Luizinho Sobral homenageia Lapão na Assembleia Legislativa

O Deputado infrafirmado, solicita na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos desta Casa Legislativa, Moção de Congratulações pelo transcurso do aniversário da cidade de Lapão em 09 de maio, comemorando 26 anos de emancipação política.

Dizem os historiadores que “ as terras onde se localiza o atual município de Lapão, bem como diversos outros da região, foram comercializadas, pela primeira vez, no ano de 1807. Na época os herdeiros de Antônio Guedes de Brito retiraram do imenso latifúndio herdado uma porção de terras denominada “Barra do São Rafael” e venderam a Joaquim Alves Ferreira, Joaquim Gomes Pereira e Domiciano Barbosa Pereira.

No ano de 1836, a descoberta de ouro nas serras do Assuruá, atual município de Gentio do Ouro, atraiu centenas de garimpeiros e acelerou o processo de ocupação de terras. Assim em 1840, o garimpeiro e fazendeiro João José da Silva Dourado comprou um latifúndio chamado “Lagoa Grande” retirado da “Barra de São Rafael”, pela quantia de 1 (hum) conto e duzentos mil reis. Em 1870, seus herdeiros vieram de Brotas de Macaúbas para um lugar chamado Mundo Novo, atual América Dourada.

Por volta de 1895, Herculano Galvão Dourado, um dos herdeiros de João José, juntou-se com alguns familiares e ex-escravos e se aventurou pela caatinga, em busca de um bom lugar para construir um povoado. Herculano e os demais ocuparam uma área chamada Fazenda Boi, dentro do município de Lapão.

No ano de 1900 aconteceu a descoberta do Lapão ou Lapa Grande, local onde tinha um “rio subterrâneo” cuja água atraia animais e aves. Era coberto por caatinga, havia muitos animais e abundância de mel produzido por diferentes espécies de abelhas, terras férteis, madeira e muita caça. Ainda em 1900, Herculano decidiu colonizar suas terras, fundando um povoado.

A história da ocupação habitacional de Lapão está diretamente ligada com a ocupação de Irecê, de onde o município foi desmembrado. Herculano queria construir um povoado e para isso não se importava em repartir sua terra, dando um pedaço para quem quisesse construir uma casa, “botar uma roça” ou um criatório de gado. O gesto benemérito de Herculano, que tinha uma visão futurista, possibilitou o surgimento e desenvolvimento do núcleo habitacional chamado Lapão”.

Em 07 de Julho de 1955, através do Decreto Lei Estadual nº 16.279, Lapão foi elevado à categoria de Distrito. A instalação ocorreu no dia 20 de setembro de 1955.

No dia 01 de Janeiro de 1986, a Dra. Zaudith Silva Santos, Juíza Eleitoral da Comarca de Irecê e Ozório Manoel de Miranda, Escrivão Eleitoral, de acordo com a Lei nº 4.445, de 09 de maio de 1985, publicada no Diário Oficial de 10 de maio de 1985, declarou instalado o município de Lapão, desmembrado de Irecê. O evento contou também com a presença do Prefeito, vereadores e autoridades locais.

O município faz parte da Micro-região de Irecê, estando a 495 km da capital baiana. Segundo dados do IBGE no senso de 2010, possui uma população de 25.646 habitantes.

Lapão também conhecida como a capital da cenoura por ser a maior produtora de cenoura do Brasil, tem uma economia muito forte e conta com três distritos fortes economicamente, sendo eles Aguada Nova, Belo Campo e Tanquinho.

Entre os Distritos, Aguada Nova, destaca-se como o maior deles em termos de população e desenvolvimento. A sua economia é voltada para a agricultura irrigada.

A cidade de Lapão é movimentada por festejos populares como o carnaval, considerado o maior e mais tradicional de interior da Bahia. Também o aniversário da cidade é muito bem comemorado e todos os anos atrai pessoas de toda região para o desfile cívico de 7 de Setembro. Belo Campo tem o maior e mais tradicional São João da região de Irecê e Aguada Nova conta com os Festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa, uma festa tradicional que acontece nos dias 04, 05 e 06 de agosto.

Dê-se ciência da presente Moção ao Prefeito Municipal, seus secretários, ao Presidente da Câmara e aos vereadores, às lideranças locais e à imprensa.



Sala das Sessões, 06 de maio de 2011


LUIZINHO SOBRAL


Deputado Estadual



Fonte: ASCOM


Leia tambem:
CANARANA: Pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais de 2012
Ilderley Martins, um dos prováveis nomes para concorrer as eleições municipais de 2012.
Lei que criou o Distrito de Salobro no Município de Canarana.
Município de Caém poderá reaver os Povoados de Baraúnas e Vila Cardoso.
Pavimentação de rodovia impulsiona desenvolvimento na Região de Irecê.
Deputados petistas querem o fim da reeleição na Assembleia.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us