Casa Nova realiza Festa do Interior dos Ribeirinhos

Começaram os preparativos para a Festa do Interior dos Ribeirinhos, no Distrito de Pau-a-pique, localizado há 134 quilômetros de Casa Nova, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, em comemoração ao padroeiro, São Sebastião. De acordo com o vereador Leonardo Silva, a festa reúne em média mais de 30 mil pessoas, “o tradicional evento reúne os filhos da terra, movimenta o comércio local e estimula o turismo do interior.

As melhores praias de água doce do Vale do São Francisco encontram-se na região de Pau-a-pique, lá estão também as mais belas dunas, na região de Barra da Cruz”, explica Leonardo Silva. A professora aposentada, Constância Braga, diz que a devoção ao santo na localidade começou ha mais de 200 anos quando seu bisavô, ainda menino adquiriu a peste, doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Yersinia pestis que matava rapidamente. Sua tataravó, mãe de seu bisavô fez uma promessa ao santo, ao adquirir a graça da cura ela e toda a sua família passaram a celebrar com devoção o dia do santo.

A festa do padroeiro é familiar, mas toda a comunidade de Pau a Pique festeja, paga promessas e confraterniza nesta data. Muitos moram distantes e retornam à terra para reencontrar a família e amigos. Durante as comemorações devotos, moradores e turistas se reuniram em frente à Igreja de São Sebastião para percorrer as ruas de Pau a Pique em homenagem ao santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Ao som de cânticos e orações crianças, adultos e idosos agradecem as graças alcançadas.

Programação

18/01 - Banda Sensação.
19/01 - Bonde do Maluco e Brega e Vinho.
20/01 - Banda Voa Voa e Wanderley do Nordeste


Lidiane Cavalcante - ASCOM/PMCN

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us