Cidade Digital continua em expansão e várias localidades de Feira de Santana são contempladas com Internet.

Programa pioneiro no Norte/Nordeste do país, desenvolvimento pelo Governo Municipal, o Feira Cidade Digital continua em expansão na cidade. O sinal gratuito de internet banda larga já está chegando também nos bairros George Américo e Parque Ipê e ainda no povoado de Terra Dura, distrito de Humildes.

No bairro George Américo, a antena transmissora do sinal foi instalada na praça central. Já no bairro Parque Ipê o equipamento está instalado em cima da Policlínica. Em cada localidade, o sinal alcança uma área de até 1500 metros do ponto de transmissão.

Nos últimos dias, o sinal de internet gratuita também já está disponível nos distritos de Bonfim de Feira, Matinha e Jaíba. Semana passada, começou a instalação dos equipamentos na sede do distrito de Jaguara. A internet gratuita também está contemplando os moradores do conjunto Feira VII e adjacências.

O técnico do programa Feira Cidade Digital, Antenor Sena Moraes, explica que a programação já está definida para outras localidades. “Nossa prioridade será levar internet para as escolas da rede pública municipal e nas comunidades onde elas estiverem instaladas”, frisou.

Escolas cumprem calendário especial

Calendário aprovado pelo Conselho de Educação

O calendário especial para o ano letivo de 2010, aprovado no mês de agosto pelo Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana, está sendo cumprido pelas escolas da rede municipal de ensino que aderiram à paralisação ocorrida no período entre 10 de maio a 15 de junho.

Conforme prevê o novo calendário, foram acrescidos 27 dias para totalizar os 200 dias de ano letivo. A reposição das aulas foi iniciada na semana de recesso dos festejos juninos e vem sendo cumprida aos sábados, dois a cada mês. Por conta da paralisação, a distribuição das quatro unidades inseridas no calendário escolar sofreu alterações.

A primeira unidade não foi prejudicada, já que o início se deu em 18 de fevereiro e o término em 30 de abril. O período da segunda unidade, iniciada em 3 de maio e prevista para ser encerrada em 21 de julho, foi estendido até o dia 18 de agosto. A terceira unidade prossegue do dia 19 de agosto até 28 de outubro, enquanto que a quarta unidade ocorrerá de 29 de outubro à 07 de janeiro.

Os estudos de recuperação e avaliação final serão realizados de 11 a 15 de janeiro. A entrega das atas dos resultados finais está prevista para acontecer em 21 de janeiro de 2011. As escolas da rede municipal de que não participaram da greve seguirão o calendário original, cujo encerramento do ano letivo está previsto para o dia 15 de dezembro.

Praça em conclusão na Mangabeira

Entrega do equipamento até início do próximo mês

As obras de construção de uma moderna praça multifuncional continuam avançando no bairro Mangabeira, entre as ruas Miranda e Japurá, para oferecer opção de lazer para a comunidade. A previsão dos encarregados pelo serviço é de entrega do equipamento até início do próximo mês.

Construído com recursos próprios, através da R. Carvalho Construções e Empreendimentos, a praça possui passeio em concreto pigmentado de alta resistência, parquinho infantil com casa suspensa e gangorras em local com areia branca para amortecer impactos, rampas de acessibilidade para cadeirantes e também ajardinamento com grama em placa.

Na área também estão com construção em ponto de telhado dois quiosques com três vagas, mais um sanitário e dois depósitos. O espaço abrigará os antigos comerciantes que possuíam barracas no local. Para garantir a utilização do equipamento à noite com maior segurança, quatro torres de iluminação já estão instaladas.

O mestre de obras Antônio Tadeu dos Santos prevê a conclusão do serviço até início do próximo mês. “Estamos trabalhando com cerca de 20 operários e concentrando os trabalhos nos quiosques. A parte mais demorada já concluímos. Agora é partir para os acabamentos”, frisou.

Festa do Vaqueiro em Jaguara

Evento acontece em dois dias, 25 e 26

Vaqueiros de Feira de Santana e cidades vizinhas vão se encontrar na tradicional Festa do Vaqueiro do distrito de Jaguara, evento que acontece há 25 anos. O encontro será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, iniciando no sábado (25) com atrações musicais.

Segundo o administrador de Jaguara, José Carneiro de Souza, a festa é uma maneira de manter viva a tradição no distrito.“Precisamos manter essa tradição viva. Atualmente temos poucos vaqueiros por conta do custo do traje”, conta.

A festa será aberta no sábado, dia 25. Mas no domingo, os vaqueiros começam o desfile às 8 horas, saindo da comunidade de Juazeiro para a praça da Matriz, em frente da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, participam de missa na igreja do distrito.

A festa faz parte do calendário de Festejos Populares do município. Todos os anos dezenas de vaqueiros de cidades como Feira de Santana, Serra Preta, Ipirá e Tanquinho, participam da festa, concorrendo à várias premiações.
Jornal Grande Bahia

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us