 Dec 2015 12:07 AM PST
Capotamento em Feira de Santana (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)
Um motorista de 39 anos morreu após o carro que dirigia capotar na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, na tarde desta segunda-feira (30). O acidente ocorreu pouco depois das 14h, na Avenida Nóide Cerqueira.

Velocímetro do veículo parou em 120 km/h (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)Segundo a 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, Maurício Andrade de Oliveira seguia no sentido BR-324, quando perdeu o controle do veículo em uma curva. O carro capotou várias vezes.

O condutor, que estava sozinho no veículo, foi arremessado para fora do veículo e morreu no local a cerca de 20 metros do carro. A polícia suspeita que ele não estava usando cinto de segurança no momento do capotamento.

Ainda segundo informou a corporação, o velocímetro do carro travou em 120 km/h mas, segundo a PM, ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente.

Motorista foi arremessado do carro após perder controle do carro (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)Carro capotou várias vezes, informou PM (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)
Posted: 01 Dec 2015 12:10 AM PST
Dois assaltantes roubaram vários passageiros de um ônibus da Expresso Rio Cachoeira que fazia a linha São Caetano-Jardim América, por volta das 20h20min desta segunda-feira (30). A dupla rendeu passageiros e tomou relógios e celulares.

De acordo com vítimas, os assaltantes pularam a catraca e, em seguida, com faca na mão, começou a agir nas proximidades da Avenida Amélia Amado. Após o arrastão, os dois desceram no ponto de ônibus próximo ao Meira Supermercados, na Avenida Juracy Magalhães, no Alto Mirante. Depois, saíram sorrindo e a pé, em direção à Avenida do Cinquentenário.

Segundo informações obtidas pelo Pimenta, a dupla tem praticado vários assaltos a ônibus. Um dos assaltos ocorreu na noite de sexta-feira (13/11). Após o pânico vivido dentro do ônibus, os passageiros preferiram ir para casa. Apenas um deles seguiu com motorista e cobrador para dar queixa no Complexo Policial de Itabuna.


PM aprende dupla que fez arrastão em ônibus



Os dois jovens que fizeram arrastão em um ônibus da Expresso Rio Cachoeira que fazia a linha São Caetano-Jardim América, nesta noite de segunda (30), foram apreendidos há pouco por policiais militares. Um deles foi identificado como Esmeraldo Roque dos Santos, 18 anos, que teria praticado o assalto a ônibus no dia 13 de novembro

Eles tentavam fugir da polícia em um ônibus. Acabaram presos próximo à Unime, na Avenida J.S. Pinheiro, Bairro Lomanto.

Quando foram apreendidos, os menores estavam com seis celulares e dois relógios. A guarnição encaminhou a dupla para o Complexo Policial de Itabuna.

Os passageiros assaltados podem recuperar os objetos no complexo policial de Itabuna.


Link Relacionado:
Suspeito é preso logo após assaltar ônibus em Itabuna

Posted: 01 Dec 2015 12:07 AM PST
O frango congelado não pode ter excesso de água em forma de gelo. É um dano considerável ao bolso dos consumidores, que recebem uma cota extra de água, e menos carne, e configura-se fraude. Mas três de nove marcas avaliadas pela PROTESTE Associação de Consumidores continham excesso de água acima dos limites permitidos. Uma delas, a Rica, foi mal avaliada pela terceira vez, mas melhorou em relação aos testes anteriores.

Os frangos congelados inteiros da Rica (6,72%), Averana (9,16%) e Confina (10,58%) apresentaram índices superiores ao limite de 6% de água no peso da carcaça do frango congelado. Esse problema é uma preocupação da PROTESTE, que desde 2009 faz testes para avaliar se a antiga fraude continua castigando o consumidor brasileiro, beneficiada por fiscalização insuficiente. 

O teste também avaliou a higiene dos produtos. Três marcas foram reprovadas nesse critério: Rica, Alliz e Copacol, porque foram detectados micro-organismos indicadores de falta de higiene, e que podem causar problemas para a saúde do consumidor. Os produtos só não foram eliminados porque é o tipo de alimento que, necessariamente, passará por cozimento antes do consumo e, assim, os micro-organismos nocivos à saúde humana morrem.


No entanto, vale destacar o risco da contaminação cruzada: imagine que o frango possui micro-organismos patogênicos e a água que ele solta se espalhe sobre a pia. Caso outro alimento tenha contato com aquela água e seja consumido cru, como uma alface, por exemplo, pode haver contaminação.

