EMANCIPAÇÕES: CCJ aprova substitutivo que define regras para criação de novos municípios

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (11) substitutivo a projeto de lei complementar do Senado que define regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O substitutivo (SCD 98/2002), que veio da Câmara dos Deputados, faz várias alterações no projeto de lei (PLS 98/2002) de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

O relator na CCJ, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), concordou com quase todas as alterações e acréscimos realizados pela Câmara ao projeto original. Ele havia excluído apenas dois pontos, entre os quais regra que eleva de 10% para 20% o limite mínimo de eleitores da área que apoiam o requerimento de criação ou desmembramento de municípios. Porém, diante de seguidos apelos de senadores, Raupp concordou com a adoção dessa barreira.

A CCJ também aprovou pedido para que o texto seja votado em regime de urgência pelo Plenário. (Agência Senado)

Acompanhe neste site todas as informações a respeito deste projeto, que é o desejo de muitos brasileiros como toda equipe do www.bahiaemfocos.com.

Leia também:
Marcelo Nilo recebe comitiva de representantes do Movimento Pro Emancipação
SALOBRO: Associação Emancipalista participa de evento na Assembleia Legislativa da Bahia
SALOBRO: Membros da AMES estará presente na criação da Federação das Associações Emancipalistas da Bahia
Representantes do Distrito de Salobro participou do 1º Seminário Regional Emancipalista de Ibiaporã
Emancipalistas da Bahia se reuniram no Distrito de Riacho da Onça

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Mozarildo quer aprovar ainda nesta quarta regras para criação de novos municípios

    O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse esperar a aprovação em Plenário ainda nesta quarta-feira (11) da proposta que estabelece novas regras para a criação de novos municípios. A matéria foi aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com pedido de urgência para apreciação no Plenário.
    A CCJ aprovou substitutivo a projeto de lei complementar do Senado que define regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O substitutivo (SCD 98/2002), que veio da Câmara dos Deputados, faz várias alterações no projeto de lei (PLS 98/2002) de autoria de Mozarildo.

    O senador explicou que a proposta visa moralizar a criação de municípios ao tornar mais rígidas as regras.

    O projeto traz uma série de exigências para a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios, como estudo de viabilidade municipal e consulta prévia, via plebiscito, às populações dos municípios envolvidos.
    O estudo de viabilidade deverá conter estimativas de receita, de arrecadação própria, de transferências estaduais e federais e de despesas, resultado primário com base nas estimativas e possibilidade do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da aplicação dos mínimos constitucionais em educação e saúde.

    Agência Senado

    ResponderExcluir
  2. ULTIMAS INFORMAÇÕES, A VOTAÇÃO EM PLENÁRIO SERÁ NA PRÓXIMA TERÇA, DIA 17.

    ResponderExcluir
  3. missias tu e um prosa ruim sussega homem

    ResponderExcluir

Connect With us