Partido Verde em Irecê tem nova Comissão Provisória.

.
Histórico, conquistas e perspectivas do PV na região de Irecê, em apenas doze anos de sua existência

Após doze anos à frente da construção do PV em Irecê e região, João Gonçalves concedeu posse ontem a novos dirigentes. Durante o período em que esteve à frente da agremiação, ele desenvolveu ações que resultaram na criação do partido em Irecê, Jussara, Central, Gentio do Ouro, Uibaí, Ibititá, Ibipeba, Lapão, América Dourada, João Dourado, Canarana, Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique.

A conquista de espaço de poder político também cresceu neste período. A partir das eleições municipais de 2004 é que o partido iniciou a sua participação nas disputas eleitorais na região e de lá para cá nunca mais deixou de participar dos pleitos municipais e estadual. Fruto das disputas, o PV conseguiu a primeira eleição de um prefeito: Amarildo Neves, em Souto Soares (município assistido pela Regional Irecê a partir daquele ano), um vice-prefeito e dois vereadores, além de diversos suplentes de vereadores e secretarias.

Em 2006, João Gonçalves atendeu chamamento partidário e candidatou-se a deputado estadual, sendo votado em 52 municípios, obtendo 3.244 votos. Em 2008, as disputas permitiram a ampliação do quadro de suplentes de vereadores, renovou o mandato do prefeito Amarildo Neves e elegeu ainda sete vereadores (Jussara, São Gabriel, Morro do Chapéu, Souto Soares e Lapão). A partir de 2009, o PV avançou na participação do primeiro escalão dos governos municipais, ocupando secretarias importantes em Souto Soares, Irecê, São Gabriel, Jussara, Central, Morro do Chapéu e Uibaí.

Mas não foi apenas na disputa de espaço de poder político que o PV marcou presença durante os últimos doze anos. Como parte das iniciativas para definição de uma agenda estratégica visando os anseios da população regional, os dirigentes do PV participaram ativamente da construção do Forum Regional de Debates, de memoráveis ações na mobilização política de fortalecimento aos movimentos sociais pela construção da sede da Uneb, reforma da Esagri, reconstrução do Hospital Regional, celeridade nos processos de aposentadoria no INSS e articulação que resultaram em leis facilitadoras da renegociação das dívidas agrícolas; realizou seis encontros regional de estudantes que resultaram, dentre outros bons resultados a instalação do IfBA, por ação do deputado Daniel Almeida (PCdoB) e da garantia do Reitor José Weber, para a criação do Campus da Faculdade de Agronomia, que foi rifada por nefasta ação da tradicional forma paroquiana de fazer política de um ‘coronel’ local; fomentou a criação de diversos grêmios estudantis e dispõe de membros em sindicatos, cooperativas e associações dos segmentos produtivos e movimentos sociais importantes.

“Temos um lastro significativo, porém, isso não nos permite dizer que há uma unidade política nele. O grande desafio, dentre outros, é tornar as diferenças existentes uma unidade construtiva, dialética, capaz de pensar e construir um projeto para Irecê”, salienta João Gonçalves, que deixa a presidência e vai colaborar com o partido na Secretaria de Formação, tanto na comissão local, quanto na Executiva Estadual.

A SOLENIDADE - O ato de posse da nova diretoria ocorreu no auditório do Posto Quatro Rodas, com participação de aproximadamente 60 lideranças dos diversos bairros urbanos e das comunidades, Itapicuru, Cocão, Angical, Achado, Fazenda Nova e Lagoa Nova. Na oportunidade foi feito um balanço das atividades do PV na região, apresentada uma síntese histórica e os resultados dos trabalhos como os importantes investimentos na cultura, no turismo, na infra-estrutura urbana a exemplo de saneamento básico em Lapão, Souto Soares e Jussara, pavimentação em Souto Soares e São Gabriel, melhorias de estradas e duas praças da juventude, uma em Irecê e outra em Lapão, com investimentos superiores a R$ 1,5 milhão cada uma, cujos recursos já se encontram empenhados pelo deputado Edson Duarte (PV), à disposição dos prefeitos.

Também foi apresentado um vídeo com a história de Marina Silva e o projeto verde para as eleições de 2010 visando a presidência e o governo, senado e deputados federal e estadual no Estado.

A NOVA COMISSÃO – A nova comissão municipal do PV em Irecê está assim constituída: Cleriston Eduão Ferreira (Neno Preto) presidente, Onildo Martins Novais primeiro vice-presidente, Valdinei de Oliveira Barros segundo-vice-presidente, Rozilda Sodré secretária da mulher, Everaldo Rocha (Dado) secretário de comunicação, Luiz Evangelista secretário de finanças, João Gonçalves secretário de formação, Maria do Socorro Vieira secretaria da mulher adjunto e Anailton Fernandes secretário adjunto. Foi instalada também a secretaria de juventude, que será coordenada por Tancredo Aielo Dourado.

Fonte: JORNAL CULTURA E REALIDADE DE IRECE BAHIA

Postar um comentário

1 Comentários

Connect With us