Denunciado descaso com merenda escolar na Bahia

Uma reportagem polêmica veiculada pelo Fantástico, exibido na TV Globo neste domingo (8), mostrou a situação irregular das merendas distribuídas para os estudantes de escolas públicas do Brasil. Em um mês de investigação jornalística, o programa encontrou comida estragada, vencida, mal armazenada e sem condições de ser consumida em mais de 50 colégios – estaduais e municipais – visitados em cinco estados: São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

Em Itaparica, foram a duas escolas municipais. Uma funcionária contou que quase não tem merenda e, naquele momento, só havia açúcar no estoque. Desde o início do ano, a geladeira da escola está vazia, apenas com água. Já em Nazaré, as refeições dos mais de quatro mil alunos da cidade saem de uma cozinha da prefeitura. Segundo uma funcionária, as crianças comem biscoito de má qualidade por pressão do fornecedor dos alimentos. Após saber sobre a reportagem, a prefeitura cancelou o contrato com o fornecedor e informou que a nutricionista pediu demissão.

Em uma escola municipal de Santa Teresinha, também no interior da Bahia, a tubulação de esgoto passa pela cozinha. O charque estava sem data de validade e entre os sacos de comida, muitas formigas. Em novembro de 2010, a Polícia Federal na Bahia prendeu sete prefeitos. Dentre a acusações, desviar verbas federais para favorecer uma empresa distribuidora de merenda, que superfaturava preços e não entregava comida. Entre os políticos presos, estava o prefeito de Santa Teresinha, Agnaldo Andrade, que ficou dois dias na cadeia e continua no cargo.

Em uma escola municipal em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, toda a merenda estava estragada. Também foram encontradas embalagens de arroz dentro do prazo de validade em local inadequado, ao lado do banheiro. Apesar de o arroz estar no prazo, o macarrão estava com bicho. “Isso não representa a realidade do município na gestão da merenda escolar nem na gestão da educação de modo geral. Não vai acontecer mais de maneira nenhuma”, assegurou o prefeito de Vera Cruz, Magno de Souza Filho.

Este ano, o Ministério da Educação vai repassar mais de R$ 3 bilhões a governos estaduais e prefeituras do país para a compra de merenda. O objetivo é beneficiar 45 milhões de estudantes.

Comente abaixo se encontrar irregularidades nas escolas de sua região, so liberaremos os comentarios que tiver identificação do seus autores.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us