Aprovada lei que abre mercado para TV a Cabo

Pacotes de TV a Cabo, telefone e banda larga. Essa este a comprar deste "combo" será possível com a nova lei que abre o mercado de televisão por assinatura para as empresas de telecomunicações nacionais e estrangeiras. A intenção é aumentar a competição deste mercado, baratear o serviço e aproveitar para ampliar as conexões de banda larga.

Na segunda-feira (12), a presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a legislação que unifica a regulamentação de TV por assinatura, seja via satélite, cabo ou micro-ondas. O texto tramitava no Congresso Nacional há quatro anos.

Com a aprovação do projeto, empresas estrangeiras poderão explorar sem restrições o mercado de distribuição de TV a cabo. Pela regra atual, elas só podiam atuar por meio de outras empresas, com participação limitada em 49%.

As empresas de telefonia fixa poderão vender os chamados "combos" de TV paga, telefone e banda larga.

Elas, no entanto, continuarão de fora do processo de produção de conteúdo.

De acordo com a Folha Online, o Palácio do Planalto fez apenas dois vetos ao texto encaminhado pelo Senado Federal.

Um deles trata de parágrafo que afirmava que "os critérios e formas de divulgação de classificação (...) serão definidos pelas programadoras".

Com o veto, o Ministério da Justiça mantém a responsabilidade sobre definição de classificação indicativa na TV paga. O outro veto trata de trecho que permitia que o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) pudesse ser cobrado.

Segundo ainda a Folha, a lei define também cotas para produção nacional. Os canais deverão veicular, durante o horário nobre, que vai das 18h às 22h, três horas e meia por semana de conteúdo produzido no Brasil.

Além disso, metade da cota nacional de programação terá que ser produzida por empresas que não sejam vinculadas a grupos de radiodifusão. Será um total semanal de uma hora e 45 minutos de programação independente. Passa a ser de competência da Ancine verificar se a regra será cumprida.

Informações Folha Online

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us