19ª SEMANA DE ARTE E CULTURA DE UTINGA

A Semana da Arte e Cultura tem na cidade de Utinga, tradição há vinte anos, já faz parte do calendário cultural da cidade. Consciente da importância deste evento para a sociedade, a Prefeitura Municipal de Utinga deseja aperfeiçoá-lo ainda mais, atendendo às necessidades de mudança impostas pelo tempo.
O perfil dos produtos expostos e a programação cultural das Feiras refletem a riqueza e a oportunidade que artesãos e artistas têm de mostrar o seu trabalho, devido a ser um espaço aberto, vivo e receptivo à arte e cultura latente na nossa sociedade. A Semana da Arte reúne assim, as diversas manifestações culturais e artísticas de pessoas e grupos que não tem acesso para mostrar e viabilizar o seu negócio, o seu talento, de forma descomplicada, imediata.
A Semana da Arte e Cultura compõe-se de eventos e espaços abertos onde produtos, talentos e idéias são valorizados e compartilhados, favorecendo a tomada de consciência através do contato com a arte como um todo. Uma Semana da Arte para idéias, troca de experiências, transmissão de conhecimento e distribuição da produção artística e cultural.
Composto de mostras artísticas de diversos segmentos (dança, música, artes plásticas), e uma feira de artes, a semana da Arte acontecerá no período de 23 a 27 de Abril de 2010.
Voltada, na sua XIX edição, a Semana da Arte e Cultura ganhará novas formas, expansão, significado comercial, cultural e social dando também condições a artesãos e artistas de mostrarem os seus trabalhos em contato direto com o público.
Além de criar oportunidades de intercâmbio de experiências, da circulação dos produtos culturais, e das mostras artísticas, serão realizados diversos encontros de violeiros, artesãos, artistas de diversas vertentes.
A agenda de encontro inclui discussões sobre estágios, colaborações, criações de redes, apresentações de atividades educacionais e culturais, contando com a presença de grandes autoridades no âmbito cultural e político-administrativo.
Dentro desta tradição do evento na cidade de Utinga, inseriremos A SEMANA DE ARTE E CULTURA DE UTINGA, com o objetivo de fortalecer a cultura em todas as suas linguagens dentro do Território de Identidade da Chapada Diamantina, dentro da Semana de Arte e Cultura de Utinga. Teatro, Dança, Manifestações Populares, Música Regional, Manifestações Tradicionais, palhaços, Grupos Folclóricos, Artesãos, enfim, todos os artistas da Chapada Diamantina encontrarão espaço para apresentação, intercâmbio e comercialização de suas “culturas”, num grande espaço aberto, numa cidade com localização geográfica privilegiada, descentralizando a ligação da idéia de Chapada Diamantina à cidade de Lençóis, e mostrando ao visitante e à população local uma visão plural de Chapada Diamantina, que além de sua riqueza natural e turística, também deve se tornar ícone pela sua riqueza e diversidade cultural.
Nascida da idéia dos artistas utinguenses no início da década de 90, a Semana de Arte e Cultura de Utinga surgiu com o objetivo de ser uma oportunidade para que os artistas mostrassem seu trabalho, num intercâmbio de experiências e de produção cultural. Com o passar dos anos, o evento foi crescendo exponencialmente, chegando a contar com a participação de mais de 60 municípios baianos em uma única edição. Inevitavelmente, tornou-se sucesso de público, reunindo visitantes de toda a Chapada Diamantina, de outras regiões do estado, da capital, de outros estados, e até de outros países. Com o crescimento do público, a organização da festa começou a exigir um crescimento, de forma a atender proporcionalmente ao quilate do evento.
O evento acontece em abril, paralelo ao aniversário da cidade. Sua abertura acontece com uma Caminhada Cultural, onde todos os artistas da cidade e os artistas convidados saem pelas ruas da cidade animadamente mostrando seus traços, e dando seu grito que indica que a festa está começando, e que a cidade está pulsando arte e cultura. Após, acontece a abertura oficial, onde o prefeito da cidade dá a festa por aberta oficialmente, entregando a Chave da Cidade aos Artistas, que reinarão durante todo o evento.
Na primeira noite, iniciam-se as manifestações culturais, e o cenário conta com um Alambique, uma Casa de Farinha e uma Padaria, produzindo cachaça e garapa, beijus diversos e pão artesanal ao vivo, em praça pública, para o deleite dos participantes da festa. Além do sucesso de visitação, este tripé representa as raízes do município, e sua produção rural. Utinga produz a Cachaça Cabeceira do Rio, uma das mais conhecidas. A feira de Artesanato ocupa o Espaço de Exposições, onde também é montada uma réplica de um vilarejo, com casinhas, igrejinha, “venda”, e um acampamento de tropeiros, que remota às origens de Utinga, que era pouso para viajantes que passavam por aqui para as lavras diamantinas. Há um acampamento cigano, que conta a história deste povo que se encontra em grande proporção na cidade, convivendo harmoniosamente entre a sociedade, num constante intercâmbio de cultura. Há ainda o Palco Raízes, onde os grupos de dança e os cantadores fazem a festa.
