Hospital Municipal de Irecê será reaberto

Irecê, a 476 quilômetros de Salvador, será a sede da central de regulação do Samu no Norte - Nordeste da Bahia. A sede será implantada no Hospital Josefa Sobral, que será reaberto e também funcionará a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). A central atenderá chamadas (pelo 192) de 60 municípios.

A população de Irecê comemora o anúncio de reabertura da unidade de saúde, fechada em 2008, que já foi referência na microrregião. O Hospital Josefa Sobral foi fechada em 2008, reduzindo a oferta de atendimento médico para a população local.

“Após o fechamento, a prefeitura transformou a unidade de Saúde em um posto do Programa Saúde da Família (PSF). Após o governo estadual inaugurar o Hospital Regional na cidade de Irecê em 2009, o hospital Josefa Sobral foi fechado, mas o Regional se tornou insuficiente para atender toda a comunidade, já que é responsável pela cobertura das cidades vizinhas.

SAMU em breve em Irece
“Irecê é um importante polo regional e a rede de saúde presta atendimento a várias cidades do entorno de Irecê, o que tem sobrecarregado o Hospital Regional”, completou Zé das Virgens. O compromisso de reabertura da unidade de saúde foi assinado na última quinta-feira (19), durante o evento do PPA, pelo prefeito José das Virgens e do diretor da (SESAB) Wochitom Abreu.

De acordo com o prefeito, o Hospital comportará uma Policlínica, Central de Regulação Norte-Nordeste (atendendo mais de 50 municípios circunvizinhos), Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e o SAMU -Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- que será implantado no município.

O prefeito destacou ainda sobre as severas críticas dos seus adversários políticos. “Na saúde não tem adversários, e, sim apoiadores”, disse o gestor ao afirmar que o momento agora é de festejar. “Irecê será sede da regulação, estou me sentindo aliviado, era uma dor sem sedativo que eu sentia, mas agora estou feliz”, finalizou o prefeito.
Tribuna da Bahia - Cristina Villarino- da Sucursal da Chapada.

0 Opiniões:

Postar um comentário

A MATÉRIA EM AUDIO