Marquinhos fundador do Arraiá do Coqueiro de Salobro fala sobre o evento em 2011

Nos dias 22 e 23 de junho de 2011 aconteceu em Salobro o 8º Arraiá do Coqueiro, que por sinal foi dois dias de muita folia, evento este que já se tornou uma tradição em Salobro, acontecendo sempre na Rua Vituriano Borges, antiga Rua do Coqueiro o qual deu nome a este evento, composta por uma excelente comissão, formada por Marquinhos, Joselma, Daí e Curujinha.


Representando a comissão do Arraiá do Coqueiro, nosso amigo Marquinhos concedeu uma entrevista ao site de baladas e notícias www.salobro.com, que transcrevemos no www.salobro.com

SALOBRO.COM = Como fundador do arraiá do coqueiro, gostaria que você falasse deste grande evento que já faz oito anos que acontece no Distrito de Salobro.

MARQUINHOS = Eu como fundador majoritário do arraiá do coqueiro, e venho em nome da comissão organizadora 2011 venho através desse veículo de comunicação prestar meus agradecimentos, a Prefeitura Municipal de Canarana que nos ajudou bastante, aos comerciantes de salobro que nos ajuda todos os anos, eu tive fazendo também um abaixo assinado, com todos os moradores da Rua e da Travessa do Coqueiro, que me dá o direito de continuar com esse evento, que na verdade começou como uma brincadeira em frente a minha casa, por que Salobro era um lugar apagado em termo de São João e hoje o evento esta com uma grande estrutura, o nome é até maior que o próprio porte do evento, estamos tentando acompanhar buscar novas estruturas e ser mais ou menos compatíveis com os eventos de nossa região, e nosso objetivo junto com toda população de salobro é criar um evento com a estrutura que salobro merece.

E já convido o site salobro.com pra nos acompanhar, pois vejo nele um grande meio de divulgação dos nossos eventos principalmente para o pessoal que mora fora e que sempre acompanha os acontecimentos da nossa região através do site.

SALOBRO.COM = Obrigado pelo seu apoio do meu site (risos) . Queria saber também, o ano passado teve alguma diferença em relação há esse ano, o que foi que causou essa diferença?

MARQUINHOS = Não, Esse ano alguém deve ter pensado que por que eu dei uma “saidinha” criou aquela crise entre os colegas, eles até me passaram pra que eu continue em frente com o arraiá do coqueiro até por que eles sabem que eu fui o fundador sempre estive juntos na realização do evento e todo mal entendido foi resolvido, teve sim algumas dificuldades sobre alguns membros da comissão, mais tá tudo beleza, tá tudo ok agora.

SALOBRO.COM = Em off, você comentou comigo que tem alguns pontos que precisão ser mudado, poderia falar quais são estas mudanças?

Marquinhos Fundador do Arraiá do Coqueiro
que já está no 8º ano de realização.
MARQUINHOS = Eu creio que tem que ser mudado a parte de ornamentação, na chegada do arraiá, até por que também ocorreu um acidente, onde foi arrancado o portal publicitário que dar acesso a Rua do Coqueiro, e digamos que ficou, “fraquinha” nossa recepção. Queremos mudar a estrutura, estamos entrando em contato com o Bancos, BahiaTursa, Governo Federal, estamos entrando em contato com algumas associações comunitárias, onde eles estão dando o maior apoio pra gente. E é isso o que pretendemos melhorar é nesse quesito, ornamentação, segurança, até por quê tivemos alguns problemas, por isso temos que ficar mais atentos sobre a segurança por que logo no primeiro dia ocorreram algumas brigas e também contamos com o apoio do conselho tutelar, já que uma grande percentagem do nosso público é formado pelos adolescentes.

SALOBRO.COM = Realmente o espaço tá ficando pequeno, até por quê o arraiá está crescendo a cada ano que passa, Existe algum projeto pra melhorar o espaço do evento?

MARQUINHOS = Pretendemos manter a tradição, pra manter o Arraiá do Coqueiro, temos que manter no mesmo lugar, sabemos que lá na Rua tem um canteiro de terra, que quando o pessoal começa a dançar sobe muita poeira, mais em contato com o Vice Prefeito de Barro Alto Paulinho, e ele se disponibilizou a fazer a campanha do cimento pra gente concretar aquela parte ali do cimento, que assim vai ter mais espaço e cabendo assim mais forrozeiros para prestigiar nosso evento

SALOBRO.COM = Qual foi a participação da Prefeitura Municipal de Canarana no Arraiá 2011?

MARQUINHOS = Eu acho que a prefeitura visa mais a politica, veja bem, quando é ano de política eles apoiam mais, quando não é eles apoiam menos, mais sempre apoiam, por isso que eu pretendo buscar mais projetos, pra deixarmos de depender somente da prefeitura e dos comerciantes locais.

SALOBRO.COM = Em percentagem qual foi a participação da prefeitura para a realização do Arraia do Coqueiro?

MARQUINOS = Em relação ao ano passado eu acho que foi a mesma quantidade, por quê ela entrou com 50% do evento, a comissão organizadora com 25% e o comércio de Salobro com os outros 25%.
Falando ainda do ano passado houve algumas diferenças, como por exemplo ter um dia a menos de festa nesse ano.

SALOBRO.COM = Já que a participação dela foi a mesma, qual o problema que este ano foi so dois dias de festa?