Evite comer frango ou outras carnes mal cozidas, até porque o uso indiscriminado de antibióticos na criação animal contribui para a geração de bactérias cada vez mais resistentes. Dessa maneira, para o cozimento completo, o ideal é que o fogo esteja em temperatura acima de 62ºC por pelo menos 15 minutos.

Não foram encontrados resíduos de antibióticos em nenhuma das marcas. Também não foram detectados problemas no aspecto, coloração e consistência. O odor e sabor eram adequados.

Na análise de rotulagem, as marcas Alliz, Averama, Canção, Confina e Sadia não informavam o lote, embora apresentassem data de fabricação e validade. Trata-se de informação importante, pois quando há um problema com o produto, a identificação do lote permite uma melhor rastreabilidade para o recolhimento. O Sadia foi o mais apreciado pelos consumidores, levando-o aos títulos de o melhor do teste e a escolha certa.

Desde 2010 há legislação, para cortes de frango, que contempla a realização de análise química para medir a proporção entre umidade e proteína na carne, com parâmetros variáveis conforme o tipo de corte.

Entretanto, para o frango inteiro, a avaliação do teor de líquido perdido deve ser realizada após o descongelamento do produto na embalagem. A Portaria nº 210/1998 delimita que carcaças de aves podem ter até 6% de água após descongeladas.

Foram avaliados frangos das marcas: Alliz, Averama, Canção, Confina, Copacol, Flamboiã, Rica, Sadia e Seara. 
Posted: 01 Dec 2015 12:07 AM PST
A adolescente Jenny Fry, 15 anos, se matou enforcada na Inglaterra depois de sofrer por anos com uma alergia à rede Wi-Fi. Segundo o Daily Mirror, o corpo da jovem foi achado pendurado em uma árvore em junho deste ano. O caso está sob investigação da polícia.

Debra Fry, mãe da jovem, contou ao jornal que a filha sofria com dores de cabeça constantes, cansaço e problemas na bexiga por conta da alergia. Os sintomas começaram em 2012 e a família acredite se tratar da doença conhecida como hipersensibilidade eletromagnética (EHS).
"Jenny estava ficando doente e eu também. Eu fiz algumas pesquisas e descobri o quanto o Wi-Fi pode ser perigoso, então eu parei de utilizá-lo na minha casa", declarou Debra ao Daily Mail.

Depois de descobrir a alergia, a estudante passou a ter dificuldades na escola. Embora continuasse indo às aulas, como o local tinha Wi-Fi ela se sentia mal constantemente. A jovem começou a sair muito da sala de aula, evitando o sinal mais forte de Wi-Fi, e começou a receber advertências e punições.

A mãe acredita que a filha se suicidou por estar frustrada com a escola. "Ela não queria ir ao médico, mas estava recebendo ajuda de um conselheiro na escola. Eu creio que foi um grito de socorro", afirma.

Depois da morte de Jenny, os pais da jovem estão fazendo campanha para retirar a rede Wi-Fi de creches e escolas. Eles também querem que o governo preste mais atenção à EHS. "Eu não sou contra um pouco de tecnologia, mas eu sinto as escolas devem estar cientes de que algumas crianças vão ser sensíveis a ela e, por isso, devem reduzir seu uso", finaliza Debra.
Posted: 01 Dec 2015 12:07 AM PST
O UFC divulgou um novo vídeo nesta sexta-feira e para mostrar os bastidores do impressionante nocaute de Holly Holm para cima de Ronda Rousey na madrugada do último domingo. E acabou mostrando uma mãe em desespero e uma lutadora quase chorando. O vídeo mostra as reações das famílias das duas lutadoras na arena. Na hora do nocaute, a torcida de Ronda, se desespera. O namorado de Rousey e também lutador Travis Brownie parece não acreditar no que estava acontecendo. 

Na sequência, o vídeo mostra Ronda saindo com o rosto bem desfigurado e com cara de choro deixando a arena em Melbourne, na Austrália. Do outro lado, claro, a alegria é extrema, com o pai de Holm pulando nas arquibancadas. Destaque também apara a ligação em vídeo de ninguém menos que Jon Jones ligando à procura da nova campeã.

Assista ao vídeo abaixo:
Posted: 01 Dec 2015 12:07 AM PST
A nova banda de Ximbinha (ex-Chimbinha), divulgou a primeira música de trabalho de seu novo grupo, XCalypso. A canção, chamada Saudade (seria uma declaração do guitarrista à sua ex-mulher, Joelma?) conta com a característica levada de guitarra brega conhecida pelos fãs da Calypso, acompanhada por inúmeros instrumentos de precursão. 

