População fecha rodovia em protesto por melhorias em segurança pública e sinal telefônico

Centenas de moradores do distrito de Cascavel em Ibicoara na Chapada Diamantina, interditaram a BA-142 durante pelo menos três horas na tarde desta sexta-feira (21). Os manifestantes caminharam por quatro quilômetros no asfalto e exigiram melhorias na Segurança Pública, sinal de celular, além de atenção do Poder Público. Não houve registro de qualquer incidente ou conflito, na sede do município parte do comércio, empresas, e os órgãos públicos fecharam as portas durante a tarde, havia o temor de que os manifestantes fossem até a cidade.

A pista foi liberada por volta das 17h30, houve engarrafamento de pelo menos dez quilômetros (nos dois sentidos), principalmente de caminhões que transportavam os produtos agrícolas das diversas fazendas da região (maior produtora de batata inglesa do Norte/Nordeste).


Apesar da concentração de riquezas do agronegócio, Cascavel não dispõe de posto policial funcionando, sinal de telefonia celular, nem mesmo sinal aberto de televisão. “Vivemos sob uma enorme incoerência. Produzimos grande parte da riqueza da Bahia e sequer temos um policial para dar o mínimo de segurança ao distrito, o cidadão comum não tem acesso ao básico em comunicação, saúde e diversos outros serviços públicos”, disse o administrador de empresas Gilmadson Melo, 54 anos.

Roubos e furtos são quase diários na região

Além de um Fiat Uno tomado de assalto por volta das 15:00 horas de ontem, vários outros roubos e furtos ocorreram nos últimos dias: “A lotérica foi assaltada a mão armada, o Comercial Casa da Carne, a JC Adubos e Grãos passou por arrombamento, no interior da Fazenda Igarashi houve um assalto com tentativa de estupro contra a esposa de um funcionário, na propriedade do comerciante Jaime Pereira Bispo, ladrões mataram um boi e o desossaram no local. São diversas ocorrências que daria para passar o dia enumerando”, disse o designer gráfico Osvaldo Neto, filho e morador de Cascavel.

No final do protesto, o tenente Francisco Sousa, enviado pelo comando da 34 CIPM (Brumado) para liderar o policiamento na manifestação, se reuniu com as lideranças comunitárias e agendou uma reunião para a próxima segunda-feira para tentarem buscar soluções para o problema da segurança pública.

Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o distrito é responsável por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de Ibicoara e luta há cerca de seis anos pela emancipação política.
Informações e fotos enviadas por Deodato Alcântara

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us