MARQUINOS = Sobre o ano passado os três dias foi o seguinte, a prefeitura participou de 2 dias, e nós da comissão arcamos com o terceiro, vimos que Salobro só suporta dois dias por quê tem o desgaste físico temos também festas de maiores expressões, lembro que a participação da prefeitura foi a mesma do ano passado, arcando com dois dias.

SALOBRO.COM = O palco do Arraiá a Pertence a quem?

MARQUINHOS = Bom, o palco pertence à comissão inclusive tem alguns membros querem se desligar da comissão, mais na verdade ele é um início de palco que pertence a comissão do coqueiro que foi doado pela prefeitura mais o problema é que alguns membros querem vender a parte do palco para ficarem com o dinheiro, mais se agente comprar vamos sim, continuar o evento.

SALOBRO.COM = O Palco foi doado a particulares ou para a comunidade do coqueiro onde acontece Arraiá do Coqueiro?

MARQUINHOS = Não, ele é do grupo, “ele” doou mais não explicou se era do grupo ou do evento, ficou essa dúvida no ar mais eu estou disposto a comprar a parte pra poder continuar o evento.

SALOBRO.COM = Houve comentários sobre atritos entre membros da comissão a respeito do palco o que você diz? acha certo alguns dos membros da comissão querem vender o palco doado pela prefeitura, não seria da comunidade?

MARQUINHOS = Seria ótimo se pudéssemos doar o palco ao evento, bom mesmo seria assim, enquanto existisse o evento lá estivesse o palco, resumindo, enquanto o evento existir, estará lá o palco, que foi conseguido para o evento, não um sai outro sai e querer a parte.

SALOBRO.COM = Hoje a comissão do arraiá do coqueiro é composta de quantos membros?

MARQUINOS = Quatro membros. Eu, Joselma, Corujinha e Dai

SALOBRO.COM = Vocês já tiveram alguma ideia para formarem uma associação de eventos do coqueiro, até por quê facilita mais pra conseguir recursos juntos aos órgãos do governo?

MARQUINHOS = Já sim, de fato o projeto em mente é esse mesmo, por que pra expandir necessitamos de uma associação, até por que facilita em conseguir recursos, agente procura membros, 10, 15 membros mais eu darei mais espaço a população do coqueiro, que sempre ajuda agente. E os demais também que sempre nos procuram dispostos a ajudar se um membro se desligar temos algumas pessoas disponíveis a nos ajudar pra não deixar a tradição acabar.

SALOBRO.COM = Realmente Arraiá do Coqueiro é a marca registrada, e com a associação do coqueiro facilita bastante.

MARQUINHOS = Realmente, através de uma associação facilita bastante a conseguirmos recursos, inclusive eu queria agradecer o pessoal que veio de outras cidades prestigiarem nosso evento como Barreiras, São Paulo, Salvador e muitas outras cidades, as pessoas do município que marcaram presença nos dois dias, fica aqui meu agradecimento.

SALOBRO.COM = Já foi comentado na Associação Comercial de Salobro, para que não deixe morrer essa tradição pois atualmente é a única tradição cultural de salobro, vocês pretendem firmar parceria com a ACIS?

MARQUINHOS = Já passou na mente procurar associação, acho que é uma ótima ideia, procurar a associação, que estão de portas aberta, e também a associação comunitária né, que também nos apoia o presidente Denizar Gomes dos Santos que também nos apoia para fazer um vinculo, uma ponte, uma ligação com o arraiá do coqueiro para que agente possa buscar mais recursos e mais condições para dar um suporte ao evento e também a salobro.

SALOBRO.COM = Marquinhos, muito obrigado por este bate papo, deixe aqui seus agradecimentos.

MARQUINHOS = Desde já meus agradecimentos a prefeitura Municipal de Canarana, aos Patrocinadores e a todas as pessoas que fizeram e animaram nosso evento, que no próximo ano seja melhor que todos.
Possa ser que algumas dúvidas não foram esclarecidas, fica aqui registrado nosso objetivo que é expandir ainda mais nosso evento, assim crescendo também nosso distrito de Salobro.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Marquinhos e comissão organizadora do ARRAIÁ DO COQUEIRO, estão de parabéns, por proporcionar dus noites de grande alegria para os forrozeiros e "adimiradores" dos forrozeiros. Também, estão de parabéns, os moradores da Rua do Coqueiro, pela participação e compreenção em entender que este evento é de suma importância para a cultura salobrense. Comentei sobre o ARRAIÁ DO COQUEIRO no SITE, recantodasletras.com.br, onde muita gente por este Brasil a fora teve conhecimento da animada festa. Por sinal, visítem o referido SITE, vá em AUTOR, digite autodidatanogueira, é um colega do RECANTO, de Volta Redonda- RJ. Qual fez uma lêtra de forró;- "falta a melodia", - em homenágem ao grande festival. O título é: FORRÓ EM SALOBRO. acesse e veja. Renovo os meus cumprimentos à comissão organizadora do ARRAIÁ, e até o ano que vem. "SE DEUS QUISER". Valeu Marquinhos; valeu Corujinha; Valeu, Joselma! Boa sorteeeeeeeeeeeeeêê! (Vange)

    ResponderExcluir
  2. Zeni não vai patrocinar o ano que vem, Marquinhos disse que ele só patrocina visando politica kkk
    chega Zeni!

    ResponderExcluir

Connect With us