Diocese de Camaçari foi instalada neste sábado

O bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, afirmou durante entrevista coletiva estar muito feliz em assumir a Diocese do Município. “Honrarei esta missão que me foi concedida pelo Papa Bento XVI com muito orgulho”, disse. O encontro aconteceu na sexta-feira (18/02), na Cúria Diocesana de Camaçari.

Na oportunidade, o bispo falou sobre a expectativa da instalação canônica da Diocese, que foi realizada neste sábado (19/02), às 15h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, sede do Município. “Espero que este seja um dos momentos religiosos mais importantes do Município”.

A cerimônia foi realizada pelo Núncio Apostólico, Dom Lourenzo Baldisseri, e contou com a presença do cardeal arcebispo Dom Geraldo Majella.

Muito sereno, Dom João Carlos Petrini não poupou elogios a Camaçari. “Aqui é uma cidade em constante evolução, que possui praias belíssimas e, sobretudo, uma população com vontade de crescer”, destacou.

Dom João Carlos Petrini
Ainda sobre o desenvolvimento do Município, Dom Petrini lembrou que Camaçari se tornou um excelente lugar para trabalhar, morar e se divertir. “A implantação da Cidade do Saber foi um passo significativo para o desenvolvimento sóciocultural das pessoas”, completou.

Com relação aos trabalhos que pretende desenvolver na nova Diocese, o religioso antecipou que o foco será as ações voltadas para a juventude. “Minha vontade é que sejam realizadas missas na Catedral todos os domingos, como forma de conhecer e de me aproximar mais da população”, ressaltou.
O bispo afirmou ainda que deseja visitar todos os bairros da sede e as localidades da orla e zona rural do Município, principalmente, as comunidades mais carentes. “Por eu ter convivido muitos anos em áreas periféricas, como a de Novos Alagados, em Salvador, e ter contribuído para a reconstrução do lugar, usarei a minha experiência para ajudar as pessoas em situação de pobreza”, frisou.

Sobre as diversidades religiosas existentes em Camaçari, ele explicou que pretende promover diálogos com todos “até mesmo com aqueles que não têm religião”, disse. “É característica do catolicismo atuar de forma harmônica através da palavra de Deus”.

Além de Camaçari, fazem parte da Diocese as cidades de Simões Filho, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Terra Nova, São Sebastião do Passe, Candeias e São Francisco do Conde.

Trajetória

Dom João Carlos Petrini nasceu em Fermo, na Itália, e vive no Brasil há mais de 40 anos. Formado em Teologia e Ciências Sociais, é pós-graduado em Ciência Política. Foi ordenado sacerdote da arquidiocese da cidade de São Paulo no ano de 1975. Em 2005, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador, recebendo a ordenação episcopal em março do mesmo ano. Atualmente, também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). (Ascom)

Postar um comentário

1 Comentários

Connect With us