Juiz nega relaxamento de prisão do delegado Nélis Araújo.

O juiz da comarca de Ipiaú, Vicente Reis, negou esta semana o pedido de relaxamento de prisão temporária do delegado José Nélis Araújo, acusado de participar do crime contra o titular da cidade, André Luiz Serra de Souza, morto em 29 de agosto de 2009.

Momento da Prisão.
A prisão cautelar foi mantida porque o inquérito policial ainda não foi concluído. “Leve-se em conta, por fim, que o requerente exerce função estratégica na polícia, convindo, por enquanto e por tudo quanto dito, manter sua custódia cautelar”, diz a sentença que indeferiu a solicitação da defesa do acusado.

Motivo da prisão

O delegado foi preso pelo Centro de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado da Bahia (COE), sob comando do secretário de Segurança Pública, César Nunes, no dia 18 de agosto cumprindo sete mandados de prisão e oito de busca e apreensão.

A prisão do José Nelis, plantonista da 2ª Delegacia de Feira de Santana, aconteceu em Salvador. De acordo com o centro de inteligência do COE, “o delegado estaria envolvido no assassinato de André Luis Serra de Souza, delegado morto em uma praça da cidade de Ipiaú em outubro de 2009”.

Segundo a polícia, “Serra estaria investigando o envolvimento de José Neles com o assassinato de Maurício Cotrim”. A operação aconteceu em varias cidades do interior do estado.

O secretário César Nunes ressaltou o trabalho imparcial feito pelos policiais civis, sem corporativismo, de maneira profissional. “Sabemos do envolvimento do delegado encobrindo homicídios e partilhas de terras”, afirmou. Foram cumpridos cinco dos sete mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Vicente Reis, titular da Vara Crime de Ipiaú.

Foram presos também: Antônio Calumby Filho, Manoel Tercínio de Araújo e Manoel Barreto. Segundo o secretario Cezar Nunes as investigações levaras cerca de “10 meses, que acabaram comprovarando a relação de José Nélis Araújo com a quadrilha de pistoleiros, responsáveis por diversas mortes na região Sul do Estado. Nélis recebia dinheiro dos bandidos para não investigar os assassinatos, tráfico de drogas e roubos cometidos por eles”.
Fonte: correiofeirense.com.br

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Aqui na região o Dr. Nelis fez um excelente trabalho, combateu a criminalidade e saiu elogiado por todos. Sua prisão é mais uma mentira forjada e a Secretaria de Segurança acha que o povo vai engolir essa. Logo todos vão saber a verdade.

    ResponderExcluir
  2. O delegado foi transferido de Itabuna para Teixeira logo apos concluir o inquérito contra o filho do ex -prefeito Fernando Gomes e agora conseguiram o que realmente queriam colocá-lo na cadeia para se vingar. Dr. Nelis foi corajoso mas pagou um preço muito alto "sua liberdade" se tivesse sido corrupto como outros delegados e aceitado a propina que o pai do delinqüente Fernando Gomes ofereceu, nada disso teria acontecido. Aqui no Brasil ser honesto neste pais.

    ResponderExcluir
  3. A prisão de Dr. Nelis é uma farsa pra justificar a INCOMPETÊNCIA da POLÌCIA que tem sido criticada por todos os candidatos. É uma prisão forjada.

    ResponderExcluir
  4. AQUI NA REGIÃO O DELEGADO NELIS FEZ UM EXCELENTE TRABALHO, COMBATEU A CRIMINALIDADE E SAIU ELOGIADO POR TODOS. SUA PRISÃO É MAIS UMA MENTIRA FORJADA E A SECRETARIA DE SEGURANÇA ACHA QUE O POVO VAI ENGOLIR ESSA. LOGO TODOS VÃO SABER A VERDADE

    ResponderExcluir
  5. quero continuar acreditando na inocência dele tive o
    prazer de conhece_lô e não quero acreditar que ele é bandido desse jeito. sei que consegui chegar onde chegou com tantas dificuldades e barreiras que não iria jogar todo sonho realizado fora.

    ResponderExcluir

Connect With us