Cultura popular: Festa “Os caretas” movimenta o povoado de Pitial

Festa “Os caretas” movimenta o povoado de Pitial
No último sábado, 04, a comunidade de Pitial viveu um grande momento de manifestação cultural com a festa “Os Caretas”. O evento, que marca os 81 anos do local e 61 de movimento da cultura popular no povoado, começou pela manhã com o cortejo dos Caretas em Pitial e em Besouro.

Durante os discursos de abertura do evento, a senhora Edna Batista foi homenageada pela luta em prol desta cultura no município, afinal, ela, que faleceu o ano passado, foi uma das maiores responsáveis pela perpetuação desta festividade para as futuras gerações.

“Certamente Edna Batista está entre nós comemorando este evento que era tão significativo para ela. Parabenizo aos organizadores da festa pelo empenho em não deixar morrer as nossas tradições e afirmo que sempre apoiaremos esta iniciativa, pois ela faz parte da expressão cultural da nossa região e, fundamentalmente, é patrimônio cultural do nosso município”, afirmou a prefeita Gea Rocha.

Na programação ainda houve brincadeiras com as crianças, tais como, corrida de saco, corrida de ovo na colher, pau de sebo, quebra pote e os melados. E apresentações com a Roda de São Gonçalo, o Reisado de Lagoinha e o forró pé de serra com a banda Flor de Barriguda.

“Só temos a agradecer a Prefeitura de São Gabriel pelo apoio e estímulo, pois sem a ajuda do poder público, do comércio e de nossos parceiros não seria possível realizarmos este evento. Agradecemos também a todos que se fizeram presentes e afirmamos que a cada ano nossa tradição será ainda mais fortalecida, pois a cultura popular não pode ser esquecida”, afirmaram Jirreh Oliveira e Gilmacy Batista, organizadores do evento.

História

Os caretas são homens que usam máscaras confeccionadas artesanalmente em couro, papel, cabaça ou outros materiais, com o objetivo de provocar medo nas pessoas. Em um determinado momento monta-se um cenário, um círculo com todos os caretas onde se coloca ao centro um prêmio. Num verdadeiro espetáculo teatral, os caretas perseguem com uma espécie de chicote feito de sola as pessoas que tentam invadir o circulo para roubar o prêmio.


Prefeitura de São Gabriel
Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us