Petição Em defesa da tradição e da cultura religiosa de Rio de Contas!

Rio de Contas - cidade histórica da Chapada Diamantina, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - conhecida pela sua beleza natural, arquitetônica e cultural, corre o risco de perder algumas de suas tradições. É verdade que com o passar do tempo o mundo se transforma e junto com as transformações, mudanças vão surgindo em város âmbitos da sociedade. Porém, quando a mudança ou transformação visa beneficiar uma população, por exemplo, é bem aceita à medida em que há uma interação do povo com as referidas transformações, o que gera harmonia social. Pois bem, queremos essa harmonia e esse bem estar em nossa cidade novamente.

É vergonhoso que um povo inteligente, que tenha certa cultura, povo hospitaleiro e artista, que antes nunca baixou a cabeça diante das imposições e intrasigências, agora fique no abismo do silêncio e aceite ser reprimido, deixando-se sufocar pelos mandos de quem não conhece nem valoriza nossa cultura. Se não valoriza certamente também não tem, afinal se tivesse saberia dar o valor merecido.

Nascemos ouvindo os maviosos acordes da nossa querida LIRA DOS ARTISTAS, a "Santa Lira", agora criticada por uns poucos, mas amada por muitos. Antes ninguém falava que a banda (filarmônica) cobrava caro nas festas e nem se ofendia quando a defendíamos com fervor. A banda cobra o que merece. E o dinheiro da arrecadação para as festas é para a realização da festa e não para manter a igreja ou congregações. Sempre existiu uma porcentagem destinada à diocese. Por que agora tem que retirar também para a outros fins?

Clique aqui ler o texto na integra e assinar a petição.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us