Mobilização em Barreiras fortalece os pequenos negócios

O mutirão do Empreendedor Individual em Barreiras mobilizou a população para participar de palestras e atendimento para registro dos pequenos negócios. O trabalho foi realizado por uma equipe de profissionais que foi ao encontro do pequeno empreendedor na casa e no comércio, para levar informação e convocar para palestras durante a semana do mutirão.

A mobilização veio para fortalecer os pequenos negócios e reduzir a informalidade no município. O trabalho feito em parceria com a Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas continua mesmo depois do mutirão, para proporcionar a oportunidade ao empreendedor de ter acesso aos benefícios da previdência social, serviços bancários, melhoria nas vendas e regularização da empresa.

Conforme o técnico do Sebrae, Cláudio Freitas Santos, que tem acompanhado o mutirão na cidade, houve uma boa receptividade da população. “Alguns já sabem do que se trata, outros até já se formalizaram. Com a mobilização estamos consolidando o trabalho que foi realizado com o primeiro mutirão”.

“Esse trabalho fortalece o comércio e proporciona mais profissionais regularizados, esperamos ampliar o número de empreendedores formalizados na cidade com essa mobilização”, declarou o técnico do Sebrae Marcus Vinicius Azevedo.

Durante o mutirão, a vendedora Jeronice de Souza Ramos, que trabalha no ramo de confecção há quatro anos, formalizou seu negócio e tem expectativas de crescimento. “Vi o pessoal passando na rua divulgando e decidi abrir minha empresa, pois terei muitos benefícios sociais e acesso ao crédito. Pretendo investir mais em meu negócio e futuramente abrir uma loja”. A empreendedora ficou satisfeita ao conseguir abrir a empresa e receber o CNPJ na hora. “Fiquei feliz, pois o processo de abertura foi simples e rápido”,

De acordo com dados oficiais do Sebrae, esse ano na Bahia foram formalizados 42.398 empreendedores, o que significa pessoas que deixaram de ser autônomas e se tornaram empresárias. Em Barreiras, 952 autônomos já saíram da informalidade, e se tornaram Empreendedores Individuais, um avanço para o município com 140 mil habitantes. O mutirão veio para ampliar esse número, com possibilidades de desenvolvimento para a cidade. “O Empreendedor Individual traz a oportunidade para o autônomo se formalizar, e traz um aspecto de dignidade para o indivíduo que estava sem amparo da lei. Durante o mutirão vamos aos bairros para tirar as dúvidas dos empreendedores e buscar novos profissionais que desejam se tornar um empreendedor individual”, declara Eerson Cardosoo coordenador regional do Sebrae em Barreiras.
Fonte: falabarreiras.com - Texto e fotos: Rosiane Donato

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us