III Festa do Licuri e Várzea do Poço “Resgatando os saberes e os sabores locais”

Foi realizado neste domingo na Comunidade Capoeira do Milho III Feira do Licuri, uma realização da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina m parceria com órgão governamentais e organização internacionais.
No evento teve sua abertura com celebração de missa, apresentação de músicas sobre o licuri além da moda de viola o forró pé-de-serra, lançamento do livro sobre o licuri, apresentação de oficinas (Artesanato, alimentos, cantigas, etc), almoço com gosto de licuri, gincana da quebra do licuri.
Para Joseneide presidente de associação, o principal objetivo desta festa é troca de experiência o incentivo na geração de renda e valorização e preservação do licurir, o morador da Comunidade Capoeira do Milho mostra a forma como a comunidade se desenvolve e trabalha para se manter, conta ele que na comunidade produz farinha, etc.
A palmeira do Licurizeiro
O Licurizeiro é uma planta de aproximadamente 12 metros de altura com folhas tão lindas quanto aquelas de um coqueiro, medinho de 2 metros de comprimento de diâmetro. Ele é considerado como a planta nativa de maior presença nesta região. Os cachos desta palmeira são formado por mais de 1.400 frutos cada um. Potencialmente, uma palmeira pode produzir aproximadamente 8 cachos de cada vez. São 10.853 coquinhos, em media!
O licurizeiro aparece em alguns Estados, principalmente na Bahia, região de caatinga, localizado nos municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuipe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Caldeirão Grande.
Licurir como ração animal
O licuri é também muito apreciado pelos animais de diversas espécies, Abelhas, ararinhas azuis, periquitos, segui, jumentos, galinhas, porcos, ovinos, e caprinos se alimenta da Amêndoa e da polpa do licuri.
É um alimento muito rico em proteínas, isso possibilita as galinhas poedeiras teem uma produção contínua e às vacas e cabras uma maior produção do leite.

Por. Ediomário Catureba Rios
www.baciadojacuipe.com.br

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us