População reage ao fechamento de emissora de rádio em Itaetê

A população de Itaetê, à margem do rio Paraguaçu, na Chapada Diamantina, foram às ruas na manhã de terça-feira, dia 7 de junho, para prestar solidariedade ao funcionamento da emissora comunitária Nova FM, que vinha funcionando provisoriamente há alguns meses e teve seu fechamento determinado de ofício pela Anatel. As ruas do centro da cidade foram invadidas por carros, motos, e população em geral, que protestaram contra o fechamento da rádio, que já conta com o processo de outorga em tramitação no Ministério das Comunicações e estava funcionando na cidade de Itaetê, prestando relevantes serviços de comunicação à população. A emissora ganhou a simpatia popular, graças a seus programas comunicativos e interativos, contando com o apoio do prefeito da cidade, Ademar Matos, os vereadores e a Câmara Municipal, além de comerciantes locais que colaboravam com a realização dos programas.

Os manifestantes contaram com o apoio de lideranças políticas, dentre eles o professor Valdes Brito e Jorge Teodoro, vereadores, que declaram que estão do lado da rádio que presta serviço comunitário à população.

Fechada por ofício

A emissora comunitária Nova FM funcionava através da Associação de Radiodifusão Comunitária de Itaetê e, conforme seu idealizador Edson Júnior, “estava funcionando sem outorga, provisoriamente, devido a demora do Ministério das Comunicações que possui um processo burocrático e pouco transparente no que se diz respeito da RADCOM a autarquia que responde pelos registros das emissoras comunitárias”. Ele acrescenta que a ANATEL é irredutível nesse tipo de assunto, levando em consideração que em uma cidade com quase 15 mil habitantes tem esta única emissora de iniciativa popular. Edson se queixa de uma única denúncia com protocolo n° 53554.001851/2011, expelida pelo sr° Fernando Antonio Ornelas de Almeida, gerente regional da Anatel na Bahia, tomando a lamentável atitude de intimar os responsáveis pela rádio a fechar a emissora.

“É uma vergonha no Brasil existir traficantes, sonegadores de impostos, políticos corruptos, ladrões de caminhões na estrada e essas pessoas continuam livres, sem perseguição nem medo e os mesmos tentam inibir o progresso da cidade, da comunicação e da voz do povo”. Protestou o radialista Edson.

Testemunhos

‘’A ANATEL no meu ponto de vista como órgão fiscalizador deveria se basear em 50% mais 1 no que diz respeito à denúncias e não excluindo o direito da comunicação. O Ministério das Comunicações por sua vez deveria municipalisar as outorgas para RADCOM em municípios pequenos como o nosso, pois é humilhante ser intimado por estar trabalhando com prestação de serviço à comunidade, é de tamanha incompetência de tal órgão federal”, ressaltou indignado Edson Júnior, radialista DRT- 7470.

Associação de Radiodifusão Comunitária de Itaetê recebeu
e-mail da Presidenta Dilma Rousseff (clique na imagem para ampliar)
“A NOVA FM devido a existência de pessoas invejosas nesse mundo, covardes, que não respeitam o mérito, a credibilidade, a competência e a dedicação que a equipe da nova FM tem com a comunidade de Itaetê, há três coisas que não voltam jamais a palavra pronunciada, a flecha lançada e oportunidade perdida e nessa situação a palavra foi anunciada e como conseqüência desse ato insano toda a população itaeteense se revoltou e quer solução, pois é uma vergonha para Itaetê ser comandada por pessoas que não querem o crescimento da nossa cidade prejudicaram não somente a comunidade mas também os comerciantes locais, será que essa impunidade vai continuar?” ressaltou a itaeteense e rádio-ouvinte Arízia Figueredo.

Vídeo da revolta da população de Itaete contra anatel

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us