TECNOLOGIAS PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA BENEFICIAM O SEMIÁRIDO

As famílias do município baiano de Canarana foram as primeiras contempladas com a implantação de seis barreiros trincheira, uma das tecnologias voltadas ao armazenamento de água no semiárido. A ação foi viabilizada pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e o Governo do Estado , através do Instituto de Gestão das Águas e do Clima (INGÁ).

Iniciado em março deste ano, o projeto também realizou cursos de Formação em Convivência com o Semiárido e Gerenciamento de Recursos Hídricos para 90 famílias nos municípios de Iraquara, Souto Soares, Canarana e Mulungu do Morro.

O objetivo é contribuir para a melhoria das condições de produção e renda das famílias, através da formação para captação e boa gestão das águas das chuvas, com a utilização de diversas tecnologias sociais envolvendo famílias dos Territórios de Irecê, Chapada e Velho Chico.

Para o coordenador do projeto, Jailso Oliveira, o processo de execução das ações está ocorrendo com sucesso e dentro do cronograma esperado. O coordenador vem acompanhando as atividades, desde as reuniões com as comissões municipais da ASA até a implementação das tecnologias, e considera a presença ativa das famílias como um dos resultados mais positivos. “Há um entusiasmo de todos para participarem do projeto e uma expectativa para a implantação das tecnologias, que acaba contagiando até os técnicos. Estamos contentes com os primeiros resultados”, disse.

O entusiasmo é visível nas atividades educativas do projeto. A metodologia faz parte das estratégias da ASA que primam por um processo participativo, capaz de envolver as famílias, fazendo do público verdadeiro sujeito da ação e não simplesmente beneficiário da mesma. Na comunidade de Calumbi, município de Iraquara, por exemplo, os cursos ocorreram ao ar livre, em baixo de um pé de umbu. O local escolhido é a residência de Seu Domingos e Dona Jardelina, que utilizam a tecnologia da cisterna de produção desde 2009, quando foram contemplados pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC).

Mais sobre as tecnologias - Ao todo serão 51 barreiros trincheiras familiares, 10 barreiros trincheira comunitários, 18 cisternas de enxurradas e 32 limpezas de aguadas nos municípios contemplados pelo projeto. Serão atendidas diversas comunidades de Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Iraquara, Souto Soares, América Dourada, Carfanaum, Ipupiara, Lapão, Itaguaçú da Bahia, Barra do Mendes, Uibaí, Presidente Dultra, Canarana, Ibipeba, Irecê e Mulungu do Morro.

As tecnologias implementadas possuem baixo custo, são simples e apresentam nenhum, ou pouquíssimo impacto ambiental, dada a sua adequabilidade à realidade do semiárido. A ideia é incentivar os processos de convivência e não de combate à seca, com as costumeiras mega-obras, de difícil acesso por parte das pequenas comunidades sertanejas.

Fonte: ASCOM CAA

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us