Verdinho Itabuna


Verdinho Itabuna


Posted: 05 Dec 2015 06:13 PM PST
Incêndio destrói árvores em Ilhéus (Foto: Corpo de Bombeiros/Ilhéus)Os focos de incêndio que alcancam pelo menos três localidades na região norte da cidade que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada, sul da Bahia, são preocupantes, de acordo com o relato do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros da região, Joelson Rezende Gondim, neste sábado (5). A área fica numa distância de cerca de 14 km de Ilhéus e a cerca de 5 km uma das outras.

"Os focos são preocupantes porque têm o prejuízo ambiental. Eles [focos] estão sendo monitorados e combatidos. A situação não está tão complicada porque a característica da região é de área plana, então não fica tão complicado chegar aos locais. Cerca de 30 bombeiros estão trabalhando até que haja extinção de todos os focos", relatou.

Rezente, que também é coordenador da operação de combate ao fogo, conta que a suspeita do Corpo de Bombeiros é de que as chamas tenham sido provocadas por uma queimada na região. "Em algumas terras, as pessoas ocupam o local e queimam a vegetação para passar a ocupar aquele lugar. Acreditamos que o fogo invadiu a floresta", disse.

De acordo com o Eugênio Spengler, Secretário do Meio Ambiente da Bahia, ainda não há dados de quantos hectares o fogo já atingiu. O secretário também citou a suspeita de que o fogo tenha sido "provocado", mas destaca que ainda não tem confirmação do caso.

Na sexta-feira (4), os bombeiros começaram a fazer um monitoramento da área com um drone. Spengler disse que a região está muito seca, mas que os bombeiros e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) acompanham a situação.
Posted: 05 Dec 2015 06:12 PM PST
A Polícia Civil de Eunápolis, no sul da Bahia, investiga a subtração de um bebê de três meses, do sexo masculino, que aconteceu na manhã deste sábado (5). Segundo o delegado Robson Andrade, que investiga o caso, a pessoa que levou a criança de casa, no bairro Alecrim II, é uma mulher que ainda não foi identificada.

Primeiro, a suspeita foi à casa da família e perguntou se a mãe tinha roupas para doar. A mãe disse que não tinha e a suspeita pediu para ver a criança. "A mulher pediu para ver o filho, olhou para a criança, disse que era bonita e foi embora", contou o delegado. Em seguida, a mãe saiu para ir a um mercado do bairro e deixou o bebê com o filho de 9 anos. "Quando a mãe voltou, o filho mais velho disse que a mulher voltou à casa, pediu água e levou a criança. Foi quando começaram as buscas", disse o delegado.

O bebê é o 10º filho de Magnólia de Jesus, uma dona de casa de 39 anos. "Ninguém conhece, nunca vimos ela. Eu fui comprar cloro e deixei ele em casa no carrinho com meu filho e a minha cunhada de 12 anos. Ela chegou, pediu roupas de bebê, mas eu disse que não tinha, que doei tudo. Eu saí para ir comprar cloro e ela voltou logo em seguida", disse a mãe da criança. O bebê usava fralda descartável e uma camiseta com listras branca e laranja. "A polícia disse que vai achar", afirmou.

O crime aconteceu por volta das 9h e já foram realizadas buscas na rodoviária, em hospitais e em pontos de mototaxis pela polícia, na companhia da mãe. Segundo o delegado Andrade, a família vive em harmonia e não conhece a mulher suspeita, que trajava um vestido florido na altura dos joelhos. "Ela é negra, aparenta ter 40 anos, tem cabelos medianos, lisos e pretos. Mede aproximadamente 1,65m", informou o delegado. Por volta das 19h30, os pais da criança estavam na delegacia prestando depoimento.
Posted: 05 Dec 2015 06:12 PM PST
Um homem de 24 anos foi preso em flagrante em Sumaré, no estado de São Paulo, suspeito de pedofilia. Segundo a Guarda Municipal, o jovem conseguiu o telefone da vítima, uma menina de 10 anos, por meio de um vizinho da mesma idade. Ao se assustar com mensagens de teor sexual, a criança mostrou a conversa para a mãe, que conseguiu informações suficientes para que ele fosse preso. O suspeito confessou o assédio.

No primeiro momento, a garota achou que as mensagens eram enviadas por outra criança. Após algum tempo de conversa, o homem começou a escrever sobre conteúdo sexual para a vítima e chegou a enviar fotos de partes íntimas.

