Decadência pode levar Festival de Verão à Arena Fonte Nova

120 mil pessoas nos quatro dias, ocorrências policiais diminuíram 15% em relação ao ano passado e números do valor arrecadado não divulgados. Este foi o balanço do Festival de Verão 2014 , exposto na madrugada deste domingo (2), durante coletiva concedida pelos organizadores da festa - Paulo Sobral e Estácio Gonzaga, além do Coronel Valter, chefe da segurança.

O Festival de Verão deste ano foi marcado pela ausência de grandes bandas que sempre fizeram parte da grade como Chiclete com Banana, Capital Inicial e O Rappa, bem como, mudanças na organização dos palcos, algo comemorado pelos organizadores e, de fato, reconhecido pelo público que aproveitou todos os pontos de entretenimento disponíveis pelo evento. A escolha das atrações foi um dos pontos questionado pela imprensa local e nacional. A falta de artistas do Funk como Naldo e Anita, bem como, a triagem das bandas apresentadas foram justificadas como falta de agenda e resultado de pesquisa.

Entretanto, a quantidade do público que marcou presença no Parque de Exposições evidencia que o Festival de Verão já não é o mesmo de outrora. Percorrendo o espaço durante os quatro dias de evento foi possível perceber e confirmar que não havia dificuldade para circular entre os camarotes e pista, sendo notável os clarões que se formavam em diversos pontos onde aconteceu a festa. A famosa escadaria que dá acesso ao público até o palco principal não mais causava temor quando a sirene tocava e anunciava o início de mais um show - algo que há anos atrás era impossível de se imaginar em passar sem ser espremido pela multidão. Nem as grandes bandas que se apresentaram este ano puxaram o público - Ivete, Claudia Leitte, Timbalada, Psirico, Pablo, Paralamas, Luan Santana - estes conseguiram reunir os fãs e fazer o Parque se voltar para o palco, mas nada que não mantivesse o fundo vazio ou a circulação tranquilamente viável.

A primeira noite, na quarta, dia 29, foi fria e sem grandes movimentações em um evento cuja referência era a lotação, o mar de gente. O fator que reforça isso é que o trânsito na Avenida Paralela, antes engarrafado já no posto 3 em dias de Festival a partir das 18h, em nenhum dos quatro dias trouxe transtornos à população. A entrada e saída foram feitas de forma tranquila e com o fluxo de veículos transcorrendo normalmente. Nada de grande congestionamento ou do calor que movimentava a cidade quando a grande festa do verão aportava na capital baiana. Outro ponto que chamou a atenção foi a não transmissão da Rede Globo. Este ano, coube ao Multishow - canal fechado - realizar esta função. Sem este holofote, muitos artistas deixaram de marcar presença nos camarotes. Nada de lista. Apenas três, quatro e os já clichês ex-BBB fizeram parte deste elenco.

Todavia, o Festival de Verão se mantém como sendo o maior evento desta época no país, ainda que em menor proporção. Reconhecendo que a Arena pode ser a nova casa, os organizadores comemoraram esta 16ª edição. "Sucesso". "Excelente". Para eles, "há a possibilidade de ser na Arena, isso existe", afirmou Sobral, que avaliou quinta e sábado como os dias mais cheios do Parque.
http://www.bahiaemfocos.com/2014/02/decadencia-pode-levar-festival-de-verao.html

Gerando cerca de 20 mil empregos entre diretos e indiretos, o próximo Festival de Verão já tem data certa para acontecer. De 21 a 24 de janeiro de 2015.

Caso seja na Arena, o público terá a certeza de acomodação e a produção de casa cheia, já que, pelos números deste ano, em média, 30 mil pessoas passaram por dia pelo Parque de Exposições. Quantidade inferior ao que cabe na Arena, que chega a aproximadamente 45 mil. Seguindo esta lógica, é provável que o roteiro da cidade em 2015 se volte para o local mais cobiçado deste ano. Seja ainda com um número menor e perdendo o brilho já visto em anos atrás, o Festival de Verão não deixará de ser o carro chefe que alavanca a economia, serve de palco para grandes atrações e anuncia o maior Carnaval de rua do mundo.

Por isso, sem admitir que uma mudança aconteceu, os organizadores garantem para o ano que vem uma festa ainda mais bonita, organizada e com atrações que façam o público sair do chão e balançar as estruturas de onde quer que o evento venha acontecer. (Bocão News)

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us