Dia da agricultura familiar mobiliza produtores.

O evento teve a participação expressiva de mais de mil agricultores que na ocasião, tiveram a oportunidade de contratar operações do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), receber parcelas de empréstimos e participar de palestras e treinamentos.

O território de Irecê comemorou pela primeira vez o dia da agricultura familiar, reunindo agricultores, representantes sindicais e órgãos de governo que promoveram debates, palestras, feiras e exposições, voltadas para o setor. O evento realizado no último dia 07, no Ginásio de Esportes de Irecê, foi uma iniciativa promovida pelo Banco do Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), CONAB, CODEVASF, Governo do Estado da Bahia, Prefeituras do Território, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), FETAG, sindicatos de trabalhadores rurais, e outros órgãos relacionados à agricultura familiar, em consonância com as políticas do Governo Federal.
O evento teve a participação expressiva de mais de mil agricultores que na ocasião, tiveram a oportunidade de contratar operações do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), receber parcelas de empréstimos e participar de palestras e treinamentos. Os participantes ainda contaram com o auxílio da equipe do AGROAMIGO, que apresentaram vantagens do programa de microcrédito do Banco do Nordeste para o financiamento de atividades econômicas no meio rural. A instituição em seu stand liberou 218 parcelas de financiamentos do PRONAF-AGROAMIGO, além de ter feito liberação de financiamentos das outras linhas de crédito do PRONAF para aquisição de animais (bovinos, caprinos e ovinos), de tratores e implementos para implantação de infraestrutura de produção das propriedades de agricultores familiares.
O dia da agricultura familiar teve a participação de stands do Banco do Nordeste do Brasil (agência itinerante), CONAB, MDA, EBDA, CODEVASF, FETAG e órgãos do governo que realizou a emissão de documentos como carteira de trabalho, CPF e bloco de notas. A Prefeitura de Irecê, foi a responsável por boa parte da logística do evento e também montou um stand com a participação efetiva das secretarias de Agricultura, Educação, Saúde e Meio Ambiente.
Nilo Meira Filho, superintende regional do Banco Nordeste afirmou que "cursos e eventos como este, auxiliam o agricultor a continuar fazendo o que gosta, que é ficar no campo, gerando emprego, renda e produzindo os alimentos que enchem a mesa dos brasileiros". O agricultor Giese Alves Barreto de 65 anos concorda com Nilo e ressaltou a importância do evento na capacitação dos produtores. "Planto mamona e milho e tem muitos anos que não dá nada, mas saímos de seminários como estes renovados, aprendemos muita coisa que nos ajudam a continuar. As vezes achamos que o governo não vem fazendo nada, mas aqui conhecemos as ações que fizeram e que vão fazer é muito bom".
Fonte: www.ketamoco.com.br

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us