Estamos mudando para garantir o acesso a todos, diz: Ana Cácia

Secretária de Saúde concede entrevista à rádio local e desmistifica a questão da marcação dos exames no Município.

Na semana passada a Secretária de Saúde de Irecê, Ana Cácia, concedeu uma entrevista à imprensa local, esclarecendo alguns questionamentos da população. Temas como o atendimento nos PSFs, marcação de exames e a instalação da UPA em Irecê foram abordados pela secretária, que também desmistificou muitas questões sobre a Saúde no Município.

Veja alguns trechos:

Exames - Em nenhum momento o Município deixou de marcar os exames. O que houve foi uma reestruturação do Setor de Regulação, criando protocolos para marcação de exames, visando garantir acesso a todos de acordo com o que preconiza a política do SUS.

Agora um profissional analisa todos os requerimentos, definindo os atendimentos de acordo com as prioridades mais urgentes, para que aqueles que necessitem de um diagnóstico mais urgente possam ser atendidos prioritariamente.

Desta forma os exames básicos só deverão ser marcados via PSF; os que demandam uma complexidade maior serão regulados através de um médico regulador e agendados de acordo com as prioridades.

Atendimento nos PSFs - Irecê é uma referência no Estado no Programa de Atenção Básica, porém nos últimos meses temos enfrentando algumas dificuldades pela ausência de médicos, um problema recorrente na grande maioria dos municípios do interior do Estado. Em Irecê essa situação se agravou, devido a um Termo de Ajuste de Conduta entre o município e o Ministério Público Federal, que não nos permite mais contratar nenhum profissional sem uma Seleção Pública, e por isso algumas unidades ficaram sem profissionais até que esta seleção seja realizada, acreditamos que até o final do ano. Porém já estamos nos mobilizando para suprir estas unidades o mais rápido possível para que os atendimentos voltem à sua normalidade.

Recursos da Saúde - Uma das principais dificuldades é esta questão da distribuição dos recursos da Saúde. Recebemos proporcionalmente a capacidade do nosso atendimento tendo como parâmetro a nossa responsabilidade. O que acontece hoje é que diversos municípios que não estão pactuados com Irecê buscam o atendimento no nosso Hospital Regional. Recebemos pacientes de mais de 50 municípios e a nossa capacidade é para os as cidades da nossa região. Isso tem onerado as nossas despesas, impedindo até a ampliação de outros procedimentos, e nós não podemos nos furtar de atender uma pessoa que busca o atendimento na unidade de saúde, pois isto, além de ser desumano, fere todos os princípios do Sistema Único de Saúde.

Atualmente o prefeito Zé das Virgens tem discutido com o Secretário de Saúde do Estado e demais técnicos para rever esta situação, aumentando os recursos para o Hospital Regional. Há uma grande mobilização neste sentido.

UPA - Uma boa notícia: na semana passada estive na Sesab e peguei a Ordem de Serviço assinada pelo Secretário Jorge Solla, e neste momento a O.S. já se encontra na Secretaria de Administração para conclusão do processo burocrático junto ao Ministério da Saúde, para dar início às obras. A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – irá desafogar e muito o atendimento no Hospital Regional de Irecê, já que aqueles atendimentos emergenciais de um menor grau de complexidade poderão ser feitos nela. Os casos que realmente necessitam de um cuidado mais complexo serão, sob a orientação de um médico da unidade, encaminhados ao Hospital Regional.

Fonte: ASCOM PM IRECÊ

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us