Panificadores de Irecê no caminho da sustentabilidade

Cerca de 70% aderem aos princípios dos empreendimentos ecologicamente corretos.

Com recursos dos próprios empreendedores do ramo, através da Associação de Panificadores de Irecê e Região (APANI), a cidade de Irecê recebeu ontem equipamentos para redução da fumaça e do uso de lenha na fabricação de pão, biscoitos e pizzas. Foram mais de 40 filtros e quatro fornos a gás e lenha/gás, que vão diminuir a pressão sobre a vegetação nativa e a emissão de partículas de fumaça e fuligem na atmosfera.

O reordenamento da atividade, antes um ramo predador, que agora caminha para os princípios da sustentabilidade, ocorreu a partir da iniciativa da Prefeitura de Irecê, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), que reuniu os panificadores e expôs os aspectos legais, sociais e ambientais, além das conseqüências danosas à saúde pública e à degradação do bioma local.

Conscientes das responsabilidades e seguindo a orientação da Semades, os panificadores se organizaram sob mediação do Programa Empreender (parceria Sebrae/ACI/Prefeitura) e formaram a APANI, definindo agenda de trabalho que resultou em diversos encontros sobre associativismo, gestão empresarial meio ambiente, saúde ambiental, financiamento e aquisição coletiva de insumos, gestão empresarial e equipamentos.

Por iniciativa de membros da APANI, os panificadores participaram da 12ª Expoagri e promoveram Work Shop com a empresa Economax, fabricante de filtros e fornos que atendem aos padrões das Padarias Sustentáveis. Por ocasião da chegada dos equipamentos, a Prefeitura reuniu os panificadores e parceiros para uma homenagem aos empreendedores, ontem, às 11 horas no “mercadão”, quando foram entregues pelo titular da Semades, João Gonçalves, o selo de “PADARIAS SUSTENTÁVEIS este empreendimento está participando das ações por uma cidade melhor” e assinado ato que solicita do Poder Executivo, renúncia fiscal de 20% dos impostos municipais e das taxas de alvarás de funcionamento e vigilância sanitária e da licença ambiental.

A facilitadora do Programa Empreender, a administradora de empresas Ivonize Figueredo e o presidente da Apani, Francisco Antonio (Nego), também destacaram a importância deste momento. “Os panificadores estão de parabéns e estamos felizes em contribuir com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, disse Nego, ao cobrar empenho da secretaria na fiscalização aos que se omitem das práticas sustentáveis.

Já Ivonize esclareceu que “desde a indicação da secretaria, para que os panificadores formassem o Núcleo dos Panificadores no Programa Empreender, que temos nos reunido e realizado um trabalho muito bonito. Os panificadores realmente estão se dedicando a este projeto”, informou.

“Agora Irecê conta com aproximadamente 70% de padarias no caminho dos empreendimentos ecologicamente corretos, é uma caminhada que inicia agora, do ponto de vista prático. O selo e os incentivos fiscais é um gesto do governo trabalhando ao seu lado para estimular a meta da sustentabilidade”, disse o secretário João Gonçalves.
 
Fonte: Jornal Cultura e Realidade

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us