Serrolândia é aprovada com o Selo do Unicef

Em busca de um desenvolvimento inovador em favor dos direitos das crianças e adolescentes, o município de Serrolândia aderiu ao Selo Unicef, traçando o fortalecimento da gestão local.


O Encontro para a apresentação do Selo Unicef foi realizado nesta sexta-feira (12) no auditório da Associação Comercial. A ação ocorreu por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Prefeitura Municipal, que articulou o encontro e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.

De acordo com a Gislaine Moreira Machado – Secretária de Trabalho e Assistência Social, o encontro é para que os representantes das entidades se aprofundem nas ações propostas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), “Acreditamos que quando os direitos da criança e do adolescente são garantidos, a comunidade se desenvolve e todo município sai ganhando”, relatou.

“O município é uma ferramenta essencial para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É aqui que elas crescem e se desenvolvem. Direcionando ações que trazem mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos, o futuro promissor acaba sendo garantido, o que também torna-se uma transformação do desenvolvimento social”, ressaltou o Padre Tiago, quando relatou sua experiência de ajudar o município de Sonora no Mato Grosso do Sul a conquistar o Selo Unicef.

Avaliado segundo a metodologia desenvolvida pelo UNICEF, num conjunto de indicadores de impacto social e gestão de políticas públicas e participação social, as ações de Serrolândia serão monitoradas e avaliadas até 2012. Se o município apresentar avanços consistentes receberá o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional às conquistas na garantia e proteção dos direitos da infância e adolescência.

SELO UNICEF – MUNICÍPIO APROVADO

O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço do município no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O Pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas.

No final do encontro foi criada a comissão Pró-Selo com representantes de vários segmentos da sociedade.

Vale lembrar que em 2006 o município de Serrolândia aderiu, mas não consegui cumprir as metas. (do site blitztotal)

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us