Conforme o juiz idealizador da nova medida que passou a vigorar apartir do dia 5 de abril, a nova ação do Poder Judiciário é também de proteção ao menor e tem a pretensão de vedar a prática do bullying e também inibir a vadiagem ao redor das Escolas. “Com a portaria, do Toque Educativo, os pais também serão obrigados a comparecerem mais nas escolas de seus filhos, isso no caso das reuniões escolares”, contou o juiz Brandão.
![]() |
Questionado pela nossa reportagem sobre a possível a punição para menores que descumprirem as regras estabelecidas pela portaria, o magistrado José Brandão afirmou que, “os alunos que completarem 16 anos e tiverem baixa freqüência ou perderem o ano por faltas serão punidos com medidas socioeducativas, isso conforme o caso exposto”, explicou.
Ainda de acordo com a portaria, a violência nas Escolas é o crime mais recorrente nas Cidades que fazem parte da Comarca. Segundo informações da Polícia Civil, a estatística corresponde a 30% das infrações entre adolescentes, isso no ano de 2010.
Identificando a droga como um dos problemas que também preocupa o Judiciário na Comarca de Santo Estevão, Brandão comenta para esta reportagem que a nova medida tem a pretensão de combater a questão das drogas. “O Toque Educativo também tem pretensão de combater as drogas uma vez que já foram identificados vários casos de pessoas que utilizam menores como “aviõezinhos” e o espaço que em muitos casos eles têm preferência são as unidades de ensino”, completou.
Justificativa
“Com as abordagens feitas nas Escolas durante o ano passado, decidimos adotar esta nova portaria para que o combate ao bwllying, pedofilia e as conseqüências que a vadiagem traz sejam vetadas logo nos municípios que envolvem a Comarca”, ressaltou o magistrado, enfatizando que, “ é importante sempre destacar que as ações do Toque Educativo não serão desenvolvidas apenas pelo Juizado e sim em parceria com as polícias da cidade”, informou.
Com esta decisão, o magistrado José Brandão declarou para a nossa reportagem que é a última colaboração à comunidade, uma vez que está em via de transferência, pois assume as Varas da Infância, Crime e Consumidor na Comarca de Santo Estevão como juiz substituto e em breve deverá ser transferido.
Clécia Rocha
Assessoria do magistrado
Portal insantis
0 Comentários