Região do Sisal

Forró Jegue sucesso aroeirense
Tendo como principal atrativo o Forró Jegue, em sua 17ª edição, encerrou nas primeiras horas da madrugada de ontem, no Arraiá da Gente, o São João antecipado do distrito de Aroeira, em Conceição do Coité. A programação, iniciada na noite de sexta-feira, teve como convidados as seguintes atrações: Pinga Fogo, Geração Eletrônica, Caçua Suado, Bicho Mimado, Dioclécio e seus Teclados, A Tribo, Tinho Mascarenhas, Givaldo José e Banda Expresso. O Forró Jegue, em seu décimo sétimo ano de criação, contou com a presença de integrantes da equipe do Pânico na TV – RedeTV e a participação de centenas de pessoas de várias cidades. Para se batizar no bloco, os integrantes, convidados e populares têm que beber cerveja ou licor no pinico, uma tradição do Forró Jegue.

Hugo Luna com agenda cheia
Uma das atrações do São João antecipado de Nordestina, neste fim de semana, o forrozeiro Hugo Luna, “a magestade do forró”, vem cumprindo extensa agenda desde o início deste mês. Na pauta de shows, o artista já cumpriu em junho as localidades de Parnaíba de Iraquara, Tanquinho de Lençóis, Seabra, Palmeiras, Itaberaba e Jequié (nessas duas cidades sob os auspícios da Embasa). Na sequência de apresentações, “a majestade do forró” ira ainda este mês a Macajuba, Lençóis, Irecê, Mucugê, Angico, Andorinhas, Guiné de Mucugê, dentre outros municípios que já estão definidos e essa agenda se estenderá até o mês de julho. Completando 50 anos de forró, Hugo Luna é fiel ao “pé de serra” considerado como o verdadeiro forró, com letras que retratam o sertão e a Chapada Diamantina, de forma que afloram sentimentos e recordações, agradando em cheio ao público fiel a essa linha musical.

Sérgio Mattos lança Essência Poética (Poesia de toda a vida)
A essência lírica dos poemas de toda a vida de Sérgio Mattos está presente no livro que o escritor e jornalista lançou dia 15, em Salvador. O volume de 523 páginas, publicado pela GRD Edições, é uma coletânea de todos 43 livros que Mattos tem publicados ao longo de sua carreira literária. “Com este livro, estou comemorando 45 anos de literatura, tempo contado a partir da primeira publicação de meus poemas em letra de forma, na imprensa local”, observa o escritor.

A coletânea também brinda os leitores com uma curiosa retrospectiva de textos de autores renomados como Jorge Amado; Antonio Loureiro de Souza, professor, historiador e jornalista; Raul Sá, professor de Português da Ufba; Luís Henrique Dias Tavares, historiador e escritor emérito; Ênio Silveira, jornalista e editor; além de Lígia Monteiro, Fred Souza Castro, Jolivaldo Freitas e muitos outros. Sergio Mattos diz que fez uma seleção de textos cuidadosa, num trabalho prazeroso, porque representou para ele uma volta afetiva no tempo.

Jornalista e escritor com idêntica intensidade profissional e criativa, este cearense nascido em 1º de junho de 1948 e desde 1959 vivendo na capital da Bahia assimilou muito bem a magia de ser poeta numa terra de tantos escritores e artistas. E assim, aos 63 anos, Sérgio Mattos recebeu, para uma noite de autógrafos, centenas de leitores, entre eles, autoridades, ex-prefeitos, artistas, jornalistas, amigos e alunos na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

Emancipação
Imagem Ilustrativa.
O município de Queimadas festejou no dia de ontem 127 anos de independência político-administrativa, com alvorada festiva pelas principais ruas da cidade, seguida de café da manhã na Praça do Xodó Bom, hasteamento de bandeiras na Praça do Centenário, reinauguração das benfeitorias feitas no antigo prédio da prefeitura municipal que passa a sediar a Biblioteca Municipal Luiz Bezerra da Silva, antes funcionando provisoriamente no prédio da Maçonaria desde a sua instalação em 20 de junho do ano passado, pelo prefeito Paulo Sérgio Brandão Carneiro - Serginho. A programação festiva prosseguiu na parte da noite com a realização de shows musicais animados por artistas filhos da terra. As comemorações alusivas à data aniversária da cidade contaram com a presença do vice-prefeito Tarcísio, vereadores, secretários e populares.

Banda de forró Namoro On-line
Formada por 12 componentes, a banda de forró Namoro On-line está de agenda cheia neste período que antecede o São João. Com dois discos na praça, o grupo da cidade de Queimadas está de “vento em popa”. Após se apresentar no São João antecipado de Nordestina, Namoro On-line está de malas prontas para tocar nos municípios de Senhor do Bonfim, Utinga, Caem, Antônio Gonçalves, Terra Nova, Monte Santo, Santa Luz, Pilar e Pedrolândia. “Nada se compara a Ti” é um dos hits do grupo que vem sendo bem executada pelas emissoras FM e AM da região do sisal. “Forró das antigas” é o novo CD da rapaziada. Além dos shows, a Praça Municipal também receberá o Concurso de Quadrilhas, que ocorre desde 2008. Este ano, 48 agremiações participam da competição. No período de festa, mais de 150 atrações se apresentarão por todo o Centro Histórico.
Tribuna da Bahia Online

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us