Em uma das fotos do celular dos envolvidos, feitas pela Guarda, é possível perceber a inocência da criança. Após o suspeito tê-la convidado para nadar em uma suposta piscina em sua casa, a menina pede que ele compre uma boia, pois ela não sabe nadar sem o acessório.


A menina se assustou com as palavras do suspeito e mostrou o celular para a mãe, que passou monitorar o homem. Ela manteve a conversa fingindo que era pela filha.

Sem desconfiar, ele continuou enviando mensagens pedindo fotos da criança nua, com frases obscenas como "Você deita comigo na cama pelada" e "Você pode nadar comigo agarrado eu e você pelados".

O abuso virtual terminou quando a mãe da criança conseguiu que o suspeito revelasse o endereço da própria residência, no Jardim Esperança. Ela avisou a Guarda e o homem acabou preso por pedofilia virtual.
Posted: 05 Dec 2015 06:12 PM PST
A crise econômica que tem afetado o bolso das famílias brasileiras é um dos principais fatores para a redução no número de assinantes de TV paga no país, na avaliação da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Para o presidente da entidade, Oscar Simões, o setor esperava uma estagnação para este ano, mas não contava com a retração na economia do país.

"Claramente a atividade está sendo afetada pelas expectativas e pela conjuntura econômica", avalia. Segundo ele, ao sentir a crise, as famílias podem adiar a compra de novos pacotes ou demorar para religar no caso de mudança, por exemplo. Além disso, há um crescimento da inadimplência, que pode fazer com que o serviço seja interrompido pelas operadoras.

No início do ano, o setor tinha 19,65 milhões de assinantes, mas os números começaram a cair. Os dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são de outubro e mostram que o número de assinantes passou para 19,39 milhões.

No ano passado, o setor havia crescido 8,7% e, entre 2010 e 2014 o número de assinantes dobrou.

Para Simões, o aumento do uso de recursos para assistir programas e filmes como o Netflix ainda não está interferindo no crescimento do setor.  "Não temos indicadores que sinalizam que a redução se dá pela entrada de novos modelos de vídeo. Essa questão acontece em mercados mais maduros, o nosso mercado ainda está em expansão, e ainda não temos uma rede de banda larga tão expressiva que permita esse tipo de conclusão", disse.


Segundo ele, no ano que vem pode haver uma redução ainda maior de clientes, principalmente em 15 estados e no Distrito Federal, onde a alíquota do ICMS sobre o serviço deverá passar de 10% para 15%. "O aumento da carga tributária é uma das nossas maiores preocupações para o ano que vem. Porque junta isso com um momento ruim e acaba tendo um efeito negativo muito grande, com aumento do preço e a redução da demanda", diz Simões. Com informações da Agência Brasil. 
Posted: 05 Dec 2015 06:12 PM PST
A partir de 2016, o governo do Estado vai reformular o Programa Habitacional do Servidor Público (PHSP), também conhecido como Prohabit, que facilita a compra da casa própria para o servidor público estadual. Agora, o programa contemplará a o servidor ativo, com mais de dois anos de serviço, que não possua imóvel na Bahia e com renda de até sete salários mínimos. As novas habilitações valerão após o início da reestruturação.

Todos os contratos assinados anteriormente com a Caixa Econômica Federal serão honrados pelo governo. Segundo o governador Rui Costa, as mudanças no formato do Prohabit vão ajustar a demanda pelo programa ao orçamento do Estado, priorizando o servidor que não possui nenhum imóvel residencial e cuja renda alcance um determinado teto. Assim, o estado vai poder atender a um maior número de servidores.

"Não vamos deixar o servidor público sem um programa de habitação, mas queremos, com esta reestruturação, garantir o acesso à casa própria daquele servidor que ainda não adquiriu o seu imóvel. Vamos priorizar o servidor que mais precisa, fazendo, desta forma, justiça social", afirma Rui.


O  Programa Habitacional volta a ser disponibilizado ao servidor após período de suspensão, por conta da crise econômica, que impactou diretamente na transferência de recursos federais, na queda da arrecadação do Estado e na execução orçamentária do programa. O governo esclarece que o programa não havia sido extinto, apenas haviam sido interrompidas novas habilitações.

O PHSP ganhará novo formato e continua sendo gerido pelas secretarias da Administração, Fazenda e Desenvolvimento Urbano, e executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder),

A depender da renda do servidor, o crédito, no prazo de 180 meses, é de até 50% do valor da prestação pactuada com o banco. Após o término do financiamento, o servidor paga ao Estado o crédito recebido em até 180 meses e taxa de juros de 0%.
Posted: 05 Dec 2015 01:07 PM PST
A Polícia Militar de Coaraci, em uma rápida ação, prendeu na noite de sexta(4) um elemento acusado de tentativa de homicídio entre os distritos de União Queimadas e Bandeira do Almada, município de Itajuípe. 

