Xiquexique pode ter sua primeira indústria de beneficiamento da folha da carnaúba

Carnaubeira - a árvore da vida

O secretário de estado Edmon Lucas esteve recentemente (17/3) em Xiquexique, a fim de visitar o Baixio de Boa Vista e reconhecer o potencial de exploração e geração de emprego da extração da cera da carnaúba.
O encontro se deu nas dependências do parque aquático Ponta das Pedras e teve a participação do prefeito Reinaldo filho, do deputado Reinaldo Braga, dos assessores Manoel Bonfim e Herbet, além de empresários de Santa Catarina. O evento contou ainda, com a participação do Sr. Josiel, morador de Xiquexique e profundo conhecedor da carnaúba.

Mais de 70 pessoas, incluindo vereadores e secretários Municipais participaram da reunião e ouviram atentamente o secretário Edmon Lucas que se comprometeu publicamente viabilizar para Xiquexique a primeira indústria de beneficiamento da folha da carnaúba no Estado da Bahia. “Esperamos que o secretário Edmon Lucas dê celeridade aos estudos da Secretaria de Integração Regional do Estado para que, o Município de Xiquexique venha, num futuro próximo, receber esses investimentos”, frisou o prefeito Reinaldo Filho.

No Município de Xiquexique existem grandes extensões de carnaubais protegidas pela APA – Área de Proteção Ambiental -, e na opinião do comerciante e professor de educação física Manoel Amâncio Feitosa Ramos, essa “é uma grande oportunidade de se implantar em Xiquexique, uma indústria, como já existe no estado do Piauí”.

Em seu pronunciamento, o secretário Edmon Lucas deixou claro que a não exploração da cera da carnaúba é um desperdício de dinheiro e de geração de emprego e renda. Lucas prometeu, ainda, incentivar a criação de uma cooperativa. O secretário falou da importância da iniciativa privada em participar desse tipo de empreendimento a fim de extrair todos os benefícios da palha da carnaúba, tida como a árvore da vida.
A carnaúba é uma das principais espécies extrativas do semiárido nordestino, desenvolvendo-se nas áreas baixas circundantes aos recursos hídricos, várzeas e planícies de inundação, constituindo as chamadas matas-galerias ou matas-ciliares, sendo que no Estado do Ceará a sua maior ocorrência dá-se nos vales dos rios Coreaú, Acaraú, Jaguaribe e Cauípe.
A Carnaúba é encontrada nos Estados do Ceará, Piauí, Rio grande do Norte. Mas ainda existem carnaubais no Maranhão, Bahia (no vale do São Francisco). Pernambuco e Paraíba. (do site: paginarevista.com)

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us