Mortandade de peixes no Rio da Onça‏

Uma mortandade de peixes vem se verificando em um trecho do Rio da Onça, no município de Itagibá, próximo à sua desembocadura no Rio das Contas, em área da Fazenda São Pedro, de propriedade do ex prefeito de Ibirapitanga, Eraldo Assunção. O fato foi denunciado por um pescador na tarde do ultimo dia 15 e chegou ao conhecimento da nossa reportagem no dia seguinte.São centenas de peixes de várias espécies, principalmente piaus, piabas, piranhas, trairas e berés, além de alguns crustáceos(camarões e pequenos caranguejos ) que estão agonizando, enquanto outros já morreram e apresentam estado de decomposição.


A situação foi comunicada a um biólogo que trabalha em uma empresa prestadora de serviços da Mirabela, cuja mina de níquel se localiza a poucos quilômetros de distancia do local da mortandade dos peixes, onde também foi estabelecido um dos pontos de monitoramento de águas que a equipe de biologia da Mirabela realiza na região. Há muitos anos não se verifica, nesta região, situações semelhantes ao que vem ocorrendo no Rio da Onça.

A água, no mencionado trecho deste afluente do Rio das Contas tem apresentando uma coloração mais escura do que aparenta normalmente. Isso, segundo um ambientalista, pode decorrer de diversos fatores, inclusive a presença de partículas sólidas, a exemplo de barro ou outros elementos. A decomposição da vegetação que foi submersa por uma recente cheia também pode contribuir para o problema. Não podemos afirmar cientificamente tais hipóteses como também não podemos descartar um processo de contaminação mais violento, por agrotóxicos ou elementos químicos mais pesados.

Fonte: José Américo.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogroll