GRANDE PASSEATA MARCA DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM IRECÊ

Mulheres no poder é o tema da programação, que envolveu pronunciamentos concluídos às 20 horas e shows que ocorrem neste momento
Mulheres no poder, foi o tema da caminhada

“Sem nenhuma despesa para a Prefeitura”, segundo informou a coordenadora de comunicação Ana Carolina Dourado, estão sendo realizadas intensas atividades na praça central da cidade em homenagem ao universo feminino, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, comemorado em todo o mundo no dia de hoje.

Por volta das 17h, uma multidão de mulheres iniciou caminhada no Terminal Rodoviário da cidade, passando pelas principais ruas centrais até a Praça da Prefeitura. Vestidas com camisetas nas cores branca e lilás, hasteando faixas e bandeiras com o tema “Mulheres no poder”, elas ocuparam as ruas com muito barulho, apitos e foguetório, cânticos e palavras de ordem puxadas por Daniela Pessoa do Nascimento.

À frente, a primeira dama Robéria Santana, o prefeito Zé das Virgens , as servidoras públicas Ana Cássia, Rúbia Margareth, Lacy Dourado, Maria Conceição Araújo, Rozilda Sodré, Mônia Manoela, Zurmeide Mendes Marques, Ana Carolina e muitas outras, os servidores Celson Cambuí, Zé Marcelino, João Gonçalves, Zé Angelo e os vereadores Tertuliano Libório e Arestides Dourado.

Os discursos foram iniciados pela diretora do departamento de mulheres da Secretaria de Assistência Social e Promoção da Igualdade, Jailda Ribeiro. Ela e a primeira dama chamaram a atenção para o papel das mulheres na sociedade, destacando que muitas conquistas ocorreram nos últimos cem anos, mas que essas mulheres precisam avançar ampliar os espaços sociais e políticos.

O prefeito Zé das Virgens também ressaltou a importância da mulher para a sociedade, e homenageou várias líderes comunitárias da história de Irecê e outras mulheres que romperam regras sociais e se impuseram na conquista dos seus espaços, estabelecendo respeito e desenvolvimento da consciência crítica e nas política públicas, lutando por mais justiça, igualdade, respeito, dignidade e contra a violência. Ele chamou a atenção especialmente para os ataques que as mulheres sofrem e no momento, especificamente em Irecê, a secretária municipal de educação, Rúbia Margareth. “Trata-se de uma brava companheira, que tem desenvolvido importante papel à frente da educação e que no momento enfrenta alguns ataques, e ataques, todas as grandes mulheres sofreram para fazer avançar as transformações históricas que a sociedade precisa”, ressaltou o prefeito.

Ele também destacou as políticas públicas que o governo municipal vem desenvolvendo, como a criação e implantação do Departamento da Mulher e instalação do Centro de Referência da Mulher, que vai atender mulheres de todo o território, com atendimentos aos casos de violência, tanto na prevenção, quanto no apoio administrativo e psicosocial.

O secretário Celson Cambuí informou à reportagem, que além do anunciado pelo prefeito, destacam-se como políticas públicas do governo a saúde da mulher e a predominância das mulheres em todos os programas sociais. “As mulheres são mais sensíveis e comprometidas com os problemas da família, por isso elas são prioridades em nossas atividades”, destacou o secretário, informando ainda que no período de 15 a 19 de março as mulheres do Bolsa Família poderão fazer inscrição no Ginásio de Esportes de Irecê, para concorrerem ao programa que vai trocar as geladeiras velhas por outras novas, sem nenhum custo para as famílias. O programa é fruto de convênio com a Coelba e o Governo Federal, visando a redução do consumo elevado de energia elétrica.


SHOWS – Neste momento estão acontecendo shows musicais, numa eclética programação envolvendo a banda de forró Kravo&Kanela, Eraldo Maciel e Del Feliz.

Muitos presentes, flores e guloseimas foram distribuídas para s mulheres. O evento foi patrocinado por empresas dirigidas por mulheres no comércio de Irecê.

FONTE: CULTURA E REALIDADE

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us