Irecê perde título de capital do feijão e aposta em outras culturas.

Na época, o feijão era moeda forte na cidade. “Com 100 sacas, eu conseguia comprar um trator, hoje seria necessário, pelo menos, duas mil sacas”, compara. O ex-produtor conta que arrendou suas terras e há dez anos sua família vive do comércio de confecções. “Fazenda, hoje, pra mim é só lazer, não é meio de ganhar dinheiro”, conta.

A última grande safra de feijão em Irecê foi em 2000, quando a produção foi de 5 milhões de toneladas do produto. Hoje, na cidade, outras culturas avançam com melhor tecnologia e assistência técnica, como a produção de pinha para exportação, milho e cenoura irrigada.

A pinha, por exemplo, é uma fruta nativa da região, mas a sua cultura prosperou através da assistência técnica e melhoramento genético. “Fizemos um trabalho de seleção de mudas e de polinização artificial que elevaram a qualidade da pinha para o padrão de exportação”, comenta o gerente da EBDA.

Estados - Sócio de uma ensacadora de feijão em Feira de Santana, Alberto Santos comenta que há outras regiões que aumentaram a produtividade após a queda de Irecê, como o nordeste e o oeste do Estado. Ainda assim, a empresa precisa trazer o produto de outros estados como Minas Gerais, Paraná e Goiás.

“Desde 2000 a produção de Irecê praticamente deixou de existir se comparada ao que significava em anos anteriores. Mas a Bahia perdeu com Irecê e ganhou com outras regiões”, disse, destacando a produtividade do oeste, onde a cultura tecnificada tem um ótimo desempenho.

O corretor e consultor na área de cereais Alberto Luiz Pensin comenta que o oeste do Estado tem potencial para, a médio prazo, substituir a importância de Irecê no cultivo do feijão. “O alto preço do produto tem elevado a área plantada em detrimento da cultura do algodão e a produção regional já atinge as 400 mil toneladas”, disse.

Ele explica, porém, que o feijão é uma cultura rápida e uma boa opção para o consórcio com outras culturas na entressafra. “Na cultura irrigada, como aqui em Barreiras, o feijão pode ser colhido em um prazo de 75 a 90 dias, enquanto a soja e o algodão são culturas de seis meses. Além disso, o feijão está sendo negociado a um preço excelente ao produtor”, explica Alberto Pensin.

Apesar da alta produtividade, porém, Barreiras não representa a maior área plantada para o feijão na Bahia. O município de Euclides da Cunha vem se destacando na economia do Estado pelas grandes áreas de feijão. Apesar da produção de sequeiro, a região colheu, em 2009, 700 mil toneladas de feijão.

“O feijão tem modificado a economia desta região. Quando chegamos aqui, há dez anos, cerca de 90% dos produtores vinham da agricultura familiar, hoje este percentual reduziu para 70%. Estamos vendo o crescimento dos pequenos através do feijão”, comemora o produtor e vendedor do produto, José Calazans Filho.

Fonte: A TARDE por Thais Rocha,

Postar um comentário

5 Comentários

  1. nivaldo miguel da costa. /
    naci na cidade de centra resiâo de irece .morei os tempos em irece . hoje mouro a qui em goiania /mais tenho saudade de toda bahia .

    ResponderExcluir
  2. E parece que esta esquecendo o bom e velho português.

    ResponderExcluir
  3. kkk' (rasxeiagr) shuaushaus'

    ResponderExcluir
  4. QUANTOS ERROS PODEREMOS CONTAR NO PRIMEIRO COMENTÁRIO? VAMOS VER?
    (naci na cidade de centra resiâo de irece .morei os tempos em irece . hoje mouro a qui em goiania /mais tenho saudade de toda bahia .)
    nasci - 1 (início com letra minúscula);
    centra - 2 (nome da cidade iniciada com letra minúscula);
    centra - 3 (erro na grafia = Central);
    resiâo - 4 (s em lugar de g);
    resiâo - 5 (^ em lugar de ~);
    irece - 6 (início minúsculo);
    irece - 7 (seria agora o circunflexo);
    irece .morei - 8 (lugar da pontuação);
    irece - 9 (início minúsculo);
    irece - 10 (seria agora o circunflexo);
    irece . hoje - 11 (lugar da pontuação);
    mouro - 12 (povo que contribuiu para origem da nossa língua);
    a qui - 13 (....);
    goiania - 14 e 15 (inicial e acentuação);
    goiania /mais - 16 (o que seria isso?);
    bahia - 17 (Bahia);
    bahia . - 18 (pontuação).
    Em quantas palavras?
    Pena que o Bahia em Focos (que seria em Foco, porém daria duplicidade de endereço web) não pode fazer um artigo sobre isso, visto que também escreve DESCURSÃO, MAE entre outros.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber como posso encontrar um produtor ou cooperativa para compar de feijão.
    contato: soarespereira3@hotmail.com

    ResponderExcluir

Connect With us