Defensoria Pública quer interdição da carceragem em Brumado.

A situação da carceragem da 20ª Corpin , em Brumado, tem levado diversas autoridades a discutir de forma mais enérgica tal situação.A população está vivendo um momento de insegurança,e isso se confirma pelas ocorrências que vêm se tornando cada vez mais graves e freqüentes de fugas, motins e ameaças.

Em email enviado à equipe de jornalismo online do AcheiBrumado, a Defensora Pública, Angélica Oliveira, fala sobre as condições da carceragem do município e afirma que a cadeia pública existente em Brumado, não dispõe dos mínimos requisitos para permanecer ativa. “A decadência, a fragilidade, a insegurança e a insalubridade patentes nas instalações físicas do prédio, em especial da sua área prisional, agravadas com a superpopulação carcerária e em contraponto com a escassez do efetivo policial (tanto civil quanto militar), denotam um quadro propício à repetição de crises que se prenunciam de gravidade crescente, porquanto colocam em risco a segurança e a integridade de todos: servidores, policiais, presos, familiares, dentre outros”, ressalvou.

A Defensora lembra ainda, que a preocupação ainda é maior, devido a área urbana, hospital e escola, em volta desse verdadeiro barril de pólvora. “Ademais a situação de risco afeta, de forma altamente preocupante, os profissionais e os usuários do Hospital Regional, em cuja área o prédio do Complexo Policial se acha inserido, praticamente no centro da cidade, em zona nobre. O mesmo se pode dizer com relação ao Centro Educacional Agamenon Santana, localizado bem ao lado do prédio conflagrado. E, por último, ressalte-se que o clima de insegurança de há muito afeta os transeuntes e moradores da circunvizinhança.”

A situação exposta é inaceitável e a Defensoria Pública, cobra ações imediatas do Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia. “O prédio da cadeia, que á apresentava péssimas condições, após a última rebelião, não mais se presta ao encarceramento dos detentos, por absoluta falta de condições de segurança e, caso não sejam adotadas medidas urgentes de recuperação, só restará a alternativa que de há muito já se afigura como necessária de interdição do estabelecimento em questão.”

Tendo em vista a visita de Jaques Wagner, á Brumado, nessa quarta-feira (24), Angélica Oliveira, também enviou ofício ao governador, solicitando uma audiência, para deliberar sobre a segurança pública da cidade, afim de levar ao conhecimento do chefe do executivo baiano a atual situação da carceragem e os problemas que o município tem enfrentado. “Aguardamos, portanto, uma pronta resposta do governador no sentido de restituir à população brumadense a paz e a tranqüilidade no que diz respeito à segurança pública nesta cidade”, finalizou.
Fonte: Da Redação - Janine Andrade - www.acheibrumado.com.br

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us