IRECÊ RECEBE MAIS DE MIL FAMÍLIAS AGRICULTORAS AMANHÃ

Evento vai comemorar o Dia da Agricultura Familiar. Saiba os objetivos, fundamentos e programação.

Acontece amanhã no Ginásio de Esportes de Irecê, atividades ligadas do Dia da Agricultura Familiar, promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Superintendência Estadual do Banco do Nordeste com a parceria de instituições como a Prefeitura Municipal de Irecê e demais Prefeituras do Território de Irecê, a EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, a ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, o INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a FETAG - Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Coordenação do Território de Irecê, entre outras.

O evento que começa a partir das 8h, tem como objetivo difundir e discutir as políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, inclusive formatação de propostas de aperfeiçoamento do Pronaf para o corrente ano, aí contendo o Plano Safra 2010/2011, além da Feira de Produtos Orgânicos e de Produtos de Cadeias Produtivas Priorizadas, manifestações culturais e shows artísticos.

Saiba mais no texto a seguir:

O que é?

O “Dia da Agricultura Familiar” são eventos que tem por objetivo promover a capacitação de Agricultores Familiares, difundindo Políticas Públicas relacionadas à assistência técnica, crédito e comercialização de alimentos e, ao mesmo tempo, comemorando os resultados alcançados no âmbito do PRONAF e Agroamigo.

Esses eventos são realizados pelo Instituto Nordeste Cidadania em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e demais parceiros, nos 65 Territórios da Cidadania da área de atuação do BNB, ficando definido como local de realização um dos municípios de cada território. No Território de Itaparica haverá dois eventos, um na Bahia e outro em Pernambuco.

Na apresentação dos resultados da Agricultura Familiar, para o público e parceiros, se busca formas de ampliar ou alterar ações para o alcance de resultados ainda mais positivos, além de dinamizar o acesso e qualificar a demanda por crédito nos territórios. Nesse aspecto, dentre outras ações, a possibilidade de atualização cadastral dos pronafianos deve ser aproveitada.

Esses eventos são feitos para os agricultores e agricultoras de base familiar da área de atuação do Banco. Portanto, todos os cuidados devem ser tomados para propiciar o bem estar necessário a esse público. É essencial ter atenção nas condições de conservação dos ônibus, na qualidade dos itens de alimentação, nas condições sanitárias dos banheiros, na adequação e ventilação do espaço físico considerando o número de participantes dos eventos, ou seja, envidar todos os cuidados necessários para que tenham um dia produtivo e agradável.

Que atividades podem ser realizadas nesse Dia?

Não existe uma regra geral para todos os eventos. A ambiência dos Territórios da Cidadania facilita a realização de diversas atividades relacionadas às Políticas Públicas direcionadas ao público da Agricultura Familiar. No entanto, sugerimos que seja articulado com os parceiros as seguintes atividades:

No âmbito da Agência Itinerante:

Ø Assinatura de contratos no âmbito das modalidades do PRONAF;

Ø Atualizações cadastrais de clientes da Agricultura Familiar;

Ø Liberação de parcelas de operações de crédito;

Ø Ações para renegociação de dívidas rurais;

Ø Palestras e esclarecimentos sobre o PRONAF e Agroamigo.

No âmbito das demais ações do Banco e dos parceiros:

Ø Ações do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural;

Ø Entrega de títulos de propriedades rurais;

Ø Assinatura de convênios relacionados ao atendimento de agricultores(as);

Ø Inauguração de infraestruturas coletivas não reembolsáveis;

Ø Instalação do Programa Arca das Letras;

Ø Realização de palestras, oficinas e treinamentos diversos;

Ø Realização de feira de produtos agropecuários por pronafianos;

Ø Exposição de animais de agricultores familiares;

Ø Entrega de veículos de programas de Assistência Técnica;

Ø Ações de cidadania (exames médicos, cortes de cabelo etc);

Ø Show de artistas locais e atividades culturais;

Ø Outras atividades relacionadas ao tema do evento.

Fonte: Jornal Cultura&Realidade

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us