Comitê das Bacias dos Rios Verde e Jacaré reúne-se nesta quinta-feira na Bahia

Assunto publicado em 23/08/2007 sobre a Revitalização da Bacia Hidrografica do São Frqncisco. No mes de maio deu inicio nas obras do esgotamento sanitário do municipio de Canarana Bahia

Brasília - Nesta quinta-feira (23/08) acontece o 1º Encontro Regional do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ), no Centro Social do Município de Itaguaçu-da-Bahia (BA). No Encontro, representantes do Ministério da Integração Nacional, do Ministério do Meio Ambiente, da Companhia de Desenvolvimento do Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevaf), da Universidade Federal da Bahia e da Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia, discutem questões sobre o rio Verde, como a situação atual, ações prioritárias para a resolução de problemas mais urgentes, mobilização de recursos financeiros oriundos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco para saneamento e meio ambiente nos municípios da Bacia, além do levantamento de prioridades e demandas locais.

A assessora especial do Ministro Geddel Vieira Lima, Karla Arns, apresenta no Encontro as ações que o Ministério da Integração Nacional está desenvolvendo com o objetivo de revitalizar o rio São Francisco e seus principais afluentes. Também mostra os projetos os programas de revitalização aprovados para as Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré. Entre elas, as de esgotamento sanitário; controle de processos erosivos, que constituem atividades como práticas hidro-ambientais para a recuperação de sub-bacias, monitoramento e definição de critérios para uso sustentável de águas subterrâneas; e de tratamento de resíduo, com a implantação de uma Usina de Compostagem em cinco municípios da Bacia.

A demanda para essas ações são de R$ 33,1 milhões para os anos 2007/2010 e contemplam nove municípios que estão na Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré e municípios adjacentes. Os municípios beneficiados da Bacia são: Central, Canarana, Lapão, Morro do Chapéu, Cafarnaum, Barro Alto, Irecê, Ibipeba e Uibaí.

Bacias – As Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré são compostas por 16 municípios: Jussara, Central, Presidente Dutra, São Gabriel, Irecê, Lapão, João Dourado, América Dourada, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Canarana, Carfanaum,Uibai, Barro Alto, Morro do Chapéu. Essas Bacias estão inseridas no contexto geológico da Chapada Diamantina – Região Central da Bahia e os rios Verde/Jacaré são afluentes da margem direita do rio São Francisco, sendo que suas bacias hidrográficas abrangem a totalidade de superfície de 18.150km2.

A região apresenta maior parte da área ocupada pela caatinga e a principal atividade econômica é a agricultura e, por conseqüência também, é o setor de maior mão-de-obra, que mais gera renda. A prática que se destaca é a agricultura de sequeiro.

Com relação à utilização de recursos hídricos e considerando a potencialidade dos solos e a tradição agrícola da região, tem havido aumento significativo da demanda de água para irrigação, o que poderá comprometer criticamente a disponibilidade hídrica na bacia, segundo dados da Codevasf.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A assessora especial do Ministro Geddel Vieira Lima, Karla Arns, apresenta no Encontro as ações que o Ministério da Integração Nacional está desenvolvendo com o objetivo de revitalizar o rio São Francisco e seus principais afluentes. Também mostra os projetos os programas de revitalização aprovados para as Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré. Entre elas, as de esgotamento sanitário; controle de processos erosivos, que constituem atividades como práticas hidro-ambientais para a recuperação de sub-bacias, monitoramento e definição de critérios para uso sustentável de águas subterrâneas; e de tratamento de resíduo, com a implantação de uma Usina de Compostagem em cinco municípios da Bacia.

    ResponderExcluir

Connect With us