Agentes comunitários de saúde recebem curso de formação

A aula inaugural do curso de formação para agentes comunitários de saúde ocorreu nesta segunda (30), no Centro Cultural Celso Barbosa. O curso será dividido em três etapas, cada uma com módulos diferentes, a primeira etapa, teve início com a aula de lançamento e se estende até dezembro. As aulas serão ministradas por enfermeiros.

A capacitação é uma iniciativa da parceria entre município, estado e Ministério da Saúde e visa atender aos anseios e necessidades da categoria. O curso tem por objetivos propiciar ao agente a capacidade de aumentar o vínculo entre a equipe de saúde na comunidade. Permitir domínio de conhecimento técnico-científico, capacidade de planejamento e gerenciamento de tempo e espaço de trabalho.

São Desidério é o segundo maior município em extensão territorial da Bahia. Alguns dos povoados são muito distantes da sede e de difícil acesso. “Atender às necessidades básicas de saúde de toda população é uma tarefa árdua, por isto o trabalho dos agentes é muito significativo, uma vez que, são eles o elo entre os profissionais da saúde e comunidade. São eles que têm acesso a áreas delimitadas, conhecem as famílias e problemas de cada casa.” Relata a secretária de saúde, Marizete Bastos.

O agente comunitário do povoado de Riacho Grande, Luciano da Silva diz que "é muito importante para a categoria receber cursos de profissionalização, pois vamos nos sentir mais seguros para desenvolvermos as atividades da área, que a comunidade seja atendida mais de perto".

Expectativas – Ao final do curso os alunos-agentes estarão aptos a articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho eficiente de atividades inerentes a natureza do trabalho que desenvolvem. Fonte: falabarreiras.com - Por: Adinete Batista - Foto: Rodney Martins

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us