Marizete quer Delegacia da Mulher em Brumado

De cada dez ocorrências registradas na Delegacia de Polícia de Brumado, cinco estão relacionadas à violência contra a mulher. É com base nestes dados que a deputada Marizete Pereira, está reivindicando junto ao governo do Estado, a instalação de uma Delegacia Especial de Atendimento a Mulher – DEAM, na cidade. Como na maioria dos municípios brasileiros, em Brumado mais de 50% da população é formada por mulheres e, assim como em toda a Bahia, o índice de violência contra elas é intolerável.


“A questão, em seus aspectos de violência física, psicológica, moral e patrimonial, é muito grave em nosso país. As estatísticas oficiais não refletem o verdadeiro cenário que se desenrola no seio das famílias, nos locais de trabalho, nas ruas brasileiras. A plena aplicação da Lei Maria da Penha vai, além de penalizar o agressor, interferir positivamente para uma mudança de mentalidade. Para isso, é imprescindível que haja o fortalecimento das Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher onde elas existam e a sua implantação onde ainda não estão instaladas”, afirma a deputada.

As mulheres de todas as classes sociais são atingidas pelo problema, independente de idade, cor, credo ou orientação sexual. Mas é certo que as mulheres das camadas mais pobres, subjugadas pela dependência econômica, formam a maioria das vítimas. “O medo de perder o provedor das necessidades suas e dos filhos, o temor de novas agressões, muitas vezes fala mais alto que a dor e humilhação, fazendo com que essa mulher não denuncie seu agressor, principalmente quando for numa delegacia onde será atendida por um Homem”, explica Marizete Pereira.

Segundo a parlamentar, a falta da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher é fator seguro do aumento do índice de violência contra elas, do silêncio e da impunidade, em qualquer cidade brasileira e em Brumado a situação não é diferente, fazendo-se extremamente importante a sua instalação no município. A eficiência das ações de combate à violência contra a mulher depende do esforço conjunto de todas as esferas do poder e do envolvimento pleno da sociedade.

“A construção de DEAMs, faz parte destas ações e já está comprovado que, onde as delegacias existem, há redução do índice da violência sofrida pelas mulheres” afirma Marizete. Diante da importância do pleito, ia deputada espera que o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança, implante a Delegacia Especial de Atendimento a Mulher na cidade de Brumado, atendendo assim a uma revindicação da sociedade brumadense.

Assessoria de Imprensa
Deputada Marizete Pereira
acheibrumado.com.br

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us