Presidente da ANA esteve em Irecê e criou o Comitê da Crise

No intuito de esclarecer sobre a fiscalização no uso da água da Barragem de Mirorós, bem como sobre a autorização para captação para os diversos fins, estiveram hoje em Irecê, às 11 horas, o diretor-presidente e o superintendente de Fiscalização e Outorga, da Agência Nacional das Águas - ANA, José Machado e Francisco Lopes Viana, respectivamente, que desembarcaram no aeroporto Nobelino Dourado, juntos com o diretor de gestão dos empreendimentos de irrigação da CodevasfCompanhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Raimundo Deusdará.

Antes de posarem eles sobrevoaram a barragem, quando constataram a fragilidade do volume de água para todas as finalidades.

Durante reunião com os prefeitos, realizada na sede da Unippi – União das Prefeituras do Platô de Irecê, eles explicaram sobre as outorgas concedidas pela ANA, autorizando o Distrito de Irrigação de Mirorós e à Embasa, captação de água para irrigação e abastecimento humano da região.

Segundo eles, as outorgas foram deliberadas a partir de simulações realizadas, considerando o histórico das chuvas e a dinâmica do uso. O diretor presidente da ANA, entretanto, mostrou-se surpreso, quando o secretário de meio ambiente de Irecê, João Gonçalves, informou sobre a incapacidade das nascentes, principais responsáveis pela reposição do volume de água da barragem, a partir das chuvas.

Ele disponibilizou a ANA para firmar parceria com a Codevasf, visando acelerar os estudos causadores dos impactos sofridos pelas nascentes, bem como investimentos para a revitalização das mesmas.

Após as preocupações expostas pelos prefeitos, o presidente da ANA propôs a criação do Comitê da Crise da Barragem de Mirorós, composto pela Unippi, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré, Embasa e Dipim – Distrito Irrigado de Mirorós, com a missão de nivelar articulações políticas e sociais, visando adoção de providências em caráter de emergência, de acordo com as necessidades, que poderão permitir inclusive, revisão antecipada das outorgas e celeridade nas obras da Adutora do São Francisco.

Participaram do encontro, o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, os prefeitos Zé das Virgens, de Irecê; Zé Carlos da Cebola, de São Gabriel; Manoel Gabriel dos Santos, de Barra do Mendes; Ney Amorim, de Ibipeba; Rui Dourado, de João Dourado; Ezenivaldo Dourado, de Canarana, também presidente da Unippi; Pedro Rocha, de Uibaí; Roberto Carlos, de Presidente Dutra; Leonandes Santana, de Central, o gerente regional da EBDA.

JORNAL CULTURA E REALIDADE DE IRECE BAHIA - ONLINE. CONHEÇA UM POUCO DA BARRAGEM DE MIRORÓS NO VIDEO ABAIXO:

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us