Região de Irecê destaca fortalecimento das cadeias produtivas

Os municípios do Território de Identidade de Irecê produzem 80% da mamona da Bahia, estado que responde por 85% do cultivo no Brasil. Em 2010, a plantação resultou em 90 mil toneladas na região, e a expectativa é o incremento superior a 30% este ano, segundo estimativa do coordenador da Cooperativa de Agricultura Familiar do Território de Irecê (Coafti), Antônio Jorge Oliver.

A aquisição de uma esmagadora pela cooperativa trouxe beneficiamento ao produto, do qual se extrai óleo e um resíduo sólido, chamado de torta, usado para adubo. Segundo Oliver, o óleo de mamona tem mais de 400 utilidades. Alguns exemplos são a óleoquímica e a indústria farmacêutica. O produto também serve como lubrificante na indústria aeronáutica e é matéria prima na confecção de tintas e colchão de espuma.

Antônio Jorge Oliver esteve presente na plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2012-1015 realizada, nesta quinta-feira (19), em Irecê, que faz parte do território de identidade juntamente com mais 19 municípios. Segundo ele, outras culturas se destacam na economia da região, a exemplo da psicultura, da fruticultura e da caprinocultura. O coordenador da cooperativa citou a necessidade de se fomentar essas atividades para o fortalecimento das cadeias produtivas e o desenvolvimento do território.

Beneficiamento

Participaram da consulta pública 293 representantes da sociedade civil organizada e dos poderes Legislativo e Executivo dos 20 municípios do território - América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Carfanaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

O vice-presidente da Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Carlos Carvalho, enfatizou a necessidade de atração de indústrias para beneficiamento da matéria prima produzida pelos agricultores locais, a exemplo do feijão, do sorgo, do milho, da mamona e dos hortifrutigranjeiros. De acordo com ele, participar do Plano Plurianual Participativo é o caminho para concretizar a reivindicação. “Entendo o PPA como o governo querendo a participação das entidades para que ela diga quais as reais necessidades da região”.

Já o presidente da Cooperativa de Pequenos Agricultores Familiares, do município de Central, Olivier Gontijo, disse que a entidade recém criada já se dedica ao plano de desenvolvimento sustentável para o município, envolvendo parceria da prefeitura, entidades e órgãos estaduais e federais ligados à agropecuária.

Convênio entre Estado e prefeitura

Durante a abertura da plenária, com a presença do secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, foi anunciado um convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prefeitura Municipal de Irecê. O prefeito Zé das Virgens participou do evento. Segundo Zezéu, o convênio com ações na área de saúde contempla demandas do Território de Identidade de Irecê absorvidas pelo PPA 2008-2011. Os recursos representam R$200 mil para aquisição de equipamentos destinados à implantação do pronto-atendimento em Irecê.
AGECOM


Leia tambem:
Estudantes de Canarana tem projeto de desenvolvimento científico aprovado
Pavimentação de rodovia impulsiona desenvolvimento na Região de Irecê.
Deputado cria projeto para dividir a Bahia e proposta divide opiniões
CANARANA: Pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais de 2012
Corrida das Caraíbas em Irecê será dia 29 de maio. Veja como participar!
Projeto do São João de Irecê é apresentado a imprensa e empresários
Deputado Federal José Carlos Araújo é citado como possível candidato c prefeito de Morro do Chapéu
Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira
Vídeo do discurso da professora vira hit na web e ganha apoio de secretária do RN
Governo entrega escola reformada em Irecê
Governador Wagner anunciou novas obras para o Município de Boa Vista do Tupim.
Governador autoriza construção da adutora do São Francisco
Prefeito anuncia investimentos de mais de R$ 8 milhões em obras e ações
Prefeito Julio Lossio intensifica ações de recuperação de ruas e avenidas

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us