Carta aberta à comunidade, esclarecimentos pelas mortes de peixes no ria da onça


A Mirabela Mineração do Brasil – Mina Santa Rita – em Itagibá tem como valores fundamentais o comprometimento com a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável das comunidades na qual atua, buscando um relacionamento de parceria e responsabilidade socioambiental.
Pensando nisso a Empresa dispõe de profissionais qualificados e especialistas em diferentes áreas da gestão ambiental e de sustentabilidade e mantém rigorosos programas de acompanhamento e monitoramento tais como de qualidade da água subterrânea e superficial, ecossistemas aquáticos, de fauna e flora, gerenciamento de resíduos, qualidade do ar, dentre outros. Vale ressaltar que estes trabalhos vêm sendo realizados desde o início da fase de implantação do empreendimento.
Sensibilizada com o ocorrido com a fauna aquática em um ponto do Rio da Onça, no último dia 15 de março, a Mirabela se mobilizou deslocando profissionais da área ambiental para averiguação do ocorrido durante toda a semana. Naquela oportunidade ficou claro que o fato foi pontual e localizado. Foram recolhidas amostras de água e sedimentos do local para serem analisadas. No entanto as avaliações cotidianas de campo, realizadas pela equipe de Meio Ambiente da empresa ao longo do curso do rio já demonstraram que não existe nenhuma possibilidade de influência da Mirabela na mortandade dos peixes naquela região.
O fato sem dúvida foi considerado um incidente ambiental e a Empresa se coloca à disposição para auxiliar nesta investigação, tendo inclusive, acompanhado no último sábado (20) a visita de um Técnico do Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA-BA) para este fim.
Tendo a certeza de que acontecimentos como este não devam se repetir, a Mirabela Mineração do Brasil – Mina Santa Rita – reforça sua constante observância e obediência aos princípios de proteção ambiental, buscando sempre direcionar suas ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades de influência.
Cordialmente,
Mirabela Mineração do Brasil Ltda.
_______________________________________________________
Fazenda Santa Rita, s/n, Zona Rural Itagibá-Bahia – 45.585-000 MMB-comunidade@mirabela.com.au

Neto Silva | Analista de Comunicação do Depart. de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SSMS)

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us