Após a abertura oficial, enquanto a praça fervilha, ganhando vida própria e exalando cultura, no Clube Social, acontece a Noite dos Poetas, que reúne poetas da cidade e de todos os cantos da Bahia para um sarau de poesias, sempre regado a uma deliciosa seresta ao final. Os shows culturais, as exposições, as apresentações teatrais, tudo começa a acontecer, de forma sincronizada, espalhando a cara da festa em todos os cantos da cidade.
Durante o dia, são realizados os Passeios Ecológicos, pelos pontos turísticos da cidade. Logo cedo os grupos começam a se formar livremente pela praça, e com suas violas, produzem livremente seu som. No início da tarde começa a programação infantil, com Teatro de Rua, Bonecos, Palhaços, Oficinas em stands diversos, Passeio de trenzinho pela cidade, e um Show de Talentos Infantis, possibilitando que os pequenos possam estar liberando os artistas que carregam dentro de si, dando os primeiros passos dentro da arte.
Ao anoitecer, Teatro, Música e Dança para todos os gostos. Todos os ritmos se encontram. Todas as manifestações culturais ganham espaço e vida. Capoeira, maculelê, samba-de-roda, reizado, enfim, nada passa despercebido.
No Domingo acontece a Cavalgada, que sai sempre de um povoado em direção à cidade, com uma grande extensão de cavaleiros e amazonas, que desfilam pela cidade e ganham um circuito especial para apresentações de argolinha, desfile de cavaleiros e amazonas. A cavalgada atrai também público próprio, de toda a região, e termina sempre com um grande show, para o gosto e satisfação dos participantes, com uma atração própria para o estilo. Paralelamente, na Praça, acontecem normalmente todas as outras manifestações.
Na segunda-feira, que também é o dia da feira livre, a cidade acorda mais cedo, a zona rural se encontra toda na cidade, então, o dia merece atenção especial. Logo cedo os cantadores e repentistas ganham a feira livre. Acontece também a missa campal em ação de graças pelo Aniversário da Cidade. A festa começa a se despedir, deixando um gostinho de quero mais. A noite começa com o Cabaret Show, que nasceu junto com o evento, e que consiste em uma sátira, onde pessoas comuns da cidade se tornam em covers de artistas famosos. O Cabaret é um show de dublagens, que possibilita que qualquer pessoa da cidade se torne artista por um dia, tendo seus 15 minutos de fama. O público do Cabaret não é menor que o dos grupos musicais que assumem o palco principal. Logo após, um grande show com todos os grupos musicais da cidade juntos, numa declaração de amor À sua cidade, cantando num mesmo palco, numa linda interação, que culmina com um Parabéns para a cidade, e fecha a festa com o Hino de Utinga cantado pelas vozes que representam a cidade pelo Brasil afora e uma linda queima de fogos. Os artistas se despedem do público, e devolvem as Chaves da Cidade ao prefeito.
O evento é de beleza inenarrável. A mistura e a efervescência cultural é uma constante no evento, que promove durante sua duração oficinas, onde as pessoas podem além de ver, aprender a produzir arte e cultura. O sucesso é garantido, e a cada ano o evento se supera, tanto em quantidade de público quanto de artistas participantes.
Em sua 19ª edição, que acontecerá de 23 a 27 de abril de 2010, o evento quer fazer jus à maioridade adquirida, realizando a maior e melhor de todas as edições do evento. É a oportunidade de o interior baiano mostrar sua cultura, possibilitando que a idéia de Cultura Baiana possa ser ampliada, mostrando que não só em Salvador, mas em todo o estado a CULTURA é marca registrada do povo da Bahia, que imbativelmente é o povo quer mais produz cultura no mundo!
A posição geográfica de Utinga, que está na região central do estado, também favorece sua condição de “entroncamento cultural”, onde toda a cultura do estado pode estar reunida num evento deste porte.
É uma festa que surgiu do povo, dos artistas, e é partindo deste princípio que cada detalhe é planejado.
Este ano, as atrações musicais já confirmadas são: Rafaela Melo, Dinho Oliveira, Paulinho Jequié, Negra Cor, Na Pegada, Amor de Novela, Harmonia do Samba, O Troco; as atrações regionais: Di Pakera, Energia Baiana, A Correria; e as locais: Mania do Forró, Grupo Eros, Pagolight, Baêbakana e o lançamento da Banda RAGHABLACK, além de muitos violeiros e músicos populares. (Utingacomunica.com)

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us