Solenidade marca inauguração da Casa do Comércio em Irecê.

Com a presença de lideranças religiosas e políticas, representantes de entidades, associados e diretores da CDL e membros da sociedade civil foi realizada, neste sábado 15 de outubro de 2011, em Irecê, a solenidade de inauguração da primeira etapa da Casa do Comércio. O empreendimento está localizado na Vila Codevasf e vai reunir, em um único espaço, um total de sete entidades.

Adalvo Martins, presidente da Casa do Comércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Irecê, iniciou seu discurso citando a seguinte frase do poeta e músico baiano Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Em sua fala, o presidente ainda ratificou o conceito de coletividade e frisou que a entidade já nasce com uma postura proativa no que diz respeito às questões sociais.

“Há pouco mais de três anos, esta entidade era apenas um sonho. Mas graças à dedicação e força de valiosos parceiros, este projeto inovador começa a tomar forma e virar realidade”, registrou Adalvo. “A Casa do Comércio surge como um dos grandes palcos de lutas do terceiro setor da Bahia e do Brasil, que vai possibilitar melhor organização e fortalecimento das entidades”, completou o presidente.

PRESENÇAS - A inauguração foi prestigiada por personalidades como: Ângelo José Leite de Oliva – diretor da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia (SICM); José Carlos Dourado das Virgens e José Carlos Ferreira – prefeitos de Irecê e São Gabriel respectivamente; vereadores Henrique Sobral e Jossivaldo Alves Neiva; Pedro Luiz – vice-presidente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia); Bispo Dom Tommaso Cascianelli – da Diocese de Irecê e Laudicéia Alves - assessora parlamentar do deputado estadual Joacy Nunes Dourado.

Autoridades elogiam a Casa do Comércio

“É um exemplo vivo de cooperativismo social. Uma pérola que vai contribuir para o bem comum da nossa querida Irecê”, disse Dom Tommaso. Já o prefeito José das Virgens enfatizou: “Esta brilhante iniciativa nos enche de orgulho pois, além de promover interação, fortalecerá o crescimento e o desenvolvimento da cidade”. Na oportunidade, o prefeito anunciou a construção de uma praça na entrada principal da Casa do Comércio, uma reivindicação da entidade.

Para Ângelo de Oliva, a Casa do Comércio é inaugurada em um momento oportuno, uma vez que está em fase de construção o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs). “Esse Fórum tem como objetivo divulgar e promover o fortalecimento do segmento empresarial. E esse objetivo já começa a ser afinado aqui em Irecê com a Casa do Comércio, um espaço de organização, interação, motivação e aprendizagens”.

Diversos serviços em um único espaço

CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê); ACI (Associação Comercial de Irecê); Sincom (Sindicato do Comércio de Irecê e Região); Sinconti (Sindicato dos Contabilistas); Sincov (Sindicato dos Consultores de Vendas); AMVC (Associação dos Moradores da Vila Codevasf) e Diocese de Irecê. Estas são as sete entidades que vão oferecer uma variedade de serviços à sociedade na Casa do Comércio. A CDL, o Sincov e o Sinconti já estão funcionando no prédio, oferecendo mais comodidade aos seus associados com modernas instalações. Trajetória de lutas e conquistas!

A edificação da Casa do Comercio teve início em 2008, quando, na gestão do presidente da CDL, Sandoval Avelino Junior, os diretores ansiavam construir a sede própria da entidade. A CDL tinha recursos para a construção, mas faltava o terreno. Foi quando o gestor da Codevasf/Irecê Dr. Luís Alberto disponibilizou um terreno com 3.700m²na Vila Codevasf.

Com a doação, surgiu a ideia de construir um Centro de Convenções que reunisse diversas entidades.

A CDL enfrentou o grande desafio e deu início à construção do projeto, orçado em R$ 2,8 milhões. Nessa primeira etapa, foram aplicados cerca de R$ 700 mil. Já estão prontas quatro salas, um mini auditório, banheiros femininos e masculinos e parte de outro auditório com capacidade para 600 pessoas está em fase de conclusão. Uma Igreja Católica também foi construída, onde a Diocese realiza missas e outras atividades religiosas.

Este ano, a Casa do Comércio sediou dois importantes eventos, o tradicional Namorado Caipira e o SincovFest. A estrutura do complexo administrativo também possibilitará a realização de seminários, simpósios, congressos e workshops. Profissionais liberais e prestadores de serviços também poderão locar salas para desenvolver suas atividades, tornando a Casa do Comércio ainda mais completa.

Ascom - CDL Irecê


Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us