Meninas que morreram afogadas podem ter caído em buraco no rio

Fantástico faz investigação completa sobre o mistério das meninas que morreram afogadas num rio em Itajubá, Minas Gerais.

Bairro do Cantagalo, Itajubá, sul de Minas. No dia 1º de maio, um grupo de adolescente se diverte no Rio Sapucaí. Michele Bittencourt, de 16 anos, grava a farra com a câmera do celular. Ela registra a amiga Vanessa Moreira, de 17 anos, entrando na água.

“O que você quer, Vanessa, sai daí! Deixa eu ir lá com a Vanessa, vai filmando”, fala Michele.

Michele vai para o rio e deixa o celular com outra pessoa, que continua a gravar. Um minuto depois acontece a tragédia.

Reportagem do fantastico sobre as meninas que
afogaram no rio em Itajubar Sul de Minas
O vídeo apareceu esta semana na internet. Olhando as imagens com cuidado, é possível ver que algo passa próximo das meninas, no momento em que elas gritam. Logo depois, se afogam.

A mãe de Vanessa, Maria Inês da Cruz, acredita que era uma cobra.

“Pelo vídeo dá pra ver que tem alguma coisa atrás da Vanessa, que a Michele vê e grita apavorada. Para mim, é uma cobra. Ninguém tira isso da minha cabeça”, diz Maria Inês.

Mas os legistas não encontraram nenhuma evidência de ataque de bicho.

“Na perícia médica nós não constatamos nenhuma lesão além das encontradas nos casos de afogamento, que são sinais clássicos de asfixia. Fora esses sinais, nós não encontramos mais nada”, afirma o médico legista José Henrique Schumann.

“Vendo as imagens, apesar de elas não serem nítidas, uma das conclusões que nós podemos chegar é que não foi um ataque de serpente. Por quê? Um ataque de serpente deixaria marcas. Além de deixar marcas profundas, ela mata por constrição, então, ela aperta a pessoa até matar sufocada. Ela atacaria uma criança apenas, não duas”, analisa o biólogo Flávio Vasconcelos.

Mas, então, o que seria o vulto que aparece na água? Poderia ser um outro animal?

“A ariranha também é um animal muito agressivo, ela deixaria marcas. Jacaré nós também não temos registros ali. Lontra nós temos registro, mas lontra é um mamífero até mesmo dócil, ele não ataca as pessoas. Mas isso também não quer dizer que ela não possa ter esbarrado nas garotas, empurrado, talvez pudesse estar ali pescando e elas se assustaram e com o susto elas acabaram se afogando”, avalia Vasconcelos.

Momentos antes de se assustarem, Michele e Vanessa estão com água na altura do pescoço. Parece dar pé. Só que o fundo do Rio Sapucaí é irregular. A areia se move, formando calhas. E a água turva não permite que o banhista enxergue onde está pisando. Se próximo à margem, a profundidade não chega a meio metro, poucos passos adentro, já passa a mais de quatro.

A equipe do Fantástico foi até o ponto exato onde as duas adolescentes se afogaram. Com ajuda do sargento Aloísio, foi medida a profundidade do rio naquele trecho.

“Está dando 2,5 metros. E quando nós viemos resgatá-las, viemos por esse mesmo local e vinha vindo pela praia e, de repente, afundou. Quer dizer, é um buraco, onde provavelmente, elas devem ter se perdido. Num ponto eu tive que ir a nado”, conta o sargento Aloísio.

“O rio hoje, 20 dias depois do afogamento, está mais baixo. Até no dia mesmo não aparecia essa areia que nós estamos vendo hoje aí”, conta o sargento.

Os bombeiros estimam que o rio estava 1,5m mais profundo.

“Aquele susto foi o fato delas não terem atingido o pé. A própria filmagem mostra que uma tenta se apoiar na outra e aquele afundamento brusco é onde existe o buraco que a gente mediu. Com 2,5 metros, pra uma jovem de 1,60, no máximo, se não sabe nadar, ela vai afundar rapidamente”, explica o sargento.

“A Vanessa sabia nadar, a Michele, não”; conta a mãe de Vanessa.

“Ela nunca nadou, tinha medo de entrar em água. Dessa vez ela confiou nos meninos e nas meninas”, comenta Adriana Pereira, mãe de Michele.

“Uma delas pode ter se afogado e acabou agarrando a outra. Isso é normal. No desespero, uma tenta se apoiar na outra. A consequência é o afogamento duplo”, diz o salva-vidas.

Edivania Maria Fernandes, tia de Michele, era a única adulta na hora do acidente. Ela aparece na gravação na beira do rio tentando ajudar, mas também não sabe nadar.

“Uma pessoa já é difícil tirar da água, imagine duas. Uma empurrava a outra para baixo”, conta.

Caíque, que também aparece no vídeo, conta que mais cedo Vanessa já tinha quase afogado. Foi a última pessoa a chegar perto das meninas ainda com vida.