A diferença aparece na voz que entoa as letras, a da cantora Thábata Mendes, parceira de Ximbinha na nova empreitada. Com voz mais grave do que a de Joelma, Thábata canta: "São quatro da manhã e ainda estou na rua / beijando outra boca para esquecer a sua / me vejo em outros braços que não são os seus / buscando aquele amor que era seu e meu".A banda é fruto do furacão que se instaurou na carreira dos dois integrantes do Calypso após a separação. 

O nome, XCalypso, foi criado por causa de uma briga judicial pelos direitos da marca Calypso, que Ximbinha tinha em conjunto com Joelma. O novo grupo já está com o primeiro álbum gravado, apenas se preparando para o lançamento, ainda sem data definida. A primeira apresentação está programada para ocorrer em janeiro. Além da faixa, ainda foi divulgado o logo do grupo, um "X" formado por um braço de guitarra.
Posted: 30 Nov 2015 01:51 PM PST
Um total de 1.356 pessoas com sorologia positiva está em tratamento contra o HIV/AIDS no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – CEPART, da Secretaria Municipal de Saúde. Dessas, 774 são acompanhadas por terem contraído AIDS enquanto outras 582 pela contaminação com o vírus HIV. Os dados foram apresentados hoje na solenidade de abertura da campanha "Dezembro Vermelho", no Tarik Fontes Plaza Hotel, contando com a participação de agentes de comunitários e profissionais de saúde e representantes da Secretaria de Saúde de Itabuna.

"Iniciamos o trabalho no município com um grupo pequeno e o apoio de profissionais que hoje podem se orgulhar. Ao longo dos anos fizemos esclarecimentos, prevenção e diagnóstico. No inicio não foi fácil, já que enfrentamos o preconceito, mas hoje Itabuna possui o CEPART, um centro de atendimento a prevenção e acompanhamento dos portadores da doença" disse o médico urologista Júlio Brito durante a apresentação do evento.

A coordenadora do CEPART e da campanha, Suse Mayre Martins Moreira Azevedo, informou que houve crescimento de 15% na notificação de casos da HIV/AIDS neste ano se comparado com 2014. "A partir da realização dos testes rápidos houve maior incidência de casos, principalmente entre jovens", assinalou, acrescentando que a testagem atualmente é feita em dez unidades de saúde da rede de atenção básica, cujos profissionais passaram por cursos de capacitação.

Nesta terça-feira, dia 1º, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, será realizada uma Feira de Saúde com realização de Teste Rápido para HIV, palestras e distribuição de material informativo e preservativos, entre 9 e 16 horas na Praça Olynto Leone, centro da cidade. No lançamento da campanha foi apresentada à comunidade as atividades desenvolvidas pelo CEPART e grupos de apoio á informação e prevenção da doença.

 A campanha "Dezembro Vermelho" tem o intuito de fomentar a prevenção e diagnóstico da doença durante todo o mês, com ações que serão desenvolvidas pela equipe de enfermeiros, técnicos e profissionais de saúde do município. A programação inclui ainda Pit-Stop da Prevenção, quando equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde vão atuar em cruzamentos da cidade (Juracy Magalhães, shopping, Centro Comercial, FTC, Cinquentenário e São Caetano) na distribuição de material informativo e preservativos. 

"Na próxima sexta-feira, dia 4, teremos ainda o Fique Sabendo, com realização de Teste Rápido para HIV, palestras e distribuição de material informativo e preservativos no Bairro São Lourenço, também das 9 às 13 horas", informa Suse Mayre. Neste ano, de acordo com a coordenadora do CEPART a meta do é realizar 300 testes rápidos, o que representa 30% mais, já que no ano passado a meta estipulada pela equipe foi ultrapassada com a execução de mais de 200 testes rápidos.
Posted: 30 Nov 2015 01:17 PM PST
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, disse mais uma vez nesta segunda-feira, 30, que precisa da colaboração da população para que os problemas gerados pelo maior período de estiagem dos últimos 30 anos seja minimizado. 

