Ponto de Cultura de Itaberaba recebe acervo da Funarte e visita de escritor

A redação do jornal O Paraguaçu e sede do Ponto de Cultura Canção Cidadã, recebeu nesta semana, dia 05, a visita do espeleologista, asmbientalista e escritor Aloísio Cardoso, que está lançando o ensaio “Repensando o Meio Ambiente”, cujo tema revela a estupidez humana no trato com a Natureza. Foi também um momento de recepção a uma importante coletânea de livros ofertados pela Fundação Nacional das Artes – FUNARTE para a Biblioteca Comunitária do Paraguaçu, integrante do acervo do Ponto de Cultura Canção Cidadã. Em seu livro, Cardoso aborda a polêmica tese da criação do homem, contrapondo a visão religiosa e a científica, ao afirmar: “”A discrepância entre o ser biológico e o espiritual, deixa o ser humano perdido entre a verdade científica e os mitos religiosos”. O livro aprofunda suas análises sobre as relações desastrosas do homem com a Natureza, pontuando desde os fatores do aquecimento global provocador das mudanças climáticas, os riscos da escassez de água doce, aumento da desertificação, culminando com o capítulo das espécies endêmicas da Bahia em risco de extinção.

Lançamento

O editor Salvador Souza, ao receber o livro do espelelogista amigo, convidou-o para um ato de lançamento a ser promovido pela ong fundação paraguaçu, este jornal e o ponto de cultra, em data futura que ele definirá.
Aloisio Cardoso é funcionário público ligado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dirige a Área de Proteção Ambiental APA Gruta dos Brejões/Vereda do Romão Gramacho - criada pelo Decreto Estadual nº 32.487 de 13/11/1985, que está localizada na Chapada Diamantina setentrional, e abrange parte dos Municípios de Morro do Chapéu, João Dourado e São Gabriel, numa área total de 11.900 ha . Essa APA é a mais antiga do Estado da Bahia, foi criada para preservar a região da Gruta dos Brejões e da Gruta da Igrejinha, locais de extraordinárias formações geológicas. Ele responde também pelo Parque Estadual do Morro do Chapéu, que ocupa uma área estimada de 46.000 ha. de preservação.

Livros da Funarte

O importante acervo doado pela Funarte chegou através dos Correios e concentra vários títulos abordando e ensinando sobre a prática e desenvolvimento da cultura brasileira. As publicações são úteis para os artistas de teatro, músicos, estudantes universitários, professores e pessoas amadoras das artes. Merece destaque a coletânea com três volumes do Teatro Completo do dramaturgo piauiense, Francisco Pereira da Silva, com 32 peças teatrais abordando a temática nordestina, como “Memórias de Um Sargento de Milícias” e outras encenações,numa organização do escritor Virgílio Costa. Para os admiradores do cinema e audiovisual a coleção traz “Melodrama o Cinema de Lágrimas da América Latina, da professora e cineasta Sílvia Oroz; uma enciclopédia “O Cinema de Roberto Mauro” cineasta brasileiro consagrado.

Ensinando música

Para os músicos, professores de música e aprendizes veio a coleção de quatro volumes de Heitor Villa Lobos, nosso maestro e compositor brasileiro de todos os tempos. Nesta coleção estão as lições e partituras de 137 arranjos de música folclórica brasileira, compostos por Vlla Lobos na década de 30 do século passado, ensinando-nos a tocar e cantar “Nesta Rua”, “Acanoa Virou”, “Escravos de Jô”, “Pai Francisco” e tantas outras melodias do nosso imaginário ifanto-juvenil. Há também os estudos e partituras da coleção “Música Sacra Brasileira”, além de muitas outras publicações dignas de serem pesquisadas. O acervo está disponível para uso público, somando a mais de 1.000 livros da biblioteca comunitária.

Fonte: Jornal O Paraguaçu de Itaberaba Bahia.

Leia tambem:
Vice Governador e prefeito inauguram telecentro e energia rural em Ibiquera
CANARANA: Pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais de 2012
Ilderley Martins, um dos prováveis nomes para concorrer as eleições municipais de 2012.
Moção emancipação política município de Irecê‏
Comunidade rural de Souto Soares produz iguarias!
Deputados petistas querem o fim da reeleição na Assembleia.
Coronel Celio defende nova estrutura para combater onda de crimes.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us