De acordo com informações, a Polícia foi acionada por populares após ouvirem disparos de arma de fogo. Em diligência, a polícia prendeu Givanildo Araújo dos Santos, que confessou de ter efetuado os disparos após reação da vítima.
Com o acusado a Polícia apreendeu a arma utilizada para o crime. Givanildo foi conduzido a delegacia e autuado em flagrante.
Posted: 05 Dec 2015 12:45 PM PST
Um homem identificado como Rubem, procurou a Polícia Militar de Coaraci, acusando o senhor José Lima, 50 anos, de furtar os peixes da represa de sua Fazenda, localizada na Zona rural de Coaraci. Porém , quando a polícia se deslocou até o local, encontrou  o senhor José Lima com lesões corporais.
José, que seria alvo das acusações, deixou de ser acusado e se tornou vítima, acusando Rubem de tê-lo o amarrado e o agredido. Alem das agressões, Rubem foi acusado também de invadir a casa de José com mais três indivíduos e roubar uma espingarda, uma chumbeira, dois facões, um cofrinho com moedas,um rádio e um par de esporas.
A vítima foi socorrida por um vizinho que ouviu os gritos de socorro.

Em diligência,em busca dos outros envolvidos, a polícia conseguiu prender apenas Rafael. Todos foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil,  inclusive a vítima, que foi liberada após pagar fiança, já os agressores foram autuados em flagrante.
Posted: 05 Dec 2015 12:22 PM PST
A Polícia Militar de Itabuna realizou a apreensão de 4 elementos na manhã deste sábado (5) na "feira do rato", Centro Comercial da cidade. Os nomes dos acusados não foram divulgados.

De acordo com a Polícia, dois dos elementos estavam praticando diversos assaltos no Centro Comercial,  já os outros dois, um tinha mandado de prisão em  aberto e o outro foi preso portando munições. Todos os elementos foram conduzidos à delegacia local.
Posted: 05 Dec 2015 12:13 PM PST
Uma carteira de habilitação em nome de Lucas Diego Silva Farias,  foi encontrada e deixada na Base Comunitária de Segurança do Monte Cristo na manhã deste sábado (5). Quem tiver informações sobre o dono do documento, informar que a CNH encontra-se no local. 
Posted: 05 Dec 2015 10:15 AM PST
Policiais militares da Cipee Cacaueira apresentaram no Complexo Policial, na noite desta sexta-feira (04), um casal que havia terminado de aplicar um golpe com cartão clonado na cidade de Ibicuí. 

O casal chegou a sacar R$ 8.000,00 e, quando se preparava para retirar mais dinheiro, o gerente da agência do Banco do Brasil daquela cidade, distante 82 quilômetros de Itapetinga, desconfiado, acionou a polícia. Elizandro Pacheco Nascimento, de 26 anos, e Denise Oliveira dos Santos, de 21, foram presos em flagrante. Elizandro, que reside em Caatiba, estava com duas Carteiras de Habilitação falsas e dois cartões clonados. O saque foi feito por Denise que apresentou um cartão e uma CNH em nome de Luciana Cristine, porém a foto estampada no documento era da estelionatária, que admitiu o crime. 

Já em Itapetinga, Denise informou aos policiais que em sua casa, em Caatiba, havia outros três cartões e CNH's falsos. Os PM's fizeram a apreensão dos documentos e ainda de uma pequena porção de maconha. Embora seja de Caatiba, Elizandro cometia os crimes de estelionato em outras cidades. Denise, sua companheira, é de São Paulo. Os policiais acreditam que o casal faça parte de uma quadrilha e já vinha sendo investigado pela equipe do delegado Roberto Júnior, que é delegado substituto em Caatiba. O casal ficará preso em Itapetinga à disposição da justiça criminal de Ibicuí. (Itapetinga na Mídia)
Posted: 05 Dec 2015 10:15 AM PST
O acusado de assalto a banco, tráfico de drogas e homicídios, Remo dos Santos Brito Souza, 34 anos, foi transferido nesta manhã de sábado (5), de Porto Seguro para Itabuna. 

Ele foi preso no extremo sul, após fugir baleado em Itabuna, e se apresentar em um hospital daquela região com o nome falso. 

