CAA destaca experiências das comunidades do semiárido baiano

Numa estratégia para fortalecer a imagem do semiárido, a equipe do CAA visitou os municípios de Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Iraquara.

O grande potencial de crescimento do sertão baiano, o jeito de vida das famílias que vivem na região e a forma criativa de produção nas localidades estão sendo destacadas pela assessoria de comunicação do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA). Esta é uma das estratégias de comunicação traçadas pela entidade, visando fortalecer a imagem positiva do semiárido. Em viagem realizada na semana passada, a equipe acompanhou uma série de experiências de agricultores dos municípios de Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Iraquara.

Através de entrevistas e fotos, foram registrados os resultados de diversas ações na área de construção de cisternas voltadas ao armazenamento de água para produção agrícola e consumo humano, além de iniciativas de apoio à agroecologia e desenvolvimento sustentável.

Entre as localidades rurais visitadas está a comunidade Boa Sorte, em Oliveira dos Brejinhos, onde o Projeto Cisternas nas Escolas - experiência piloto de segurança alimentar em ambientes escolares – tem mobilizado alunos, educadores e população local. A ação permitiu melhoras significativas na alimentação escolar e na saúde dos moradores do entorno, também beneficiados pelo Projeto.

A produção de alimentos orgânicos e criação de pequenos animais dos moradores de Jatobá, comunidade de fundo de pasto de Brotas de Macaúbas, também é destacada pela equipe. O cultivo de frutas, legumes e hortaliças, além do consumo de leite caprino, por exemplo, estão deixando as refeições mais fartas e saudáveis.

A implementação de cisternas de consumo em Caatinguinha, comunidade de Iraquara, foi outra iniciativa vista de perto. Além de beber e cozinhar com água de qualidade, os moradores celebram outras conquistas, a exemplo de poço artesiano, luz e novas moradias.
 
Fonte: ASCOM CAA

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us