Internauta analisa o atual sistema carcerário brasileiro

As discussões acerca da atual situação carcerária, da delegacia de Brumado, tem levado não só as autoridades, como também, toda a comunidade a questionar e procurar soluções plausíveis para a atual questão.


Em contato com a redação do AcheiBrumado, o internauta, Clidemar Amorim Risério, enviou artigo intitulado de “A dura e fria realidade do sistema carcerário brasileiro”, que faz um apanhado histórico do sistema carcerário do país, trazendo essa realidade para Brumado.

O internauta inicialmente faz uma retrospectiva dobre o sistema prisional do Brasil. “A Carta Régia do Brasil autorizou em 1769 a construção da primeira unidade prisional, a casa de correção do Rio de Janeiro. 55 anos depois, a Constituição de 1824 determinou que as cadeias públicas tivessem os condenados separados por tipo de crimes e penas e também adaptassem as mesmas para dar condições aos detentos de trabalhar. No início do século 19 começou surgir um problema que atualmente conhecemos muito bem nos presídios: a superlotação (…).”

A superlotação, foi muito bem ilustrada por Clidemar, lembrando do “Carandiru”, demolida em 2002. “(…) conhecida como Carandiru e cognominada de “barril de pólvora” foi considerado o maior depósito de presos da América do Sul. Inaugurada em 1956 e demolida em 2002, abrigando 8.200 (oito mil e duzentos) detentos, quando sua capacidade máxima seria para 6.000 (seis mil). Era enorme em tamanho e em tumultos. Palco de dezenas de fugas e rebeliões e foi lá também, que faleceram, de uma só vez, o maior número de prisioneiros em uma rebelião (…)”.

Focalizando a realidade local, Amorim fala sobre o problema eminente em Brumado. “(…) O Complexo Policial, localizado entre uma escola e um hospital, se encontra com suas fragilizadas celas abarrotadas de detentos, demonstrando que a capital do minério também já possui o seu “mini-depósito” de presos. Atormentados pela superlotação, os prisioneiros não dão trégua, e com freqüência promovem fugas e rebeliões que, preocupa e amedronta o povo brumadense. Diante das complicações, que vem ocorrendo na carceragem de Brumado, as autoridades já estudam a possibilidade de interdição da antiga e inadequada Cadeia Pública (…).”

Dessa forma, o internauta, atenta para a sensibilidade dos governantes do país. “Na minha maneira de pensar, a presidente eleita, Dilma Rousseff e os governadores eleitos e reeleitos, a partir do dia 01 de janeiro de 2011, precisam enfrentar com coragem e determinação essa dura e fria realidade do sistema carcerário brasileiro que tanto humilha e apavora o ser humano.”

Fonte: Da Redação – Janine Andrade – www.acheibrumado.com.br

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us