O suspeito já foi preso em várias cidades do Brasil, incluindo Jequié, cidade baiana que, ele foi detido em companhia de um perigoso traficante conhecido como Borges. Na época, a Polícia Civil informou a imprensa que as investigações apontavam ramificações dos bandidos com ligação ao PCC.
Posted: 05 Dec 2015 10:15 AM PST
Posted: 05 Dec 2015 10:15 AM PST
Mais uma polêmica envolvendo Joelma e Ximbinha tomou conta dos sites de celebridades nesta sexta-feira (4). De acordo com informações do site 'Uol', uma ordem judicial feita pela 4ª Vara Cível da Comarca de Olinda-PE não permite que os ex-sócios utilizem a palavra Calypso em seus novos nomes artísticos. 
Após a decisão, a cantora, que já havia lançado seu nome solo como 'Joelma Calypso', vai se apresentar como Joelma, apenas. Já Ximbinha, ainda não se pronunciou sobre o assunto. No dia 22 de novembro, o músico colocou um "X" na frente do seu nome e banda, 'XCalypso'.

Joelma segue na 'Calypso' até o dia 31 de dezembro, quando fará um show no Ano Novo de Macapá, capital do Amapá. Com uma nova vocalista, Thábata Mendes, a banda fará sua primeira apresentação para o público no dia 3 de janeiro, no Pará.
Posted: 05 Dec 2015 10:15 AM PST
A atriz Marília Pera morreu neste sábado (5) aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Ela faleceu por volta das 6h da manhã, ao lado de familiaresm, em casa, no bairro de Ipanema. O velório será no Teatro Leblon, sala Marília Pêra (Rua Conde de Bernadote, 26 - Leblon), a partir de 13h, também neste sábado.

A atriz estava afastada dos trabalhos há cerca de um ano devido a um tratamento de um desgaste ósseo na região lombar. Um dos últimos trabalhos da atriz foi na série "Pé na Cova", exibida pela TV Globo.

Marília Pera era uma das artistas mais completas do Brasil, pois além de interpretar e atuar na TV e no teatro, era cantora, bailarina, produtora e coreógrafa. No seu currículo, estão mais de 50 peças, quase 30 filmes e cerca de 40 trabalhos na televisão. 


Posted: 05 Dec 2015 10:15 AM PST
Duas irmãs morreram envenenadas nesta sexta-feira (4) no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Regina dos Santos Paes, 26 anos, e Gleide dos Santos Paes, 30, chegaram a ser socorridas para o hospital depois de, segundo suspeitas da polícia, serem envenenadas com chumbinho por volta das 6h30, no condomínio Bosque das Bromélias, em São Cristóvão, onde moravam.  

O suspeito do crime, um homem de cerca de 50 anos identificado pelo apelido de Bigode, foi espancado e atingido por golpes de arma branca, sendo morto por linchamento - ele foi levado ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.  A polícia ainda investiga as causas do crime. 

De acordo com a Central de Polícia, além de Regina, que estava grávida de dois meses, e de Gleide, outras duas pessoas da mesma família também foram vítimas do envenenamento, mas sobreviveram. Isac Henrique dos Santos, 49 anos, e uma criança de 2 anos seguem internadas no Hospital Menandro de Farias. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos dois.

O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Posted: 05 Dec 2015 10:15 AM PST
A baiana Suzana Bertolucci, 33 anos, teria muito pouco em comum com a paulista Pamela da Silva Pavanelli, 23. Uma é comerciante, a outra, dona de casa. Enquanto Suzana não desejava ter filhos, Pamela sempre sonhou com a maternidade.

Caminhos diferentes que nunca seriam cruzados senão por uma coincidência: ambas são mães de crianças com microcefalia. Enquanto Suzana engravidou por acidente da pequena Ana Laura e aprendeu a curtir a ideia de ser mãe na gestação, a gravidez de Davi foi desejada antes mesmo do seu início por Pamela. 

Suzana, a baiana de Paulo Afonso, contraiu aos três meses de gravidez o vírus da zika que afetou o desenvolvimento de Ana Laura, nascida há dois meses. Já Pamela, moradora de Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, teve um quadro de toxoplasmose não diagnosticado durante a gestação.

Hoje, as vidas delas são unidas pelo amor e luta pelos seus filhos. Estas são as suas histórias:

***

Suzana Bertolucci, 33 anos, natural de Paulo Afonso (BA)
"Sou completamente apaixonada pela minha filha. Sempre tive medo da responsabilidade de ter um filho, e sempre tive medo de hospital. Por isso, fui prolongando a decisão de ser mãe. Primeiro dizia que ia ter aos 31 anos, depois adiei. Tudo por medo.