São mais de 120 dias sem chuva nas nascentes dos rios Cachoeira e Almada, o que vem comprometendo o funcionamento das estações de captação de Ferradas, Rio do Braço e Castelo Novo para o abastecimento para cerca de 220 mil habitantes. Acompanhado do secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, do presidente da Emasa, Ricardo Campos, dirigentes e técnicos, Vane esteve nas três estações na manhã de hoje para verificar a situação dos rios, cuja captação de água se agravou nos últimos 30 dias. Por causa da falta de água, a captação na estação de Ferradas teve que ser reduzida de 250 litros por segundos para 70 litros/segundos. 

O longo período de estiagem comprometeu também o volume de água captada na estação de Rio do Braço, Ilhéus, que funcionará com interrupções de até 72 horas até que chova. Para minimizar os efeitos da seca, a captação foi reforçada na estação de Castelo Novo, também em Ilhéus. "Estamos fazendo um grande esforço para assegurar que a população de Itabuna receba água portável no menor intervalo possível. É preciso que as pessoas entendam que não temos de onde retirar água potável porque, infelizmente, os rios que nos abastecem estão secos", afirmou o prefeito.
Posted: 30 Nov 2015 01:16 PM PST
Posted: 30 Nov 2015 10:40 AM PST
A promotora Nicole Gonzales Colombo Arnoldi foi encontrada morta no inicio da noite deste domingo (29) em seu apartamento, localizado no Condomínio Florença, próximo a Uninorte e ao Tribunal de Justiça do Acre, em Rio Branco. 

Natural da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Nicole, de 35 anos, ingressou na carreira de promotora no MP do Acre em dezembro de 2009 e foi uma das responsáveis pelo bloqueio das contas e encerramento das atividades da Telexfree no Brasil, caso que teve repercussão internacional. Atualmente, ela era responsável pela promotoria do município de Bujari. A policia militar foi acionada por vizinhos quando um disparo foi ouvido no apartamento da vitima. De acordo com informações, Nicole foi encontrada com a marca de um tiro na cabeça. A polícia técnica acredita que a Promotora tenha cometido suicídio. 

Durante o velório da promotora de Justiça Nicole Arnoldi, de 35 anos, o amigo de profissão, o promotor Talles Fonseca revelou que a mãe da promotora teria ligado ainda no domingo (29) e pedido ajuda a ele. Nicole foi encontrada morta em seu apartamento na noite deste domingo, em Rio Branco. "A mãe dela me ligou para arrombar a porta e levá-la ao Pronto-Socorro, porque ela estava com depressão. Eu disse que a Nicole não estava bem. Quando a gente arrombou a porta, ela estava em cima da cama, já com um tiro e agonizando. 

Tentei fazer massagem cardíaca, mas, infelizmente, Deus a levou", lamenta Fonseca. O amigo diz ainda que há alguns meses a promotora lutava contra uma depressão e tomava remédios para se tratar. "Às vezes dormia de três a quatro dias. Fora a depressão, era uma pessoa maravilhosa, amiga, humilde e competente. Uma perda como amiga e profissional", disse o promotor ao G1.
Posted: 30 Nov 2015 10:39 AM PST
O número de divórcios no país cresceu mais de 160% na última década. Dados da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgados nesta segunda-feira (30) pelo IBGE, indicam que, no ano passado, foram homologados 341,1 mil divórcios, um salto significativo em relação a 2004, quando foram registrados 130,5 mil divórcios. 

Os dados indicam que em 1984, primeiro ano da investigação, a pesquisa contabilizou 30,8 mil divórcios. Já em 1994, foram registradas 94,1 mil dissoluções de casamentos, representando um acréscimo de 205,1%. E, em 2004, o aumento foi percentualmente menor, 38,7%, com 130,5 mil divórcios. Na avaliação do IBGE, a elevação sucessiva, ao longo dos anos, do número de divórcios concedidos revela "uma gradual mudança de comportamento da sociedade brasileira, que passou a aceitá-lo com maior naturalidade e a acessar os serviços de Justiça de modo a formalizar as dissoluções dos casamentos". 

Nas últimas três décadas (de 1984 a 2014), o número de divórcios cresceu de 30,8 mil para 341,1 mil, com a taxa geral de divórcios passando de 0,44 por mil habitantes na faixa das pessoas com 20 anos ou mais de idade, em 1984, para 2,41 por mil habitantes em 2014.
Posted: 30 Nov 2015 10:39 AM PST
Até 28 de novembro foram notificados 1.248 casos de microcefalia no país, identificados em 311 municípios de 13 estados e Distrito Federal, segundo divulgou nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde. Entre os casos, foram notificados sete mortes. Um recém-nascido teve resultado positivo para o vírus zika. 