“Estava muito pesado para eu puxar. Elas me abraçaram, quase me afogaram. Quase que fui junto”, relata.

No mesmo ponto onde Michele e Vanessa se afogaram outras quatro pessoas já morreram este ano.
Do fantastico.globo.com

Vídeo completo do momento que as meninas afogaram no rio em Itajubá, Minas Gerais
O Vídeo acima foi posto no youtube, não necessariamente o vídeo do fantastico

Postar um comentário

10 Comentários

  1. infelismente, afogamento duplo, acho que a versão de que as meninas foram surpreendidas pela profundidade do rio é a mais cabivel.A falta de experiência com agúa , já tiraram milhares de vidas.Que desta tragêdia filmada, fique o ensinamento de que um pequeno descuido a vida pode ser perdida, infelismente simples assim. Que DEUS conforte a fámilia.

    ResponderExcluir
  2. fato estranho e tragico as 2:15 de gravação algo pula na agua quando os rapazes jogan o banbu na agua,as 6:01apos o grito uma cabeça do lado direito da menina morena, as6:03 pula de frente da menina de amarelo, as 6:05 um rabo ou nadadeira indo embora, 6:08 debate comas meninas obsservando não parece cobra talvez macaco sem resposta,infelismente uma fatalidade com o susto se afogaram q deus de um conforto a sua famila

    ResponderExcluir
  3. não sei se vocês perceberam que depois do rapaz jogar o pau na agua, aparece uma coisa no formato de um S bem grande e some depois rapido.

    muito estranho isso, mas tambem pode ser tambem por ele ter jogado o pau, mais o que me intriga e que vem como um c e depois vira um S e some.


    Olhe e ve o que vc acha e comentem ai...

    ResponderExcluir
  4. EU NAO ACHO QUE SEJA UMA COBRA PORQUE SE FOSSE UMA COBRA
    TERIA MORDIDOS ELAS POR BAIXO

    EU ACHO QUE SEJA UMA CAPIVARA
    OU UMA SIMPLES TOCOS QUE ELAS VIRAM E SE ASSUSTARAO E GRITARAM NO DESSISPERO ELAS IMPURA UMA A OUTRA E SE AFOGAM

    ResponderExcluir
  5. olha eu com a esperiecia que eu tenho eu tenho quese serteza que não foi cobre por que nas emagem daria para ver o movimento brusco de um serpente as meninas infelismente viu um pedaço de madeira boiando e se assustaram eumas inpurrando a outra se afogaram sinto muito por isso

    ResponderExcluir
  6. Elas podem siim ter se afogado, mas como explicar que o menino não conseguiu puxá-las .. ?

    ResponderExcluir
  7. O pessoal esta desinformado, sou de itajubá e tenho um ponto de vista diferente da realidade que voces acreditam. Todos que assistem o video se focam exatamente no momento do afogamento aprox. 5 minutos e 58 segundos, mas bem antes, após os dois minutos do video sem cortes, momento em que os garotos do outro lado do rio carregam tronco de bananeiras a cobra coloca a cabeça pra fora do rio sem ser notada pelos garotos. Por aqui, em itajuba, comenta-se entre moradores do bairro que um casal de sucuri foi solto em uma parte mais alta do rio sapucai, proximo a delfim moreira para que as cobras matasse as capivaras. Biólogos afirmam que a região não habitat natural desse tipo de cobra (sucuri), mas esquecem que o quartel do exército já mostrou várias cobras do tipo nas fotos com os recrutas comendo o bixo. Oras, ainda que não seja habitat natural, quem garante que elas não foram trazidas ou criadas na região??? A mãe de uma das garotas afirma veêmente que o corpo de uma das garotas nem se quer foi analisado e já foi divulgado pelo "legista" que foi morte por afogamento. Vamos ficar de olho, porque as informção divulgadas muita das vezes são manipulados por interesses de terceiros.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião foi mesmo uma cobra que assustou elas pois elas gritavam muito.Mais o certo é que uma sentio primeiro e foi quando puxou a outra e com o desespero da colega não aguentou a pressão e se desesperou também.Muita força e conforto para seus familiares.ANNY de Barcarena do pará

    ResponderExcluir
  9. ola pessoal..infelismente eu tamben perdi 2 amigos afogados,um foi nadar e o outro nao sabia nadar..resultado de um queria ajudar,e acabrão no desespero morrendo afogados.foi em um rio.logo encontrados os 2 mortos boiando.e o pior de tudo,estavao abraçados..fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  10. na minha opinião isso neeim foi cobra pq a cobra deixaria marcas e elas neeim tem mais .
    na verdade elas estavm muito perto umas das outras alguma pode teer encostado alguma parte de seu corpo ou ate os pes ou a perna a outra se assusto no susto sigurou na colega ai elas começaram a gritar e talveiz uma possa ser mais pesada qee a outra e a mais pesada foi tentar segurar na outra e acabou lhe puxando a pra baixo tb...

    ResponderExcluir

Connect With us