Tanto o medo do parto quando o da responsabilidade, porque eu sei que uma criança muda a vida dos pais. E Ana Laura mudou a minha vida totalmente. Só que para melhor.

Descobri que estava grávida no final do janeiro, e não foi algo planejado. Se eu planejasse, era capaz de não ter tido filhos nunca. Mas eu vou te dizer - se eu soubesse que era assim, eu tinha tido antes. É uma sensação tão boa, olhar aquele rostinho brincando, sorrindo, com as perninhas balançando. É maravilhoso.


Com três meses de gestação, tive a Zika, eu e o meu irmão. Estava com manchas no corpo e muita coceira. Mas a gente achou que provavelmente era uma infecção alimentar, porque ainda não tinha muitas informações sobre a zika.

O diagnóstico da Ana Laura só chegou no fim da gestação, no final de agosto. Eu comecei a ter um pouquinho de pressão alta, e a médica solicitou a ultrassom. Lá, descobrimos que a minha neném tinha microcefalia, mas ela não me explicou direito o que era e pediu para que eu procurasse um especialista na capital – em Salvador ou Recife.

Fomos direto no Google e tomamos aquele susto. Receber aquela notícia foi desesperador, ainda mais sem ter muita informação. Na hora, eu me segurei, saí da sala da médica tranquila, mas quando eu entrei no carro não deu pra segurar e desabei.

A gente [Suzana e o marido, Luciano Bertolucci] chorou bastante. Fomos direto para casa e não fomos mais trabalhar, eu não queria ver mais ninguém. E não tivemos muito tempo para nos abalar, porque Laurinha já estava perto de nascer e tínhamos de ver tudo antes.

Acabamos voltando para Salvador, de onde tínhamos saído há um ano para ficar mais perto da minha família em Paulo Afonso. Largamos tudo – emprego, casa, nossa loja de sapatos. Nem pra me despedir de casa ou dos parentes eu voltei até agora.

A Ana Laura nasceu no dia 30 de setembro no Hospital Geral Roberto Santos, onde fui literalmente pedir socorro na emergência da unidade após descobrir o diagnóstico dela, porque não tinha recebido até então nenhuma informação sobre quem podia procurar.

Ela foi uma das primeiras a nascer lá com microcefalia. A situação está grave. Uma enfermeira amiga nossa disse que dos 21 leitos do hospital, sete estão ocupados com crianças com microcefalia.

Os médicos não tinham nos dado muita esperança sobre a sobrevivência da Laurinha, e minha filha ficou um mês internada na semi-intensiva. Eu brinco com Luciano que é como se a gente não tivesse vivendo de verdade enquanto ela estava no hospital.

 A gente não via jornal, a gente não via televisão, só acordava, tomava café e saía para ficar com ela. E depois só voltava para dormir. Era muito desgastante. Como deixamos tudo em Paulo Afonso, estamos morando na casa de amigos aqui em Salvador. Uma hora na casa de um, outra hora na casa de outro. Mas eu penso que tem tanta gente pior que a gente, passando por dificuldades piores, então isso nunca nos desanimou muito não.

O que a gente pediu muito a Deus foi para conseguir trazer ela do hospital bem. E conseguimos isso, até antes do prazo, um dia após a Ana Laura completar um mês de nascida.

Quando os médicos falam o que é microcefalia, a gente fica pensando que o bebê vai ser uma criança diferente, paradinha. Mas isso não é Laurinha. Ela é muito ativa, cheia de personalidade e manhas, tem muita energia e muita força. Eu não vejo diferença dela para outra criança. Ela é bem espertinha. Com 15 dias de nascida, ela já levantava o tronco todo.

Meu marido está encantado com ela. O cuidado dela é dividido inteiramente entre nós. Ele é um pai especial, um paizão. Acorda de madrugada para dar a comida dela, tudo. No hospital ela ficou um mês internada, e nós dois ficamos ao lado dela o tempo todo.

Hoje, temos acompanhamento com neuropediatra, e com o pediatra normal. Vamos ter uma consulta com o neurocirurgião, e estamos tentando marcar uma consulta com o fisioterapeuta. Também tentamos vaga para ela no Hospital Sarah, mas não conseguimos.   

Eles [os médicos] dizem para a gente que não teve como saber como vai ser o futuro, porque isso afetou o sistema nervoso e neurológico dela. Com estímulos, só Deus saberá dizer o que ela pode fazer. Eu tenho certeza que o nosso amor e a nossa dedicação também ajudam ela, e muito.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogroll