Grupo italiano apresenta projeto de energia eólica para Morro do Chapéu

A Enel é líder no setor de energia renovável, o quarto maior em geração de energia eólica e presente em 28 países

Mostrar detalhes do projeto Cristal, a ser implantado em Morro do Chapéu, com previsão para operação em 2013. Com essa intenção, diretores do grupo italiano Enel, um dos ganhadores do segundo leilão de energia eólica, ocorrido no dia 26 de agosto deste ano, com 16 projetos sendo selecionados, totalizando na geração de 587,4 MW, reuniram-se, nesta sexta-feira (10), na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), recebendo a garantia de apoio logístico necessário para o êxito dos empreendimentos.

A Enel é líder no setor de energia renovável, o quarto maior em geração de energia eólica e presente em 28 países, com capacidade instalada de 95 GW e geração renovável de 34 GW. O grupo trabalha na geração de energia hidroelétrica, eólica, geotérmica, solar fotovoltaica, biomassa, térmica e nuclear.

Na Bahia, a Enel foi vencedora de três parques eólicos, o Cristal, com 30 MW, o Primavera, com 30MW, e o São Judas, também com 30MW, totalizando 90MW, todos localizados no município de Morro do Chapéu. Além disso, tem estudos comprovados na Bahia para uma capacidade de geração de mais de 1000MW, destinada a futuros leilões.

Na ocasião, o secretário Wilson Brito destacou o grande potencial da Bahia no setor de energia renovável, incluindo energia solar. Informou que já está na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o processo para regulamentação da referida energia e, em breve, terá a primeira experiência com tais equipamentos no Estádio Roberto Santos (Pituaçu).

Segundo o superintende de Energia e Comunicações, Silvano Ragno, a Seinfra, de acordo com os protocolos de intenções já assinados, viabilizará o apoio logístico e também o apoio nas interligações com a rede do sistema elétrico nacional.

A coordenadora de Energia Renováveis, Barbara Carvalho, destacou a implantação de mais de 30 mil sistemas fotovoltaicos individuais instalados por intermédio do programa Luz Para Todos para atendimento às residências isoladas e distantes da rede elétrica. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Enel, Paolo Romanacci, e a assessora especial, Marina Pimentel, manifestaram o interesse da empresa em futuros investimentos na Bahia.

O superintende da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, Paulo Guimarães, ressaltou a importância da instalação de fábricas de fornecedores de turbinas eólicas na Bahia, onde o Governo do Estado concede atrativos fiscais e dispõe de universidades, escolas técnicas e centro tecnológico para capacitação de mão de obra especializada.

Fonte: AGECOM - BA

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sou,john Melquiades tenho uma fazenda em Campo Formoso-ba no norte da bahia com 2500 hectares inteiramente disponivel para arredamento de energia eolica.

    ResponderExcluir
  2. tenho 2500 hectares em campo formoso-ba john_melquiades@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esse meu terreno e plano, corta uma estrada oficial que liga campo formoso e umburanas-ba. Documentaçao com escritura, cadeia sucessoria etc,chove em media 1100 ml por ano aceito proposta de venda, cel. 075 91704727.

    ResponderExcluir

Connect With us