Os outros estão em investigação. O Ministério da Saúde chama de casos suspeitos pois ainda precisa confirmar que todos os casos de microcefalia notificados têm realmente relação com o zika. O governo confirmou pela primeira vez essa relação depois do resultado positivo de um exame de um bebê cearense com microcefalia feito pelo Instituto Evandro Chagas, do Pará. "A confirmação do vírus em uma criança com má-formações confirmou a tese da relação entre zika e a microcefalia", disse Claudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. 

Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. O Estado conta com uma equipe de acompanhamento dos casos desde 22 de outubro, segundo a pasta. Do total de casos, 13 estão no Rio de Janeiro. De acordo com o secretário, a 'zika pode causar uma doença grave'. "Mas não sabemos como isso acontece. O inicial é que os mecanismos podem ser os mesmos que acontecem com a dengue", afirmou Maierovitch. *Portal Uol
Posted: 30 Nov 2015 10:17 AM PST
Joabson Brito Cardoso, 19 anos, residente no bairro de Ferradas, em Itabuna, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar de Canavieiras nas proximidades do bairro Jardim Burundanga. 

Ele estava em uma moto com outro elemento que conseguiu fugir. A motocicleta é uma CG 125, cor vinho, com placa "fria" PJO-7003. Quando consultada constatou-se ser de uma Honda/NXR-160 BROS ESD, roubada, licenciada em Itabuna. 

Foram apreendidos ainda um celular, capacete e R$ 5,00. Joabson foi conduzido a Delegacia Territorial de Canavieiras, onde foram tomadas as providências cabíveis. Uma das vítimas de assalto na cidade, reconheceu, como sendo o elemento que a roubou na noite da última quinta-feira (26), por volta das 23 horas, na porta de sua casa, na Avenida ACM, juntamente com outro elemento, nessa moto e portando arma de fogo. (Blog do Sargento)
Posted: 30 Nov 2015 10:00 AM PST
Até agora, para utilizar os fones de ouvido no seu iPhone, o usuário teve de recorrer à entrada analógica apropriada. Mas com o iPhone 7, essa realidade poderá mudar, passando a usar a entrada Lightning.

O bloguer japonês Mac Otakara (via Apple Insider) alega que a Apple obrigará os novos proprietários do novo Iphone a adqurir fones diferentes para conseguirem ouvir música. Todavia, apesar da mudança poder dificultar o uso do smartphone, são previstas muitas vantagens para estes acessórios.

Com a passagem para o digital, os fones de ouvido serão capazes de retirar energia do iPhone e serem capazes de abafar o ruído exterior mais facilmente.
Posted: 30 Nov 2015 09:57 AM PST
Protocolo científico criado por técnicos do Instituto Biofábrica de Cacau foi premiado entre os seis melhores trabalhos do 16º Congresso Brasileiro de Mandioca e 1º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, de 9 a 13 de novembro. Produção de Mudas Micropropagadas de Mandioca em Larga Escala: uma Inovação Tecnológica é o título do trabalho elaborado por Nicolle Moreira de Almeida, Roberto Gama Pacheco Júnior, Jackson de Oliveira Cézar, Hepitágoras Aparecido Gonçalves e Antonio da Silva Souza.

Os procedimentos utilizados para a realização do processo de produção de mudas de mandioca em larga escala comercial apresentam elevados padrões técnicos, entre eles fidelidade genética e alta qualidade fitossanitária. O protocolo para a produção de estacas de mandioca foi adaptado pela equipe da Biofábrica de Cacau, e se destaca dos demais estabelecidos e descritos na literatura até hoje.

Para o diretor geral da instituição, Henrique Almeida, o reconhecimento da excelência técnica da Biofábrica de Cacau é muito importante. "Mesmo vivendo uma fase difícil, com redução drástica dos recursos repassados pelo Governo do Estado, nós continuamos focados na pesquisa e eficácia do nosso trabalho, para manter a qualidade dos serviços prestados aos produtores de cacau, agricultura familiar e demais públicos atendidos", ressalva.

A metodologia foi reconhecida pela Embrapa como inovadora. Trata-se de uma alternativa para a multiplicação rápida de mudas, com produção em larga escala, permitindo a formação de cultivos altamente produtivos e com qualidade genética e fitossanitária, para atender à demanda do Projeto Reniva, destinado ao atendimento da agricultura familiar.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogroll