Ipirá promove o I Fórum da agricultura familiar

Ipirá Bahia.
Em ação conjunta, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal e a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A, realizaram o I Fórum da Agricultura Familiar – Combate a Fome e a Pobreza com Sustentabilidade. O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, em Ipirá-BA, na terça-feira (10), a partir das 9 horas.

A programação contou com a presença do Prefeito do Município, Diomário Gomes de Sá; Presidente da Câmara, Deteval Brandão e Vereadores; Secretário da Agricultura Municipal de Ipirá, Elton Alves Sampaio; Lourival Gusmão, Delegado do Desenvolvimento Agrário na Bahia; Mara Moraes, Diretora Executiva do Fundo de Combate a Pobreza; Júlio César Leal Santos, Gerente da Regional – EBDA - Ipirá; Arnor Pereira de Santana, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Ipirá; além de diversas associações rurais e outros representantes de instituições.

O evento tem como objetivo a discussão de propostas e o levantamento de soluções e ações para a Agricultura Familiar Nacional, Estadual e Municipal, enfatiza os aspectos sociais e ambientais do processo de desenvolvimento, de acordo com o que vem se denominando como sustentabilidade do desenvolvimento rural, e procura equilibrar a dimensão econômica, social e ambiental do desenvolvimento.

Na abertura do evento, o Prefeito de Ipirá, Diomário Sá, deu as boas vindas a todos e falou da importância do evento. "A nossa gestão criou a Secretaria de Agricultura e graças a ação da Secretaria do Município e a ação política do executivo municipal, muito se tem feito. Através do Departamento de Associações, centenas de cisternas foram e estão sendo abertas no município. A Prefeitura assinou o termo de seguro safra, possibilitando ao agricultor a garantia do reembolso dos prejuízos da seca. Mandou fazer arações de terras e buscou e distribuiu mais de 300 matrizes de caprinos para os criadores, visando a melhoria genética", disse o prefeito.

Lourival Gusmão, falou sobre importância da Agricultura Familiar, os programas e incentivos relacionados ao setor rural e a sua importância para o desenvolvimento de Ipirá e região. "O governo busca incentivar a agricultura familiar. O setor é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país e uma das principais atividades de quem mora no interior", destacou Lourival.

Diversos outros diretores e representantes fizeram uso da palavra.Temas como agricultura familiar, economia solidária, desenvolvimento sustentável, crédito rural, meio ambiente, técnicas agrícolas, inserção social dos produtores, entre outros, foram tratados no encontro.

Fonte: www.ipiranegocios.com.br - Por Orlando Santiago Mascarenhas

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us