Emancipalistas da Bahia se reuniram no Distrito de Riacho da Onça

O Distrito de Riacho da Onça foi palco na tarde deste sábado (27) do maior Seminário sobre emancipação de distritos já realizado na Bahia.

Reuniu delegações de emancipalistas de vários Distritos do Estado como: SALOBRO/Canarana, STELA DE BOIS/Jaguaquara, IBIAPORÃ/Mundo Novo, PILAR/Jaguarari, SANTANA DO SALOBRO/Casa Nova, SALGADALIA/Coité, ITATIAIA/São José do Jacuípe, ANGICO/Umari, PEREIRA/Santa Luz, VILA CAFÉ/Encruzilhada, ITAMARATI/Ibirapitanga,  e HUMILDES/Feira de Santana, além de deputados, prefeitos e vereadores com o objetivo de conscientizar e mobilizar a opinião pública, formar as associações emancipalistas locais, e buscar a união dos distritos para consolidar uma representação Estadual.
Palestra com Luiz Carlos Moreira Farias da FAEC

Após a palestra proferida por Luiz Farias (natural de Maracás-Ba), pela forma didática como foi exposta, onde ficaram evidente os benefícios que virão com a emancipação em que tanto a área emancipanda como o município mãe saem ganhando. Luiz Carlos Morão Maia, presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios da Assembléia do Ceará, também esclareceu alguns pontos positivos para as áreas envolvidas com o processo de emancipação, mas deixou claro que os objetivos só serão alcançados com a união de todos.
Deputado Estadual Luciano Simões

Publico Prestigiando o Evento
O deputado estadual Luciano Simões falou da importância e dos avanços ocorridos nos últimos municípios criados na Bahia.

O presidente da Câmara de Canarana e membro da AMES – Associação do Movimento Emancipalista de Salobro, falou em nome de todas as delegações presentes, ressaltando a importância de se manter uma união local e de todas as localidades que pleiteiam as emancipações.

Vila Café a uma distância de mais de 730 km, naquele momento representada pelo Vereador Bago de Jaca, disse que sai dali com a certeza de que agora o movimento emancipalista baiano não será mais o mesmo, basta seguir e acompanhar os passos que foram trilhados pelos emancipalistas cearense. Opinião que também foi compartilhada pelos representantes de Stela de Bois/Jaguaquara, a Vereadora Marleide Nunes e Fernando Demidio.
Genivalter Borges Presidente da
Câmara de Vereadores de Canarana

O Distrito de Salgadalia também marcou presença no evento, através da comissão Salgadalia livre, e já está se mobilizando para a criação da Associação, conforme foi discutido no seminário, e orientado que todos os movimentos que ainda não tivessem uma associação providenciar o mais rápido possível. Estiveram presentes os membros Laerte Dantas, Neide Costa, Alex Silva e Lindemeberg Souza.

O encontro também serviu para que fosse apresentada a diretoria da recém criada Associação do Movimento Emancipalista do Riacho da Onça – AMERO, juntando-se a outras entidades emancipalistas já criadas no estado, como a AMES (Salobro/Canarana) AMEI (Ibiaporã/Mundo Novo).

Prefeito de Queimadas Darcisio
O prefeito de Queimadas Darcisio em seu pronunciamento, tranquilizou a todos dizendo que está à disposição da AMERO para que possa se tornar realidade o sonho de Emancipa Riacho.

Após o encerramento o Sr. Wagner Pinheiro, representante da Comissão Pró-Emancipação de Itamarati/Ibirapitanga, convocou uma plenária com os representantes das delegações presentes. Falou da importância de ter participado do evento e incentivou a criação de associações emancipalistas por parte de todos. Jakson Souza representante de Pilar/Jaguarari falou que havia sido procurado por representantes da Comissão Interdistrital da Bahia, uma entidade criadas a mais de trinta anos, e estaria dispostas a conversar com os novos emancipalistas.
Organizadores do Evento

Ficou acertada a data de 15 de agosto de 2013, para uma reunião na Assembléia Legislativa da Bahia, onde será discutida a criação da Federação Emancipalista da Bahia, aos moldes da FAEC – Federação das Associações Emancipalistas do Ceará.Veja todas as fotos do Evento, clique aqui.

Luiz Carlos Moreira Farias
(85) 9698.2724 - (85) 8608.1414
E-mail: tilui2@hotmail.com
https://www.facebook.com/luiz.farias.3
Representantes da
Associação do Movimento Emancipalista de Salobro - AMES
com Luiz Farias e Luiz Mourão
Leia também:
Representantes do Distrito de Salobro participou do 1º Seminário Regional Emancipalista de Ibiaporã
Salobro estará mais próximo de ser emancipado
Distritos que buscam emacipação reuniram em Pilar Jaguarari
Prefeito e vice de São José do Jacuípe irmanados para emancipar Itatiaia
Membros da Associação Comercial de Salobro se reuniram com Governador Jaques Wagner



DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us